Após reforma, gramado de São Januário resiste bem à chuva e ganha elogio de Zé Ricardo
Sábado, 19/02/2022 - 22:23
Criticado nas últimas temporadas, o gramado de São Januário tem passado com excelência pelas provas de resistência oferecidas neste início de 2022 nos jogos do Vasco. Até o momento, os quatro compromissos do Cruz-Maltino em sua casa no Campeonato Carioca foram debaixo de forte chuva, e em todos o campos resistiu bem, o que gerou elogios.

As melhorias nas condições do campo não foram por um acaso. Após o término da temporada de 2021, o gramado passou por grande reforma. Além de melhorar o sistema de irrigação, foram feitos o rebaixamento de corte para rebrotamento, a descompactação (melhora o desenvolvimento das raízes), o top dressing (melhora o nivelamento), a adubação (repõe os nutrientes e mantém a grama saudável) e a pulverização, para irrigar o gramado.

Após a vitória da última quinta-feira (17), sobre o Bangu por 2 a 0 - ocorrida sob forte chuva os 90 minutos -, o técnico Zé Ricardo fez questão de elogiar o campo quando comentava sobre sua estratégia que não foi tão bem executada no primeiro tempo:

"Tínhamos a estratégia de usar os lados do campo, porque o Bangu concentra muitos jogadores no centro e a gente queria uma atração por dentro com Raniel e Nenê fazendo apoio para Juninho e Matheus Barbosa. E trabalhar com as saídas rápidas de Pec e Riquelme e também do Weverton. Não coloco desculpa no campo, até porque está com uma qualidade muito boa, mesmo com a chuva suportou bem. De forma geral, cumpriram bem o que eu pedi."

Algo que tem contribuído também para a preservação do gramado de São Januário é o fato do elenco principal estar treinando no CT Moacyr Barbosa e só utilizá-lo em dias de jogos. O campo, porém, também abriga alguns jogos da base e do futebol feminino.

Flu atuará em São Januário pela Libertadores

Sem poder atuar no Maracanã, que também passa por reforma em seu gramado, o Fluminense escolheu São Januário para mandar seu decisivo jogo contra o Millionarios, da Colômbia, pelo mata-mata da segunda fase da Copa Libertadores. A partida acontecerá em 1º de março. O jogo de ida será na próxima terça-feira (22), em Bogotá (COL).

Em entrevista ao "ge" em janeiro, o diretor-executivo de futebol do Tricolor, Paulo Angioni, deu a entender que pesou na escolha de São Januário - em detrimento ao Nilton Santos (RJ) - uma preferência dos próprios jogadores. Os valores pelo aluguel não foram revelados.



Fonte: UOL