Confira as mudanças no estatuto que serão votadas na reunião desta 5ª-feira do Conselho Deliberativo
Quinta-feira, 24/03/2022 - 10:20
A primeira de quatro votações que podem culminar com a venda do futebol do Vasco para a 777 Partners acontecerá nesta quinta-feira, a partir das 18h30. O Conselho Deliberativo cruz-maltino vai se reunir para decidir sobre a mudança estatutária que tornará possível a criação, por parte do clube associativo, de uma sociedade anônima de futebol, nos termos da lei de agosto do ano passado. Antes mesmo da compra, os investidores auxiliam o Vasco na busca por reforços.

As alterações ficaram por conta do presidente do CD Carlos Fonseca, auxiliado pelo escritório contratado para orientar o clube na transformação rumo à SAF. Eles são consideradas necessárias para trazer segurança jurídica para o processo, minimizando o risco de opositores recorrerem à Justiça.

O texto traz pontos importantes sobre como será a relação do clube associativo com a SAF, depois de criada. Um deles versa sobre as atribuições do presidente do clube. Ele poderá compor o Conselho de Administração da SAF. Além disso, poderá indicar um ou mais representantes do clube na composição de órgãos de administração e estatutários da SAF. Esse número deverá variar de acordo com o percentual do Vasco sobre a empresa. Inicialmente, o clube manterá 30%.

A alteração no estatuto vai definir também qual percentual o Vasco deverá manter da empresa. De acordo com o texto que será colocado para votação, o clube terá de manter entre 20% e 10%. Dez por cento pode ser "utilizado para eventual diluição de capital".

Vascaínos eleitos para fazerem parte da diretoria administrativa ou do conselho deliberativo do clube terão de cumprir quarentena de cinco anos longe de cargos no Vasco antes de poderem assumir posição remunerada na SAF. Será proibido que uma pessoa exerça funções remuneradas ao mesmo tempo, no clube e na SAF. Mas profissionais que trabalham para o clube poderão migrar para a empresa criada.

O novo texto também determina que aspectos precisam estar definidos em um acordo entre clube e os acionistas da SAF. Entre eles, período mínimo de permanência como acionista, direitos de preferência, regras para saída de acionistas e para a eventual extinção da SAF. Direito de preferência e veto para alienação societária e/ou transferência de controle para terceiros.

O poder de veto do clube em relação a São Januário, marcas, símbolos, nomes, o CT Moacyr Barbosa também ficou explicitado no novo texto do estatuto que será colocado para votação.

777 acompanha processo

Os executivos da 777 Partners acompanham dos EUA a evolução do processo de criação da sociedade anônima do Vasco.

Josh Wander deve retornar ao Rio nas próximas semanas para novas etapas da diligência, fase de estudo do clube que antecede a proposta vinculante.

Semana passada, ele e a comitiva do grupo americano estiveram com representantes da política vascaína, incluindo do Conselho Deliberativo e de Beneméritos.

A tendência é que ele trenha novos encontros com políticos vascaínos quando chegar à fase de votação da venda dos 70% da SAF.

A ideia é reduzir as resistências à realização do negócio. Ainda assim, clube e investidores estão confiantes de que tanto a mudança estatutária quanto a criação e venda da SAF serão aprovados pelo Conselho Deliberativo e pela Assembleia Geral.



Fonte: O Globo