Veja resumo dos 4 dias dos executivos da 777 Partners no Rio
Segunda-feira, 21/03/2022 - 09:19
A presença na arquibancada do Maracanã na partida entre Vasco e Flamengo no domingo, pela semifinal do Campeonato Carioca, foi o último ato da visita da 777 Partners ao Rio de Janeiro. Durante quatro dias, os executivos da empresa interessada em adquirir 70% da futura Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Vasco estreitaram relações com o clube, conheceram toda a estrutura do futebol, se reuniram com autoridades e prometeram ajudar na busca por reforços.

Pouco depois da partida, eles embarcaram de volta a Miami, nos Estados Unidos. Trata-se de um até logo: Joshua Wander e dirigentes do grupo americano planejam voltar ao Rio de Janeiro dentro de algumas semanas para dar sequência ao processo de diligência da SAF.

Desembarcaram no Galeão na última quinta-feira, ao todo, sete membros da alta cúpula da 777 Partners. São eles os sócios-fundadores Josh Wander e Steven Pasko; o diretor-executivo Juan Arciniegas; o diretor de mídia e entretenimento Jonathan Lutzky; e os analistas Steven Pasko, Sampson Ngo e Joshua Glueck. Na comitiva ainda havia assessores e outros funcionários.

A visita nada mais foi do que uma parte do processo de diligência da compra da SAF. Com a assinatura do memorando de intenção no mês passado, a 777 ganhou 90 dias de exclusividade nas negociações pelo futebol do Vasco. O clube e o grupo, agora, usam esse tempo para ajustar todos os termos até a apresentação da proposta vinculativa. Em outras palavras: eles vieram ao Rio para ver com os próprios olhos o que pretendem comprar.

Para o Vasco, o encontro serviu também para avaliar junto com seu potencial investidor o que pode ser feito a curto prazo para reforçar o elenco, visto que a visão do clube é de que o time precisa ser encorpado para a disputa da Série B do Brasileirão. A busca no mercado, no entanto, sempre esbarra na falta de dinheiro. Como resposta, o Vasco ouviu que o próprio Josh quer participar desse processo de contratações.

Ficou decidido que a diretoria vascaína vai colocar as negociações em modo de espera até que a 777 mapeie nomes que podem vir a reforçar a equipe. O grupo americano pôs seu conhecimento e sua influência à disposição do clube. Portanto, a expectativa é de que haja novidades nos próximos dias - o Vasco estreia na Série B daqui a três semanas.

O primeiro dia: visita aos CT'S

Os dirigentes da 777 Partners chegaram ao Rio na manhã de quinta-feira. Logo no aeroporto, foram recebidos por alguns vascaínos e ouviram de um deles um pedido de ajuda: "We need you" ("Nós precisamos de você", em inglês). O Vasco não divulgou antecipadamente os detalhes da chegada da comitiva a pedido de Josh, que queria evitar aglomeração no aeroporto.

Durante os quatro dias, os empresários ficaram hospedados em um hotel de luxo à beira-mar no bairro de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Ainda na quinta, a comitiva visitou os dois principais centros de treinamento do Vasco: o CT Moacyr Barbosa, na Cidade de Deus, que o time principal usa; e o CT da Base Forte, em Duque de Caxias. Josh e companhia conheceram os jogadores, a comissão técnica e toda a estrutura do futebol vascaíno. Foi a oportunidade para debater alguns detalhes sobre o projeto de ampliação dos locais, compromisso firmado no pré-acordo assinado pela 777 Partners.

Durante todos os encontros, Carlos Roberto Osório, vice-presidente Geral do Vasco, assumiu o papel de guia dos visitantes. O dirigente, que fala inglês fluente, era visto sempre próximo dos empresários e foi o responsável por apresentar as instalações, traduzir as reivindicações e auxiliar no que fosse necessário. O presidente Jorge Salgado também acompanhou a comitiva.

São Januário e reunião com prefeito

Na manhã de sexta, a comitiva da 777 foi até a Barreira para conhecer de perto o complexo de São Januário. No museu, eles descobriram um pouco mais sobre a história do Vasco, viram os troféus e ouviram sobre as conquistas do clube. A visita também serviu para que o projeto de ampliação do local fosse apresentado aos empresários, que pretendem assumir o custo das obras após a aquisição da SAF.

Maior ídolo da história do Vasco, Roberto Dinamite fez companhia à comitiva, o que rendeu um momento engraçado. Ao apresentá-lo a Josh Wander, Osório listou diversas estatísticas do ex-jogador: maior artilheiro da história do Vasco, do Brasileirão, do Campeonato Carioca, de São Januário... No que Josh, com cara de espanto, respondeu:

"Inacreditável!"

No gramado de São Januário, Josh Wander, Josh Glueck, Arciniegas, Steven, Tyler, Jon e Ngo ainda receberam das mãos do presidente Jorge Salgado os títulos de sócios-torcedores do clube.

À tarde, os diretores da 777 Partners se reuniram com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. O encontro não passou de uma mera formalidade, mas Paes, que é vascaíno, garantiu que está à disposição para ajudar o clube no que for possível e disse que torce para que a SAF seja aprovada. Vale lembrar que o Vasco está interessado em participar do processo de licitação do Maracanã.

Treino aberto e Flamengo x Vasco

No sábado de manhã, a 777 foi representada por Steven Pasko e Juan Arciniegas no treino aberto que o Vasco realizou em São Januário, na véspera do jogo de volta contra o Flamengo, pela semifinal do Carioca. Com o estádio cheio de torcedores, os dois caminharam junto com Salgado, Osório e companhia no gramado e foram saudados pela massa vascaína.

Em entrevista à Vasco TV, Arciniegas disse que nunca havia visto algo parecido.

- Incrível. Esse não é um treino normal. É um ambiente de outro mundo. Nunca vi algo assim. Quero que a torcida vá ao jogo amanhã porque vamos ganhar. É incrível a maneira como fomos recebidos e estamos muito agradecidos - afirmou.

Por fim, no domingo, os empresários foram os convidados de honra do Vasco para assistir à partida contra o Flamengo no Maracanã. No intervalo do confronto, que terminou com a eliminação da equipe, Josh se reuniu com Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro, e oficializou o interesse do clube em participar da licitação do estádio.

- A 777 deixa o Rio completamente encantada com a torcida do Vasco. A cereja do bolo foi o encontro com os vascaínos no treino aberto em São Januário. Josh reafirmou que o próximo Vasco x Flamengo vai ser muito diferente - concluiu o VP geral Carlos Roberto Osório.



Fonte: ge