Confira outros tópicos da entrevista coletiva de Zé Ricardo após CRB 1 x 1 Vasco
Sábado, 16/04/2022 - 22:23
O Vasco empatou mais uma vez, na segunda partida pela Série B. Desta vez, saiu atrás no gol de Richard para o CRB e chegou ao empate com Raniel - os dois marcaram na primeira etapa, na partida realizada no estádio Rei Pelé, neste sábado, em Maceió (AL).

Na entrevista coletiva, o técnico Zé Ricardo lamentou, outra vez, o placar da partida. Mas analisou a rodada - com cinco empates em 10 jogos - e entende que todos os times estão se ajustando.

- Não era o resultado que a gente veio buscar. Depois da estreia sem vitória, a gente queria três pontos aqui. Tivemos boas oportunidades, gostei mais do primeiro tempo, achei a equipe mais consciente. Infelizmente tomamos um gol, menos mal que mantivemos um pouco do equilíbrio e empatamos ainda no primeiro tempo. No segundo tempo a equipe concedeu oportunidades ao CBR. Algumas das oportunidades deles foram falhas técnicas nossas, o CRB cresceu e teve oportunidade de fazer o gol da vitória - reconheceu Zé Ricardo.

O treinador promoveu duas estreias neste jogo em Maceió. De saída, escalou o lateral-direito Gabriel Dias. Depois, colocou em campo o atacante Erick, na segunda etapa.

- O Gabriel Dias é um pouco mais experiente e conhecedor das competições, o Erick ainda tem muito a acrescentar, tem força do lado do campo e pode jogar centralizado. Muito calor aqui, muito abafado, mas agora é buscar uma vitória contra a Chapecoense para não ficarmos longe de quem tem mais pontos que a gente. Foram muitos empates na rodada, muitas equipes se acertando ainda, com a gente não é diferente, com atletas chegando. Vamos buscar evoluir e ter mais equilíbrio, o que faltou para gente no segundo tempo - comentou o treinador do Vasco.

Com o empate, o Vasco ocupa a 9ª posição na tabela da Série B, a dois do primeiro clube na zona de classificação para a Série A - Sport tem quatro pontos. Na próxima sexta-feira, em Chapecó, o time enfrenta a Chapecoense, às 21h30.

"Não é fácil colocar cinco jogadores de uma vez"

Com apoio expresso do presidente Jorge Salgado, que considera satisfatório o trabalho da comissão técnica até aqui, o treinador do Vasco comentou as críticas que vem recebendo nas redes sociais - e que apareceram também na estreia em São Januário e no Rei Pelé, dos vascaínos de Maceió -, mas procurou mostrar tranquilidade. Ele vê evolução na equipe e confia em crescimento.

Zé usou três dos cinco reforços que recebeu para a Série B. Lucas Oliveira, que fez a segunda partida, e Erick entraram na segunda etapa - este último fez a estreia. Enquanto Gabriel Dias começou o jogo.

- Isso (pressão) não começou agora, é uma cultura do futebol brasileiro. Tenho que me preocupar com aquilo que posso controlar, que é o trabalho, o rendimento, o dia a dia, buscando melhorar. Estamos nos entregando ao máximo, é lógico que a cobrança é gigante, até pelo momento que o Vasco vive e as cicatrizes que ainda estão abertas - disse Zé, que continuou:

- É um início de competição, na minha avaliação a gente mostra evolução no primeiro tempo, os jogadores novos estão chegando, não é fácil colocar cinco jogadores de uma vez como uma porção mágica para as coisas acontecerem. Não dou muita atenção a redes sociais e a esse tipo de comentário, tenho muito contato direto com pessoas acima de mim no Vasco e tenho recebido apoio para continuar o trabalho. Essas pessoas estão lá no dia a dia vendo o que estamos buscando. A pressão acompanha o futebol desde sempre e não vai mudar.

Nenê sem faixa

O treinador comentou sobre a determinação da mudança de capitão da equipe. Tudo aconteceu depois do episódio de insatisfação pública do camisa 10 Nenê após ser substituído em São Januário no empate contra o Vila Nova, na estreia da Série B.

- Tomamos as decisões que deveríamos tomar e ele entendeu. É um jogador que tem uma referência técnica muito grande para a equipe, o episódio foi resolvido internamente. Hoje eu entendia que o CRB cedia alguns espaços por trás de seus volantes e, por isso, decidi mantê-lo. Tínhamos também alguns jogadores demonstrando que poderiam pedir substituição, perdemos o Anderson por incômodo. Precisamos segurar as substituições.

- O Nenê quer jogar o jogo todo, mas a gente sabe como é difícil a Série B, os deslocamentos, jogos intensos. Vão ter outros jogos que ele vai jogar inteiro e outros que nem comece jogando. Aprendemos diariamente, o episódio de semana passada serviu de maturidade para ele. É um jogador identificado com o Vasco e o futebol, a vontade dele é um motivo para a gente aplaudir. Levo em consideração tudo, vamos junto dele buscar os objetivos do Vasco - afirmou o treinador do Vasco.

Ainda na entrevista após a partida, o técnico analisou a falha do sistema defensivo no primeiro gol da partida. Quando Richard aproveitou jogada pela entrada da defesa do Vasco e finalizou para a rede.

- A gente tem trabalhado para que não ocorressem falhas, mas acabam acontecendo se não o futebol seria um jogo de 0 a 0. Concordo que foi uma falha coletiva, saímos para abafar a marcação, temos um movimento de desfazer a formatação do meio de campo quando saímos para abafar, e não houve definição na última linha. A bola bateu no meio, e o Raul Prata recebeu em velocidade. O Gabriel Pec até recupera, passa dele, mas o passe e infiltração do Raul deixam o Pec um pouco sem tempo para acompanhar, e o passe do jogador do CRB acaba pegando nosso meia da área despreenchido. É uma falha que precisamos corrigir, alertamos sobre isso, mas é continuar trabalhando e recuperar contra a Chapecoense - finalizou Zé Ricardo.



Fonte: ge