Futebol Americano: Liga BFA começará no dia 4 de junho; veja composição da conferência do Vasco e fórmula de disputa
Quarta-feira, 02/03/2022 - 15:32
Liga BFA: Está lançada oficialmente a temporada 2022

Após dois anos de hiato por conta da pandemia da Covid-19, a temporada 2022 da Liga BFA está confirmada. Neste ano, o campeonato contará com a participação de 46 equipes, somando as modalidades masculina e feminina. (Confira no final do texto a relação completa).

Assim como nas edições anteriores, o torneio terá cinco conferências regionalizadas. A diferença é que agora não haverá mais divisões de acesso ou elite. Todos os times passam a ter as mesmas chances de chegar ao tão sonhado Brasil Bowl.

"Será o campeonato mais democrático de todos. Contaremos com equipes de todas as regiões do País e acreditamos que teremos uma excelente competitividade. Estes times são guerreiros, afinal, passar por toda pandemia da Covid-19 e conseguir retornar em grande nível é algo a ser engrandecido", comentou Marcel Dantas, presidente da ACFA.

Quanto à temporada regular, serão 85 jogos em 21 finais de semanas diferentes. De junho até setembro, todos os sábados ou domingos terão BFA. Ainda haverá mais 22 confrontos dedicados aos playoffs regionais e nacionais. Ao todo, serão 107 partidas nesta edição do torneio.

Em relação à tabela, o kickoff acontecerá no dia 4 de junho. O Brasil Bowl também já tem data marcada: 19 de novembro.



Ao todo, 33 municípios de 18 estados diferentes serão representados nesta edição da Liga BFA, mostrando a força e crescimento que o futebol americano brasileiro tem de norte a sul do País.

"A expectativa é buscar o tricampeonato, assim como fazemos em todos os anos. Estivemos parados devido à pandemia e optamos por não expormos nossos atletas. Mas com a volta da BFA e mais segurança, retomamos nossos treinamentos desde novembro de 2021", comentou Robson Sena, head coach do João Pessoa Espectros, atual campeão do Brasil Bowl.

Em tempo, a BFA seguirá rigorosamente todas as recomendações dos órgãos de saúde no que se refere à Covid-19. Serão aplicados os protocolos sanitários em vigência em cada cidade nas quais os jogos forem realizados. O mesmo serve para o limite de público.

CONFERÊNCIA NORDESTE:

João Pessoa Espectros-PB
Recife Mariners-PE
Ceará Caçadores-CE
América Bulls-RN
Cavalaria 2 de Julho-BA
Santa Cruz Pirates-PE
Ufersa Petroleiros-RN
Natal Scorpions-RN
Recife Apaches-PE
Fortaleza Tritões-CE
Carrancas-PE
Maceió Marechais-AL
Sergipe Redentores-SE
Santana Red Bulls-BA
São Bento Snakes-PB
Jangadeiros-AL

CONFERÊNCIA SUL:

Timbó Rex-SC
Santa Maria Soldiers-RS
Jaraguá Breakers-SC
São José Istepôs-SC
Joinville Gladiators-SC
União da Serra-RS
Porto Alegre Pumpkins-RS
Itajaí Almirantes-SC
Canoas Bulls-RS
Moon Howlers-PR
Bulldogs-RS

CONFERÊNCIA SUDESTE:

Galo-MG
América Locomotiva-MG
Vasco Almirantes-RJ
Macaé Oilers-RJ
America Big Riders-RJ
Palmeiras Locomotives-SP

CONFERÊNCIA CENTRO-OESTE:

Cuiabá Arsenal-MT
Sorriso Hornets-MT
Rondonópolis Hawks-MT
Tubarões do Cerrado-DF

CONFERÊNCIA NORTE:

Manaus-AM
Remo Lions-PA
Lobos Vingadores-PA
São Luis Sharks-MA

BFA FEMININA:

Curitiba Silverhawks-PR
Curitiba Coldkillers-PR
America Big Raiders-RJ
Portuguesa-SP
Brasília Pilots-DF

BFA 2022: Entenda o formato de disputa da temporada regular e playoffs

Em 2022, os playoffs da Liga BFA terão um novo formato em relação às edições anteriores. Foto: Junior Martins

A Liga BFA está confirmada para 2022, após dois anos de paralisação por conta da Covid-19. Neste ano, o torneio contará com grande mudanças em relação à última edição, realizada em 2019.

A principal delas é que agora não haverá mais divisões de acesso ou elite. Todos os times participantes passam a ter as mesmas chances de chegar ao Brasil Bowl.

Assim como nas edições anteriores, o torneio terá cinco conferências regionalizadas, além da edição feminina da competição. As prioridades de mando de campo para a decisão é a seguinte entre os homens: Nordeste > Sul > Centro-Oeste ou Norte > Sudeste.

CONFERÊNCIA NORDESTE:

A Conferência Nordeste contará com a participação de 16 equipes. Elas serão divididas em três grupos, de acordo com a força de tabela. O Grupo A terá os quatro times que foram aos playoffs em 2019. O Grupos B os outros quatro times que não foram aos playoffs naquele ano, mais dois times da antiga divisão de acesso. Já o Grupo C terá as equipes novatas e as antigas equipes que já estavam na competição.

Serão quatro jogos de temporada regular. Cada equipe jogará duas vezes em casa e duas fora. Os dois melhores colocados do Grupo A avançam direto para as semifinais. No Wild Card, os primeiros colocados dos Grupos B e C se enfrentam, definindo um semifinalista.

A outra vaga virá do duelo entre o terceiro colocado do Grupo A contra o segundo colocado do Grupo B. As prioridades do mando de campo são dos times com melhor campanha na temporada regular.

O campeão da Conferência Nordeste enfrentará nos playoffs nacionais o campeão da Conferência Sudeste, no Sudeste.

O João Pessoa Espectros é o atual campeão da Conferência Nordeste da BFA.

CONFERÊNCIA SUL:

A Conferência Sul contará com a participação de 11 equipes. Elas ficarão em um grupo único. Serão quatro jogos de temporada regular. Cada equipe jogará duas vezes em casa e duas fora.

Os dois melhores colocados avançam direto para as semifinais. Os quatro seguintes farão um Wild Card, onde o terceiro enfrenta sexto, enquanto o quarto enfrenta o quinto. As prioridades do mando de campo são dos times com melhor campanha na temporada regular.

O campeão da Conferência Sul enfrentará nos playoffs nacionais o vencedor da partida de Wild Card, que será realizada entre os campeões das conferências Centro-Oeste e Norte. Independente de quem passe, o campeão do Sul viajará para jogar em alguma destas duas regiões para o duelo da semifinal nacional.

O Timbó Rex é o atual campeão da Conferência Sul da BFA.

CONFERÊNCIA SUDESTE:

A Conferência Sudeste contará com a participação de seis equipes. Elas ficarão em um grupo único. Serão quatro jogos de temporada regular. Neste ano, acontecerão partidas de interconferência contra times do Centro-Oeste. Será uma nova experiência proposta pela Liga, com de promover confrontos inéditos. A ideia é repetir isso nas próximas edições, mas envolvendo outras regiões.

Estes duelos não irão interferir nas conferências. Se, por exemplo, uma equipe do Rio de Janeiro (Sudeste) vencer uma do Mato-Grosso (Centro-oeste); O triunfo será considerado apenas na sua conferência de origem, neste caso, o Sudeste, enquanto a derrota será creditada à equipe do Centro-Oeste na sua conferência.

As quatro equipes de melhor campanha avançam para as semifinais, não interferindo na outra conferência. O primeiro enfrenta o quarto colocado, enquanto o segundo enfrenta o terceiro. As prioridades do mando de campo são do líder e vice-líder.

O campeão da Conferência Sudeste enfrentará nos playoffs nacionais o campeão da Conferência Nordeste, no Sudeste.

O Galo é o atual campeão da Conferência Sudeste da BFA.

CONFERÊNCIA CENTRO-OESTE:

A Conferência Centro-oeste contará com a participação de quatro equipes. Elas ficarão em um grupo único. Serão quatro jogos de temporada regular. Como citado acima, haverá partidas de interconferência contra times do Sudeste.

As duas equipes com melhor campanha avançam direto para a grande decisão regional. O líder tem a prioridade do mando de campo.

O campeão da Conferência Centro-Oeste fará uma partida de Wild Card contra o campeão da Conferência Norte, no Centro-Oeste. O vencedor deste duelo receberá em casa o campeão da Conferência Sul nas semifinais nacionais.

O Tubarões do Cerrado é o atual campeão da Conferência Centro-Oeste da BFA.

CONFERÊNCIA NORTE:

A Conferência Norte contará com a participação de quatro equipes. Elas ficarão em um grupo único. Serão três jogos de temporada regular.

As duas equipes com melhor campanha avançam direto para a grande decisão regional. O líder tem a prioridade do mando de campo.

O campeão da Conferência Norte fará uma partida de Wild Card contra o campeão da Conferência Centro-Oeste, no Centro-Oeste. O vencedor deste duelo receberá em casa o campeão da Conferência Sul nas semifinais nacionais.

O Manaus é o atual campeão da Conferência Norte da BFA.

BFA FEMININA:

A BFA Feminina contará com a participação de cinco equipes. Elas ficarão em um grupo único. Serão dois jogos de temporada regular.

As quatro equipes com melhor campanha avançam para as semifinais. O líder e o vice-líder tem a prioridade do mando de campo.

O Curitiba Silverhawks é o atual campeão da BFA Feminina.

RESUMO DOS PLAYOFFS NACIONAIS:

Wild Card: Centro-Oeste x Norte
Semifinal1 : Sudeste x Nordeste
Semifinal 2: Centro Oeste ou Norte x Sul

RESUMO DOS PLAYOFFS REGIONAIS:

Classificados do Nordeste: 6 times (wild card, semifinal e final)
Classificados do Sul: 6 times (wild card, semifinal e final)
Classificados do Sudeste: 4 times (semifinal e final)
Classificados do Norte: 2 times (final direta)
Classificados do Centro-Oeste: 2 times (final direta)
Classificados da BFA Feminina: 4 times (semifinal e final)

Fonte: Liga BFA