União Cruzmaltina desfila nesta 6ª-feira na Intendente Magalhães; presidente fala sobre a escola
Quarta-feira, 20/04/2022 - 10:19
Fundada em 2019 e tendo como inspiração o Club de Regatas Vasco da Gama, a União Cruzmaltina quer provar no Carnaval de 2022 que veio, de fato, para ficar. Após obter acesso no Grupo de Avaliação logo em sua estreia, em 2020, a agremiação que ensaia próximo a São Januário mira novamente os primeiros lugares para ficar a um passo dos desfiles na Sapucaí, a Passarela do Samba do Rio de Janeiro.

Atualmente a escola está na Série Bronze e desfila na Avenida Intendente Magalhães, na zona norte do Rio, onde tradicionalmente ocorrem os desfiles das divisões de acesso. Se subir, irá para a Prata. A partir da Ouro as apresentações são na Sapucaí.

No enredo deste ano, chamado de "O meu coração é a tua morada", a União Cruzmaltina irá homenagear a torcida do Vasco.

"O enredo nasceu da vontade que a nossa agremiação teve em homenagear o torcedor vascaíno. Iremos exaltar todo tipo de apoio que a torcida sempre dispensou ao clube", declarou, ao UOL Esporte, o presidente e fundador da escola, Rodrigo Brandão.

A União Cruzmaltina será a terceira escola a desfilar nesta sexta-feira (22) e se apresentará na Intendente Magalhães com 13 alas, um carro alegórico, um tripé e 605 componentes.

Chuva torrencial impediu título no ano de estreia



Em sua estreia, em 2020, a escola só não se tornou campeã do Grupo de Avaliação porque foi punida com a perda de 1,1 ponto em função de não cumprir o número mínimo de baianas. Uma chuva torrencial no dia fez com que algumas fantasias não chegassem, e a agremiação terminou na sétima colocação.

"Serve como aprendizado. É procurar não errar, mas quando surgem os erros, é procurar aprender para não errar de novo. Teve esse problema, mas teve uma chuva torrencial no Rio no dia e as fantasias não chegaram. Mas o desfile foi histórico. Independente daquela chuva toda, o componente se manteve ali por amor à cruz de malta. Além de componentes a gente também tinha a torcida, que foi algo diferente", destacou Brandão ano passado.

Sem ligação com diretoria e organizadas



Apesar de ter a palmeirense Mancha Verde como madrinha, a União Cruzmaltina não é oriunda de alguma organizada do Vasco, prática comum no Carnaval de São Paulo.

"Fundei a escola para unir as minhas duas paixões, que são o samba e o futebol. Eu frequento os jogos do Vasco desde criança, sou de família de portugueses e lá a regra é ser vascaíno", disse Rodrigo para complementar:

"A escola foi fundada por torcedores do Vasco. Convidei mais duas pessoas para compor comigo e somos torcedores, não temos vínculo com a presidência e nem com nenhum núcleo de organizadas do Vasco. Nós recebemos o torcedor convencional e o organizado da mesma maneira."

Escola estará no lançamento da estátua de Dinamite



Após o desfile nesta sexta-feira, a União Cruzmaltina será uma das atrações do grande evento que o Vasco está organizando para o próximo dia 28, onde acontecerá o lançamento da estátua de Roberto Dinamite no gramado de São Januário. Um palco será montado no local e, além da escola de samba, ocorrerão shows dos artistas vascaínos Paulinho da Viola, Teresa Cristina e Fernanda Abreu, além de convidados ilustres e ex-jogadores que atuaram com o ídolo no clube.

A diretoria também disponibilizou um lote único de 4 mil ingressos e os colocou à venda, a partir de ontem (19), ao preço de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Sócio de qualquer categoria pagará meia. A limitação de entradas é em função de somente a curva da arquibancada estar aberta no dia do evento, já que o palco estará voltado para esta área. A estátua de Roberto Dinamite será colocada neste mesmo lugar, voltada para o público, onde tradicionalmente se situa a organizada "Guerreiros do Almirante (GDA)".

O samba-enredo da União Cruzmaltina em 2022

G.R.E.S UNIÃO CRUZMALTINA - Carnaval 2022.
Enredo: "Meu coração é a tua morada"

Presidente: Rodrigo Brandão.
Vice-Presidente: Flavio Vaz.
Direção de Carnaval: : Júlio César (Caju), Halisson Ricardo e Luiz Cláudio (Claudinho).
Carnavalesco: Rodrigo Almeida.

Compositores: Bebeto Maneiro , Raphael Richaid, Renan Gêmeo, Rodrigo Gêmeo e Didi Pinheiro.

Intérprete Oficial: Juan Briggs.
Participação Especial/Carro de Som: Karinne Rodrigues, Gustavo Pipico e Mc Darlan .
Bateria e Percussão: Mestre Sapão e Bateria Tropa Cruzmaltina.

"Hoje eu vou cantar de coração
Em versos toda minha gratidão
Aonde for carrego comigo
No peito sempre o meu primeiro amigo
Nasceu num sonho de criança
Eternizou... Uma colina de esperança
Clareia o amor que fez erguer um santuário
A minha devoção, São Januário
Escolhi te amar sem perguntar porque
Pra sempre irei te apoiar
De Norte a Sul desse país
Sou Cruzmaltino, torcida de raiz

Incendeia o caldeirão, a minha essência
Meu canto é : Força, luta e resistência
Na arquibancada conquistei o meu lugar
Pelo Brasil sou referência popular

Eu vi a aliança em verde e branco florescer
Amor, que mancha essa gente tão guerreira
Eu sou a União do "asfalto" e do "morrão"
Meu samba é a voz da igualdade

A cruz de malta é minha vida
E hoje virou carnaval
O sentimento por ti será sempre imortal

Do alto da colina ecoou:
Vasco!
Do alto da colina ecoou:
Vai meu Vasco!"




Fonte: UOL