Vasco lidera ganho mensal de inscritos em redes sociais pela 1ª vez e sobe para 5º no Ranking Digital dos Clubes Brasileiros
Quarta-feira, 06/04/2022 - 03:25
Na edição deste mês do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, o IBOPE Repucom destaca o desempenho mensal no volume de novos inscritos nas redes sociais dos clubes em março. Os 50 clubes considerados no estudo acumularam um total de 4,5 milhões de seguidores durante o mês anterior. Este é segundo maior desempenho para um mês em volume de novas inscrições em perfis de clubes de futebol no Brasil, desde que o ranking passou a contar com 50 clubes monitorados. Atrás apenas de agosto/2020, quando o futebol iniciou o retorno após um período sem jogos devido à pandemia. Com este resultado, o primeiro trimestre de 2022 foi o maior de toda a série histórica, desde 2017, que registrou mais inscrições nas redes oficiais entre os clubes monitorados.

Os 5 clubes que se destacaram no crescimento mensal de março foram: Vasco, Flamengo, Corinthians, São Paulo e Íbis. Juntos, foram responsáveis por cerca de 3,2 milhões de inscrições, ou 72% do total entre todos os 50 clubes no período.

O Vasco desbancou o Flamengo, que vinha desde março/2021 liderando o crescimento mensal, ao somar cerca de 2 milhões de novos inscritos em seus perfis ao longo do último mês. Com este desempenho, o clube cruz-maltino alcançou um feito raro, bateu a marca de 10 milhões de inscritos, ganhou três posições ao ultrapassar Atlético Mineiro, Grêmio e Santos no ranking geral e entrou no seleto grupo dos cinco clubes com mais inscrições em plataformas sociais no País.

O ganho de posições entre os 10 maiores clubes do ranking é algo relativamente raro, o que torna o feito vascaíno muito relevante. A causa deste resultado expressivo foi o conjunto de postagens e ativações do clube com o influenciador digital Iran Ferreira, popularmente conhecido como "Luva de Pedreiro", fenômeno no TikTok e com grande repercussão nacional e internacional.

Do total de novas inscrições do clube no último mês (2 milhões), 91% tiveram origem no perfil oficial do clube no TikTok, plataforma onde Vasco liderou o crescimento de março e somou 1,8 milhão de inscritos, quantidade quase nove vezes maior que o Flamengo, segundo colocado nesta mesma plataforma.

O Flamengo registrou o segundo maior crescimento no mês ao acumular quase 570 mil novas inscrições em suas redes oficiais. O clube liderou o crescimento em duas das cinco plataformas monitoradas: Instagram e Twitter, e dividiu a liderança no YouTube com Corinthians, São Paulo e Palmeiras no último mês.

O Corinthians fecha o pódio mensal ao registrar o terceiro melhor resultado do último mês. Foram pouco mais de 250 mil novas inscrições no combinado de suas contas. Destaca-se a alta concentração das novas aquisições com origem em seu perfil no Instagram. No último mês, 67% das novas inscrições corintianas tiveram origem nesta plataforma.

O São Paulo registrou o quarto crescimento entre os clubes monitorados ao somar cerca de 230 mil novas inscrições em março. O clube chegou aos 18 milhões de inscritos no combinado de suas plataformas oficiais, sobretudo graças ao seu desempenho no Instagram. A plataforma, no último mês, foi responsável por dois terços (65%) do resultado do Tricolor Paulista.

O Íbis volta a figurar no TOP5 mensal ao somar 222 mil novos inscritos em suas redes. O clube pernambucano concentrou seu resultado em seu perfil no TikTok, ao somar mais de 150 mil inscritos nesta plataforma, o terceiro melhor resultado mensal do TikTok entre os clubes monitorados. Com este desempenho, o Íbis Sport Club superou a marca de 1 milhão de inscrições entre suas contas, ultrapassou Red Bull Bragantino e Criciúma, ganhou duas posições no ranking e assumiu a 26ª posição geral.

Veja abaixo o levantamento completo:



O levantamento é divulgado mensalmente pelo IBOPE Repucom e tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das bases digitais dos 50 clubes com o maior número de seguidores do país.

Fonte: Ibope Repucom