ROBERTO DINAMITE RECEBE TÍTULO DE BENEMÉRITO DO VASCO EM SOLENIDADE NA SEDE DA LAGOA
Quarta-feira, 13/04/2022 - 21:20
A festa do aniversário de 68 anos foi especial para Roberto Dinamite. O maior ídolo da história do Vasco celebrou a data com amigos e familiares em solenidade na Sede Náutica da Lagoa, quando recebeu o título de sócio Benemérito do clube, na noite desta quarta-feira.

O posto será vitalício e dará a Dinamite o poder de auxiliar em ecisões políticas. Esse será o seu primeiro cargo desde que foi presidente do clube, entre 2008 e 2014. Durante a cerimônia, foram exibidos alguns gols do agora Benemérito do Vasco, que não perdeu a oportunidade de brincar com o momento, e agradecer:

- Eu pensei que realmente iam passar todos os gols e ficaríamos aqui a noite toda (risos). Quero agradecer a todos. Fazer gols era muito mais fácil, mas estou muito emocionado. Esse é um momento muito especial. Agradeço sempre ao Vasco, que me deu a condição de chegar onde cheguei, de me tornar esse jogador tão importante. Estava voltando no tempo, fui criado nesse clube, sendo levado pelos meus pais para treinar. Não existe o grande jogador se não tem esse apoio familiar, e eu tive isso. Minha história está dentro da história do Vasco.

A família de Dinamite ficou bastante emocionada com a homenagem, e o craque aproveitou também para falar sobre a história do clube, e o que ele espera para o futuro:

- Nós precisamos de atitudes para ter um Vasco muito melhor. Foi feito lá atrás um Vasco mais igual, onde se respeita as diferenças, e hoje o que estou pedindo é que possamos voltar no tempo e buscar isso. Sei o que represento para o Vasco, mas passaram aqui também grandes ídolos que construíram esse clube gigante.

- Peço um pouco mais de respeito com o clube para que possamos ultrapassar essa fase é voltar aos melhores dias. Temos a oportunidade agora de ter grandes parceiros, e é o Vasco quem está criando a situação.

Roberto Dinamite foi campeão brasileiro pelo Vasco em 1974 e até hoje é o maior artilheiro da história do clube, com 702 gols. Também é o jogador com mais partidas (1.110) e o maior goleador de São Januário (184 gols). Ele ainda conquistou cinco vezes o título do Campeonato Carioca. Durante a homenagem, o presidente Jorge Salgado ressaltou a importância do ídolo para a história do clube:

- Roberto é responsável por milhares de sócios do Vasco. Acompanhei praticamente toda a carreira dele e me tornei sócio muito inspirado em suas atuações. Roberto tem grandes marcos na carreira, e se tivesse atuando hoje o passe dele valeria uma cifra incalculável. Poucos têm um currículo tão vitorioso e com tantos gols na carreira. Motivo de orgulho estar prestando essa homenagem, maravilhoso estar ao lado dele. Acho que vai continuar nos dando muitas alegrias, mesmo que não esteja jogando.

Em dezembro do ano passado, Roberto Dinamite precisou passar por cirurgia de emergência por conta de uma obstrução em parte do intestino. Ele iniciou a quimioterapia em janeiro e está em tratamento dos tumores descobertos durante exames no período em que esteve internado.

O ídolo deve receber outra grande homenagem ainda em abril. Está prevista para o fim do mês a inauguração da estátua de Dinamite em São Januário. A escultura ficará virada de frente para os torcedores, atrás do gol da curva das arquibancadas do estádio, no lado oposto a de Romário.



Fonte: ge


Noite emocionante para comemorar o aniversário de Roberto Dinamite

Uma noite de grandes emoções para o torcedor vascaíno na Sede Náutica da Lagoa nesta terça-feira, 13 de abril. No dia em que completa 68 anos de idade, Roberto Dinamite recebeu o título de Benemérito do Club de Regatas Vasco da Gama das mãos do presidente Jorge Salgado e com o salão totalmente lotado com a presença de familiares, amigos ilustres, Conselheiros, Grandes Beneméritos e Beneméritos, jornalistas, funcionários e jogadores da base.

"É um momento de muita emoção. O Vasco faz parte da minha vida, da minha história. Não existe nada mais importante por trás de um grande profissional do que ter uma família. Essa é minha vida, minha história. E sempre que eu lembro de alguém, eu lembro do Vasco. Agora é o momento de, mais do que palavras, é preciso ação de todos, para termos um Vasco cada vez melhor", disse Dinamite.

Responsável pela indicação de Roberto ao Conselho de Beneméritos, o presidente Jorge Salgado fez questão de ressaltar os feitos do craque.

"Roberto, você foi responsável por milhares e milhares de sócios do Vasco. Eu me tornei sócio do Vasco muito por ver o Roberto em campo, por sua dedicação ao clube. Se estivesse atuando hoje, o valor dele seria incalculável", disse o presidente.

O Grande Benemérito José Carlos Osório, autor do parecer que deu o título de Benemérito a Roberto, ressaltou as imensas alegrias que o ex-jogador deu a todos os vascaínos. Manuel Moutinho, ex-vice-presidente médico do clube e amigo de Dinamite.

"Você escreveu vitórias indeléveis com seus gols. Maior ídolo, maior artilheiro e quase sempre com um sorriso nos lábios", disse Moutinho.

Compuseram a mesa, além do presidente Jorge Salgado, o primeiro vice-presidente Carlos Roberto Osório, o segundo vice-presidente, Roberto Duque Estrada, João Marcos Amorim, presidente do Conselho Fiscal, Antônio Peralta, presidente do Conselho de Beneméritos, Antonio Peralta, Bruno Iglesias, vice-presidente da Assembleia Geral, Marcelo Rocha, primeiro secretário do Conselho Deliberativo, Wantuil Gonçalves, representando a CBF, o ex-goleiro Acácio e Abílio Almeida, representando o Consulado de Portugal.

Durante o evento, o jornalista Eraldo Leite, da Rádio Globo, leu uma crônica de Nélson Rodrigues publicada em maio de 1980, logo após Roberto voltar ao Vasco e golear o Corinthians com cinco gols do ídolo. Veja um trecho da crônica:

"E, então, aconteceu o milagre, o cínico e deslavado milagre. Roberto, o homem que não marcava mais gols, fez cinco. Os torcedores do Corinthians não entenderam mais nada. Aquele não era jogador que era tido como liquidado, como decadente? Mas todos conheciam Zizinho, um dos maiores jogadores brasileiros de todos os tempos. Ele quebrou a perna duas vezes (acho que, salvo engano, duas vezes). Pois Zizinho ficou melhor que nunca. E Roberto, que não quebrara a perna de ninguém, mostrou que estava no apogeu de sua forma."

Outro momento de grande emoção foi o reencontro de Roberto Dinamite com o fotógrafo Ronaldo Theobald, autor da foto mais famosa do ídolo, no estádio da Portuguesa da Ilha, num corredor humano. A foto rendeu a Theobald o Prêmio Esso de fotografia em 1977.

Antes de cortar o bolo e cantar os parabéns, Roberto pôde assistir a um vídeo, preparado pela VascoTV com seus gols e recebeu das mãos do jovem Rhyan, da base, um presente: um poster com sua foto e todas as suas conquistas pelo Vasco.

Confira abaixo mais fotos do evento desta noite.



Fonte: Site oficial do Vasco