Dos 15 reforços do Vasco para 2022, oito ganharam status de titular
Sábado, 26/03/2022 - 12:59
O Vasco reformulou quase que completamente o elenco no início desta temporada. Saíram mais de 20 jogadores e foram contratados outros 15 - o atacante Lucas Oliveira será o 16º, mas ainda não foi oficializado. Todos os reforços já ganharam chances nos primeiros 15 jogos de 2022, pelo Campeonato Carioca e pela Copa do Brasil, e pelo menos metade deles garantiu vaga no time titular com o treinador. Alguns deixaram boa impressão, outros mostraram que podem ser úteis e alguns ainda precisam mostrar serviço.

O goleiro Thiago Rodrigues, os zagueiros Anderson Conceição e Juan Quintero, os laterais Weverton e Edimar, o volante Zé Gabriel, o meia Bruno Nazário e o atacante Raniel têm status de titular após a primeira parte da temporada.

Dos 15 nomes, um não vai ficar para jogar a Série B do Brasileirão. O zagueiro Luis Cangá, que atuou em apenas três jogos, tem contrato até 31 de março e não terá seu contrato renovado. Enquanto o Vasco vai ao mercado em busca de novos reforços, o ge analisa como as contratações feitas até aqui chegam para a disputa da principal competição do ano. A estreia será no dia 9 de abril, diante do Vila Nova, em São Januário.

Raio-x dos reforços do Vasco

Quem foi bem

• Thiago Rodrigues: titular em 14 dos 15 jogos, o goleiro é, sem dúvidas, quem mais ganhou pontos com o torcedor nesta primeira parte da temporada. Com defesas importantes, solucionou o problema de desconfiança da temporada passada e é o melhor entre os primeiros 15 reforços para 2022. Com experiência na Série B, promete ser peça-chave na disputa do grande desafio do ano.

• Anderson Conceição: o Vasco entra na Série B com uma defesa sólida principalmente pelo bom desempenho do zagueiro, que, ao lado de Thiago Rodrigues, é quem mais jogou com Zé Ricardo. Disposição e entrega não faltaram a Conceição. Contra o Flamengo, jogo da eliminação no Carioca, atuou desde o primeiro tempo com uma fissura na costela direita.

• Juan Quintero: entre os últimos jogadores a ser contratados pelo Vasco nessa primeira leva, o zagueiro ajudou a fortalecer o sistema defensivo e não demorou a conquistar a vaga como titular. Só ficou fora de um jogo desde que foi contratado por empréstimo junto ao Fortaleza e entrou em campo nos últimos seis confrontos do time de Zé Ricardo. Formou dupla entrosada com Conceição e tem sido elogiado pela torcida.

• Yuri Lara: apesar de uma lesão que o tirou de campo por mais de dois meses, o volante agradou muito nas oportunidades que teve. Foi titular em três dos seis jogos em que atuou e ainda recupera o ritmo para retornar ao time. Essas próximas semanas serão fundamentais para Yuri retomar o condicionamento e entrar na Série B como elemento fundamental no meio-campo vascaíno.

• Zé Gabriel: talvez uma das contratações mais contestadas desse início de ano, o volante fez o torcedor repensar as críticas. Com atuações seguras e bem na saída de bola, Zé Gabriel correspondeu à altura quando o técnico mais precisou. Participou de oito jogos, sendo seis como titular.

• Raniel: com início avassalador, o centroavante caiu logo nas graças da torcida ao marcar três gols nos três primeiros jogos. O camisa 9 assumiu vaga cativa no time de Zé Ricardo e é o artilheiro vascaíno na primeira parte da temporada, com seis gols em 14 partidas. Raniel, porém, ainda não desencantou em grandes jogos, como nos clássicos, quando o Vasco teve menos a bola e o domínio da partida.

Quem pode ajudar

• Weverton: o lateral-direito de 22 anos foi o escolhido de Zé Ricardo para ocupar a posição nos primeiros jogos da temporada e foi titular em 10 das 12 partidas em que atuou. Começou bem, principalmente pelo apoio ofensivo, mas caiu de produção e passou a ser contestado. Pelas opções do elenco, Weverton é uma peça que pode ser útil ao treinador, mas o clube entende que também precisa buscar reforços para a posição. Tem uma assistência.

• Edimar: é hoje o titular da lateral esquerda. Aos 35 anos, agrada a Zé Ricardo principalmente pela experiência, mas oscilou no início da temporada. Titular em 13 dos 14 jogos que fez, Edimar se credencia para ser o dono da posição na Série B, mas tende a revezar com o jovem Riquelme a depender do adversário que o Vasco for enfrentar.

• Matheus Barbosa: o volante mostrou que pode ajudar o Vasco ao longo da temporada e tem boa experiência na Série B, com acessos no currículo. Foi titular em oito dos nove jogos e ajudou o time no momento em que Zé perdeu Yuri Lara por lesão. Promete ser peça útil. Tem uma assistência na temporada.

• Bruno Nazário: fora de sua posição de origem, o meia que mais jogou como ponta não rendeu o que poderia, mas ajudou o time com dois gols e uma assistência nos 12 jogos em que atuou. Foi titular em 10 oportunidades e pode ser uma boa opção para Zé quando o treinador não tiver Nenê, que provavelmente vai ser poupado algumas vezes na temporada.

Quem está sob análise

• Luiz Henrique: foi um dos últimos a ser contratado nessa primeira leva e precisa de mais oportunidades para mostrar serviço. Foi titular em um dos sete jogos em que atuou e não agregou tanto. Foi peça neutra nas primeiras partidas pelo Vasco.

• Vitinho: passou praticamente todo o início da temporada lesionado, por isso ainda está sob análise. O cartão de visitas foi positivo, com gol sobre o Resende, mas não entrou tão bem nos dois jogos seguintes, contra o Flamengo, quando foi usado como ponta.

• Getúlio: iniciou a temporada se mostrando boa opção para a reserva de Raniel e marcou dois gols no primeiro jogo como titular, ainda na quarta rodada da Taça Guanabara. Depois disso o centroavante não conseguiu corresponder em alto nível e só teve mais uma chance como titular, na derrota para o Flamengo, pela primeira fase do estadual. Terminou o Carioca afastado por um desconforto na coxa.

• Isaque: esse talvez seja o reforço que menos agradou até o momento. O meia foi titular apenas uma vez e entrou no segundo tempo em outras cinco oportunidades, mas não conseguiu mostrar a que veio ainda, apesar de ter dado uma assistência. Acabou indo para o fim da fila entre as opções de Zé.

Fonte: ge