Bruno Nazário: 'O professor Zé Ricardo é muito detalhista, cobra demais e busca tirar o máximo de cada um'
Terça-feira, 15/03/2022 - 09:27
Bruno Nazário foi um dos melhores em campo na vitória do Vasco sobre o Resende, no último domingo, pelo encerramento da Taça Guanabara, com direito a um golaço. O meia tem dois gols e uma assistência em 10 jogos na temporada e vem jogando aberto pelos lados, fora da sua posição de origem. Isso ajuda a explicar a oscilação nos primeiros confrontos da temporada, mas o camisa 7 garante que está cada vez mais adaptado à nova função.

- Todos sabem que não é a minha posição de origem, mas o futebol exige o máximo de cada um e temos que estar sempre prontos para ajudar. Estou crescendo como jogador nessa nova função, é claro que a adaptação leva tempo, o que é normal, mas tenho me sentido cada vez mais à vontade. O jogador precisa acompanhar a evolução do futebol, as ideias do treinador e se colocar à disposição - disse Nazário ao ge.

As dificuldades do Vasco no mercado fazem Zé Ricardo improvisar. Sem muitas opções de velocidade, o treinador tem pedido a Nazário que faça a função de ponta, e o jogador conseguiu corresponder bem no último domingo. Se movimentou bastante, se apresentou para o jogo e criou chances para o time, que finalizou 16 vezes na partida.

- Qualquer boa vitória mexe com o ânimo e com a confiança de uma equipe. A gente entra em campo sempre pra vencer, o Vasco tem isso no seu DNA. Fico feliz pelo gol e, principalmente, por ter ajudado o time. Mas já viramos essa página e, agora, temos que pensar na semifinal e nos preparar da melhor maneira possível. É um dos maiores clássicos do futebol carioca e brasileiro, aquele momento em que todos querem jogar, e vamos aguardar pra ver o que o professor Zé Ricardo vai passar pra gente.

Nazário busca a chance de enfrentar o Flamengo pela primeira vez na temporada, já que não entrou em campo na derrota por 2 a 1 para o rival, pela décima rodada. O meia, porém, foi titular nos outros dois clássicos disputados pelo Vasco, contra Botafogo e Fluminense. As derrotas para os três principais rivais incomodaram o elenco, mas também deixaram lições para as semifinais.

- Não faltou entrega nos clássicos, mas realmente não conseguimos dar uma vitória ao torcedor nesses grandes jogos. Sabemos que muitas dessas partidas são decididas nos detalhes. Acho que precisamos ter atenção redobrada durante os 90 minutos, porque uma bola pode definir tudo. Em relação à estratégia para a semifinal, vamos trabalhar muito para dar essa resposta em campo.

O meia ficou fora de apenas dois jogos do Vasco na temporada, diante de Flamengo e Ferroviária. Nos outros, foi titular em todos e sai na frente entre as preferências de Zé Ricardo até aqui. O trabalho do treinador, que tem feito vários testes em busca do time ideal, é elogiado por Nazário.

- É normal que em início de temporada se façam muitos testes, até para o treinador poder fazer os ajustes no sistema tático que pretende implementar. O professor Zé Ricardo é muito detalhista, cobra demais e busca tirar o máximo de cada um. O certo é que o trabalho tem sido bem feito e vamos buscar nossos objetivos na temporada. Não podemos ficar remoendo o passado. O foco é chegar bem para a disputa da Série B, porque precisamos recolocar o Vasco na elite.

Por isso, Nazário acredita que o Vasco tem margem para evolução. As dificuldades impostas por um trabalho que começou do zero, com reformulação quase que total do elenco, tornam menos anormal a oscilação no desempenho do time, que ainda busca uma identidade.

- São dificuldades de qualquer equipe que inicia um trabalho do zero, de encaixe, entrosamento, conhecimento, entendimento do que o treinador quer... Tudo isso é normal quando se inicia um novo projeto. Mas temos assimilado bem, avalio que estamos evoluindo. Que a torcida continue jogando com a gente para que possamos fazer um bom ano. Temos que levantar a cabeça e olhar sempre pra frente - concluiu Bruno Nazário.

A decisão por vaga na final do Campeonato Carioca começa às 20h da próxima quarta-feira, no Maracanã, com mando do Vasco. O jogo de volta também será no Maraca, às 16h do próximo domingo, com mando do Flamengo.



Fonte: ge