Vasco adere à campanha 'Bora pra Escola', contra a evasão escolar
Domingo, 06/03/2022 - 09:21
A Secretaria Municipal de Educação (SME) se uniu aos quatro maiores times de futebol do Rio de Janeiro para incentivar cerca de 5 mil alunos que abandonaram os estudos a voltarem ao convívio escolar.

Na campanha "Bora pra Escola", jogadores do Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense vão contar um pouco das suas histórias, de quando ainda eram estudantes, e enviar mensagens de incentivo aos alunos que não voltaram às salas de aula.

Para essa missão não existe rivalidade, pelo contrário. Os times se uniram para atacar o abandono escolar e o pontapé inicial dessa partida será neste domingo (6), no Estádio Olímpico Nilton Santos, o Engenhão.

A grande aposta neste ano é conquistar os alunos, principalmente as crianças, com as mensagens de seus ídolos do futebol. Por isso, antes de se enfrentarem pela 10ª rodada do Campeonato Carioca, atletas do Flamengo e Vasco vão fazer o convite com a faixa "Bora pra Escola - Todos juntos num time só".

Para o secretário de Educação do Rio, Renan Ferreirinha, a busca ativa é um dos principais trabalho da rede de educação.

"Nosso trabalho de busca ativa no ano passado trouxe de volta 20 mil crianças para as salas de aula. Ainda faltam 5 mil e não vamos descansar enquanto houver uma criança fora da escola. Sabemos que a pandemia aumentou a evasão escolar, mas nós vamos ganhar esse jogo", comentou.

Busca ativa

A Secretaria Municipal de Educação tem investido na identificação das crianças e adolescentes longe da escola, utilizando a plataforma Busca Ativa Escolar, desenvolvida pelo Unicef e parceiros.

A plataforma permite o registro e o acompanhamento de informações sobre cada estudante, compartilhando as informações entre as equipes de Educação, Saúde e Assistência Social do município. O trabalho prevê um conjunto de estratégias que serão implementadas e integradas nos próximos três anos.



Fonte: g1