Judô: Confira o resultado dos vascaínos no Meeting Nacional Sub-21
Domingo, 13/03/2022 - 12:14
Mais uma grande competição nacional, novamente um ótimo desempenho dos judocas do Time Judô Rio. No Meeting Nacional Sub-21 de Judô, realizado neste sábado, 12, no ginásio do Colégio La Salle, em Porto Alegre, o Flamengo sagrou-se campeão, enquanto o Instituto Reação ficou na segunda colocação no quadro geral de medalhas. O rubro-negro carioca subiu ao lugar mais alto do pódio na classificação final graças ao trio de ouro formado por Eduarda Diniz (63kg), Eliza Ramos (78kg) e Kauan Jorge (81kg), que repetiram os resultados da Seletiva há um mês, em São Paulo. Além deles, Daniel Nazaré (100kg) ainda pegou uma prata.

"Nós estamos numa missão muito grande há alguns anos de fortalecer as categorias de base do Flamengo e essa conquista só solidifica o trabalho muito sério que a gente em executado dentro do clube. Essas conquistas da Maria Eduarda Diniz, da Eliza e do Kauan Jorge credenciam todos eles, que foram campeões da Seletiva também, para irem ao Campeonato Pan-Americano, conquistando mais experiências e, com um futuro, se Deus quiser, olímpico", avaliou Rosicléia Campos, uma das técnicas da equipe do judô rubro-negro.

Com dois ouros, de Gabriel Falcão (73kg) e Renan Furtado (90kg), e dois bronzes, de Mariana Nunes (48k) e Cauã Galdeano (81kg), o Instituto Reação (RJ), ficou na segunda colocação geral. O Time Judô Rio ainda conseguiu uma prata com Rafaela Batista (48kg/Instituto Santa Cruz).

"A FJERJ só tem que parabenizar, mais uma vez, todos os professores e agremiações filiadas por mais um grande desempenho. Os bons resultados em sequência mostram que, realmente, o trabalho em conjunto com a Federação está sendo bem feito, não é uma questão de sorte em apenas uma competição. Temos também que felicitar todos os atletas que conseguiram medalhas, mas também os que não subiram ao pódio dessa vez, mas representaram o Time Judô Rio com muita vontade", disse Leonardo Lara, diretor-técnico da FJERJ.

Na análise das medalhas por Federação, o Rio de Janeiro liderou o quadro geral com cinco ouros, duas pratas e dois bronzes, à frente de São Paulo com 3 ouros, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul com duas cada um. No masculino, o Rio também ficou em primeiro, e no feminino, acabou na segunda colocação, empatado com São Paulo com dois ouros cada, mas com 3 pratas a menos.

O Meeting faz parte do processo de formação das seleções brasileiras Sub-18 e Sub-21. A primeira etapa foi a Seletiva Nacional Sub-18 e Sub-21, que aconteceu em janeiro, em São Paulo, e classificou os oitos melhores judocas de cada categoria de peso para o Meeting. Além disso, a CBJ pôde fazer indicações técnicas, assim como as Federações estaduais de judô puderam indicar até 16 atletas (8 homens e 8 mulheres) para a disputa.

A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Judô com apoio da Federação Gaúcha de Judô será a última etapa de formação das seleções brasileiras que representarão o país no Campeonato Pan-Americano Sub-18 e Sub-21, em Lima, Peru, em abril.

O Meeting Nacional de Judô continua neste domingo, 13, com as lutas da classe Sub-18 e seguirá o mesmo regulamento da classe Sub-21 no processo de classificação para o Pan. A lista de todos os classificados será divulgada ao final de toda a competição. Ao todo, 380 atletas de 95 clubes brasileiros em dois dias de combates no ginásio do Colégio La Salle – Santo Antônio.

Confira abaixo o resultado de todos os judocas do Time Judô Rio no Meeting Sub-21:

Ouro
Gabriel Lira (73kg/Instituto Reação)
Maria Eduarda Diniz (63kg/Flamengo)
Kauan dos Santos (81kg/Flamengo)
Renan Furtado (90kg/Instituto Reação)
Eliza Ramos (78kg/Flamengo)

Prata
Rafaela Batista (48kg/Instituto Santa Cruz)
Daniel Nazaré (100kg/Flamengo)

Bronze
Mariana Nunes (48kg/Instituto Reação)
Cauã Galdeano (81kg/Instituto Reação)

Quinto lugar
Joana Maia (52kg/Instituto Reação)
João Nogueira (73kg/Instituto Reação)
Júlia Mendonça (63kg/Associação Nagai)
Matheus de Abreu (81kg/Instituto Reação)
Alexia Gomes (78kg/Instituto Reação)
Vitor Santos (100kg/Umbra-Vasco)
Caio Silva (100kg/Flamengo)
Yuri Santos (+100kg/Umbra-Vasco)

Sétimo lugar
Matheus Pereira (66kg/Instituto Reação)
Andressa Fernandes (57kg/Instituto Reação)
Jesse Barbosa (90kg/Umbra-Vasco)
Ana Gabriel (78kg/Associação Nagai)

Fonte: Judô Rio