AGE que votará inclusão de possibilidade de SAF no estatuto do Vasco será no dia do Desfile das Campeãs
Terça-feira, 19/04/2022 - 11:08
Após algumas aprovações no Conselho Deliberativo, o processo da criação da SAF do Vasco terá pela primeira vez uma etapa envolvendo a votação dos sócios. Eles foram convocados para uma Assembleia Geral Extraordinária em que chancelarão ou não a decisão dos conselheiros de alterar o estatuto social do clube permitindo a formatação da Sociedade Anônima do Futebol.

Porém, o associado que tem espírito folião e que gosta de Carnaval precisará se programar para votar. A AGE foi marcada para 30 de abril, mesmo em que acontecerá o tradicional Desfile das Campeãs, onde as seis primeiras colocadas do Carnaval carioca se apresentam novamente na Sapucaí para celebrar seus desempenhos. Os horários, ao menos, não serão conflitantes, já que o pleito no Vasco ocorrerá entre 10h e 22h, e o evento carnavalesco terá início às 22h.

No edital de convocação divulgado ontem (18) pelo Vasco, foi informado que a votação ocorrerá em formato híbrido. Ou seja, o sócio terá a opção de votar online ou presencialmente na sede cruz-maltina do Calabouço, no centro do Rio de Janeiro. Todos receberão uma senha e informações por SMS sobre como votar de maneira virtual.

De acordo com o documento, 5.889 pessoas estão aptas a participar da AGE. Foram analisadas 56 impugnações. A listagem teve a aprovação pela Junta Deliberativa em reunião no início de abril e está disponível no site oficial do clube.

O que falta para a criação da SAF?

Caso os sócios aprovem a alteração no estatuto - o que é a grande tendência -, o Vasco terá dado um passo importante rumo à constituição da SAF. Na sequência, o Conselho Deliberativo levará ao conhecimento de seus integrantes a proposta vinculante da 777 Partners, fundo norte-americano que deseja gerir a Sociedade Anônima de Futebol do clube. A chegada do documento deverá ocorrer nos próximos dias.

Após a avaliação do órgão, a criação da SAF e a consequente a venda de 70% das ações para a empresa estrangeira será colocada em votação. Primeiramente de maneira interna, no Conselho, e, caso ela seja aprovada, uma nova AGE será convocada, para os sócios chancelarem ou não a decisão.

A diretoria acredita que se todo o processo for feito até a última Assembleia Geral Extraordinária, a possível criação da SAF acontecerá entre junho e julho.

No memorando de entendimento assinado entre Vasco e 777 Partners, os americanos fizeram empréstimo-ponte de R$ 70 milhões. A promessa deles, em caso de administração da SAF, é de investimento total de R$ 700 milhões nos próximos três anos, além de possíveis melhorias e modernizações nos centros de treinamento do profissional e da base, e de São Januário (um ponto ainda em discussão).

Os sócios da 777 Partners estiveram no Rio de Janeiro mês passado onde conheceram as instalações do clube e acompanharam um dos jogos da semifinal do Campeonato Carioca entre Vasco e Flamengo no Maracanã, quando o Cruz-Maltino perdeu por 1 a 0 e foi eliminado.

Mais recentemente foi a vez de analistas de scouts da empresa passarem uns dias no clube conhecendo a metodologia de trabalho. Eles trabalham para o Genoa, da Itália, agremiação adquirida pelos americanos.



Fonte: UOL