Colégio Vasco da Gama retoma aulas presenciais e fará ciclo de oficinas
Quinta-feira, 03/03/2022 - 10:37
Após quase dois anos com aulas remotas por conta da pandemia, o Colégio Vasco da Gama retomou as aulas presenciais no último dia 14. Os atletas das categorias de base do futebol masculino, futebol feminino e da natação estão utilizando as novas instalações, que tiveram salas de aulas batizadas com ex-atletas de sucesso da #BaseForte que passaram por lá.

Em seus 123 anos de luta e história, o Vasco da Gama foi responsável por formar inúmeros atletas prestigiados. Durante os 18 anos de existência (a completar no próximo dia 08/03) do Colégio Vasco da Gama, nas salas de aulas passaram jogadores famosos por uma trajetória brilhante como: Philippe Coutinho, Alex Teixeira, Souza, Alan Kardec, Douglas Luiz, Paulinho e Luan Garcia.

O Colégio Vasco da Gama passou por um reforma recente para continuar recebendo os atletas do Cruzmaltino. Mais do que a concretização de um projeto social, tendo se tornado a consolidação do futuro dos nossos atletas cruzmaltinos perante a sociedade.

Tivemos a implantação de um contrato de serviços educacionais diferenciado para os responsáveis dos alunos. Realizamos uma parceria com uma tradicional instituição de ensino, o Colégio Pinheiro Guimarães, a partir disso, todos os alunos receberam material didático de uma editora conceituada no mercado, com acessos personalizados à plataforma integrada para alunos, professores e gestores, inserindo ainda, simulados periódicos (inclusive modelo ENEM), matérias como empreendedorismo, educação financeira, projeto de vida com educação socioemocional e mindfulness (complementar às aulas de Educação Física). Os professores do colégio estão em um programa de formação continuada oferecido pela editora parceira do Pinheiro Guimarães.

Além disso, a interação entre as divisões da pasta de História e Responsabilidade Social (CPAD – Centro de Pesquisa, Preservação de Acervos e Divulgação da História e Memória do Club de Regatas Vasco da Gama), Psicossocial e Responsabilidade Social funcionam de forma integrada com o objetivo de a atender alunos/atletas, pais/responsáveis, aproximando-os do colégio através dos "Encontros de Família", projetos multidisciplinares e eventos, promovendo a cidadania, a educação e a cultura dentro e fora do clube. Ainda este mês o setor de História e Responsabilidade Social iniciará com nossos alunos/atletas uma pesquisa para mapear os índices de proteção e segurança dos nossos atletas, tala ação ajudará a nortear e atualizar os nossos protocolos no atendimento a crianças e adolescentes.

CICLO DE OFICINAS

O Club de Regatas Vasco da Gama, sempre na vanguarda socioeducacional e visando ainda a ampliação cultural dos atletas e comunidade da Barreira do Vasco e adjacências, dará um presente digno de 18 anos ao Colégio Vasco da Gama, em parceria com o IDEC, a Secretaria de Cultura e a TIM, através de um projeto incentivado, montará o "Ciclo de Oficinas". Uma estrutura que ofertará oficinas de dança, música e teatro, além de uma lona com espaço para receber apresentações e eventos, onde oportunizará maior integração dos alunos/atletas com crianças e adolescentes fora do contexto esportivo. Todos esperam ansiosos por mais essa conquista que iniciará suas obras em breve.

– É imprescindível ressaltarmos que hoje, todo o nosso trabalho caminha lado a lado e pensado com as modalidades esportivas, principalmente o futebol de base, sem citarmos nomes, contamos sempre com o apoio de todos, do CEO do Vasco, do corpo docente e administrativo do colégio e dos departamentos que trabalham colaborativamente e não medem esforços para garantir uma educação de qualidade aos alunos. Os setores também atuam juntos na formação de novas metodologias educacionais e entendem que a educação dos nossos alunos/ atletas é um direito inalienável – explica Andressa Werneck Faria, Coordenadora Executiva de História e Responsabilidade Social.

HISTÓRIA DO COLÉGIO VASCO DA GAMA

Considerado um marco na história dos clubes de futebol do Estado do Rio de Janeiro, o Colégio Vasco da Gama foi criado após a constatação de que o aluno atleta enfrentava diversas dificuldades para acompanhar seus estudos. Muitas das vezes tinham que acordar muito cedo, para darem conta dos deslocamentos para os treinos, as participações em competições nem sempre coincidiam com o calendário escolar, o que gerava transtornos emocionais e psíquicos aos alunos que tentavam conciliar a vida escolar normativa.

A Club de Regatas Vasco da Gama, preocupado com o bem estar dos seus atletas, iniciou um trabalho diferenciado com o Colégio Vasco da Gama, trazendo uma metodologia que aproximasse mais o esporte do contexto educacional, tornando o universo escolar mais atrativo e mais estimulante para os atletas e ainda, garantindo que todos tenham no colégio as mesmas condições e opções de ensino do que outro aluno que não seja atleta.

Além do diferencial de ser um clube que conta com uma instituição de ensino em suas dependências especialmente para seus atletas, o Vasco pode também se orgulhar dos resultados obtidos pelos alunos de seu Colégio nas avaliações de universidades públicas e particulares. Em 2009, o aluno João Marcos Quintanilha foi aprovado no vestibular de Educação Física da UERJ e da UFRJ, enquanto que Caio Vinicius de Oliveira Amaro obteve bolsa de 100% em uma universidade particular por sua nota no ENEM. Além desses, muitos outros hoje estudam em diferentes cursos universitários. Em 2020, o atleta Reinaldo Rodrigues, através do esporte (atletismo), conseguiu uma bolsa de estudos na The University of Arizona (EUA). Todos dão muito orgulho ao trabalho do Colégio Vasco da Gama.

– A função principal do Colégio Vasco da Gama na vida destes é atletas, é ajudá-los a perceber que suas escolhas esportivas não precisam concorrer com sua formação acadêmica, dando a oportunidade de além de atletas, serem o que eles sonharem e quiserem ser fora deste universo – finaliza Andressa Werneck Faria.



Fonte: Site oficial do Vasco