Estádio da Juazeirense já teve episódios controversos de falta de energia
Quarta-feira, 09/03/2022 - 16:50
As lembranças ainda estão frescas na memória do torcedor vascaíno quando se fala em Juazeirense. No dia 6 de fevereiro de 2019, também pela Copa do Brasil, o Vasco penou para garantir uma classificação sofrida, com direito a um longo apagão dos refletores por 26 minutos, e que veio com um gol de empate em 2 a 2, aos 45 do segundo tempo, com o argentino Maxi López.

Dois anos depois, no mesmo estádio Adauto Moraes, em Juazeiro (BA), seria a vez do Sport passar por situações ainda mais inusitadas, que culminaram com a eliminação dos pernambucanos e que colocam o Cruzmaltino em alerta máximo para o jogo de hoje (9), às 21h30, pela segunda fase do torneio nacional.

No caso da partida do Sport, realizada em 10 de março de 2021, ocorreu de tudo e mais um pouco em um dos jogos mais polêmicos dos últimos tempos. O primeiro tempo do duelo até chegou a correr tranquilamente, mas quando veio a segunda etapa, fatos estranhos começaram a ocorrer quando a Juazeirense se colocou à frente do marcador.

Três minutos após a virada para 3 a 2 por parte dos baianos, o sistema de irrigação foi ligado acidentalmente e deu um banho nos jogadores. Antes disso, uma ambulância já havia entrado em campo para o atendimento de um jogador da casa. Pouco tempo depois, o sistema de irrigação foi ligado novamente, acompanhado também de um sumiço das bolas e dos gandulas.

Como se não bastasse isso, tudo piorou ainda mais no fim. Após um acréscimo da arbitragem de 11 minutos, os refletores do estádio Adauto Moraes se apagaram aos 48 do segundo tempo e o jogo ficou paralisado por 25 minutos, até eles serem reacendidos e o duelo voltar a acontecer. A peleja, no entanto, durou apenas dois minutos, pois o sistema de iluminação novamente teve uma queda, desta vez interrompendo o confronto por incríveis 1h15, fato que fez com que os jogadores do Sport se recusassem a voltar.

Para repercutir sobre os fatos, o UOL Esporte entrou em contato com a assessoria de imprensa de Jair Ventura, técnico do Sport na ocasião. Foram enviadas três perguntas, mas o treinador, que está em viagem, não quis se prolongar sobre o tema e, de maneira simples e direta, resumiu o sentimento de revolta que ainda carrega passado um ano deste episódio.

"Foi simplesmente o maior absurdo que eu vivenciei em toda a minha vida", resumiu o treinador.

O clube pernambucano, posteriormente, montou um robusto dossiê de tudo o que ocorreu e divulgou em sua TV (imagem acima). As imagens foram utilizadas na ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, quando o Rubro-Negro solicitou a anulação da partida, mas o STJD indeferiu o pedido e manteve a classificação da Juazeirense.

Na época, diretor do Sport citou episódio com o Vasco

No dia do ocorrido com o Sport, o então diretor de futebol do clube, Augusto Caldas, citou ainda no campo o episódio do apagão na partida do Vasco dois anos antes.

"Estamos incrédulos com tudo o que está acontecendo aqui hoje. Uma coisa absurda. Uma coisa que não acontecia há mais de 40 anos. Isso não é futebol, isso é apelação. Como que pode a Juazeirense usar deste expediente para poder ganhar o jogo? Isso é vergonhoso! E já é reincidente, já fez isso com o Vasco. Isso é um absurdo", disse o dirigente ao Sportv, revelando uma suposta conversa que teve com o goleiro da Juazeirense:

"O goleiro Rodrigo me pegou, quando fui conversar com meu treinador, e disse: 'Me desculpe. A gente não compartilha desse comportamento. Isso é coisa do diretor e do presidente".

Juazeirense utilizou queda de energia para provocar o Vasco

No caso da partida do Vasco, os problemas durante o jogo se limitaram ao sistema de iluminação. No entanto, mesmo gerando uma paralisação de 26 minutos do duelo, a Juazeirense utilizou a situação para brincar e provocar o Cruzmaltino. Em sua conta oficial no Twitter, o clube baiano alfinetou enquanto fazia seu tempo real: "2ºT / 16 minutos: Jogo parado por queda de energia. Lá falta água e aqui luz".

O Vasco, por sua vez, respondeu a postagem com uma foto do parque aquático que possui em São Januário. A reação da conta oficial do Cruzmaltino no Twitter gerou revolta em boa parte dos internautas vascaínos, que preferiam que o clube ignorasse a provocação.

Juazeirense reclamou de pênalti, e remanescente diz: "Teremos uma nova oportunidade"

No duelo em 2019, o Vasco conseguiu chegar ao empate em 2 a 2 - que lhe garantiu a classificação - após um pênalti sofrido pelo atacante Marrony que gerou muita reclamação por parte da Juazeirense.

Remanescente daquela equipe, o zagueiro Emílio citou o episódio e disse que agora há uma nova chance para sair vitorioso do duelo com o Cruzmaltino.

"Temos uma lembrança muito forte daquela partida. Tínhamos o domínio naquele momento, mas aquela situação do pênalti acabou tirando nossa classificação. Teremos uma oportunidade nova agora, conhecemos o Vasco, sabemos da nossa força dentro de casa e vamos buscar a classificação", disse o defensor ao site oficial da Juazeirense.

Juazeirense também eliminou Cruzeiro ano passado

A Juazeirense foi um terror para os clubes tradicionais ano passado na Copa do Brasil. Após eliminar o Sport e passar pelo Volta Redonda, os baianos também bateram o Cruzeiro na terceira fase.

No jogo de ida, os mineiros venceram por 1 a 0, mas sofreram um revés pelo mesmo placar na volta, em Juazeiro (BA), e foram superados nos pênaltis por 3 a 2. A eliminação, inclusive, custou a demissão do então técnico Felipe Conceição.

A Juazeirense parou nas oitavas de final, quando caíram para o Santos. No entanto, a campanha se tornou histórica e encheu os cofres do modesto clube do interior da Bahia.

Zé Gabriel alerta Vasco: 'É preciso ter atenção'

Ciente de que a "zebra anda solta" neste início de Copa do Brasil, o volante Zé Gabriel cobrou atenção do Vasco na partida de hoje em Juazeiro (BA). O jogador ex-Internacional acredita que a partida contra a Juazeirense será difícil e espera que a equipe tenha uma disciplina tática para sair com a classificação.

"Sabemos que será um jogo duro, assim como foi a nossa primeira partida [contra a Ferroviária-SP] e os jogos de outras equipes. Vimos muitos times das Série A e B ficarem pelo caminho, então é preciso atenção. Estamos preparados para esse desafio. Temos uma estratégia para o jogo e precisamos aplicá-la perfeitamente para sairmos com nosso objetivo, que é a classificação", disse ao site oficial do Vasco.

Na primeira fase da Copa do Brasil, o Vasco eliminou a Ferroviária (SP) com uma vitória por 1 a 0 fora de casa. Na ocasião, o Cruzmaltino avançaria mesmo com um empate, algo que não se repetirá desta vez, já que uma igualdade no placar levará a decisão para os pênaltis.



Fonte: UOL