Confira mais trechos da entrevista coletiva de Zé Ricardo após Vasco 1 x 0 Portuguesa
Quinta-feira, 10/02/2022 - 00:42
Invicto em 2022, o Vasco conseguiu, na noite desta quarta-feira, sua terceira vitória seguida no Campeonato Carioca. Com gol de Nenê, de pênalti, o time de Zé Ricardo venceu a Portuguesa por 1 a 0, em São Januário e vai dormir na liderança da competição. O treinador avaliou o resultado como positivo já pensando no clássico contra o Botafogo, na próxima rodada.

- Vitória difícil contra uma boa equipe e que nos dá confiança para enfrentar o primeiro clássico da temporada. De forma geral, achei a equipe bem postada em campo. A pressão do adversário é normal nessa condição, o fato é que precisamos valorizar os três pontos, primeira vez que não sofremos gol na temporada. Estudamos muito a Portuguesa, a gente precisava de paciência para trabalhar a bola. Traçamos uma estratégia que ele, principalmente no segundo tempo, tentaram cumprir bastante. Chegamos no pênalti a partir de uma movimentação que já estava pedindo e treinamos para esse jogo. Vamos descansar e nos preparar para o Botafogo - disse Zé Ricardo.

Nesta quarta, Nenê completou 150 jogos pelo Vasco. Além disso, o jogador de 40 anos marcou seu 52º gol e se tornou o segundo maior artilheiro do clube no século 21. A marca foi comentada pelo técnico Zé Ricardo, que elogiou o meia-atacante.

- É um ídolo recente do Vasco A primeira passagem já tinha sido muito boa e, nesse retorno, mostra toda sua importância. Difícil até fazer muitos comentários, mas ele merece, trabalha muito, tem um alto astral que chama atenção. Deus abençoou ele não ter tantas lesões na carreira e abençoou hoje com esse gol para nossa vitória. Torço para que consiga jogar bastante.

Com a vitória, o Vasco voltou à liderança da Taça Guanabara, com 13 pontos. O time de Zé Ricardo tem três pontos a mais que o Botafogo, que jogará nesta quinta-feira contra o Fluminense. A equipe vascaína volta a campo às 20h do próximo domingo para enfrentar o rival alvinegro, no Castelão, em São Luís, pela sexta rodada.

Mais declarações de Zé Ricardo

Substituições


- Muitas das vezes entendemos que precisamos fazer as cinco substituições. Dentro daquilo que tínhamos pedido, no segundo tempo principalmente, vi uma equipe tentando com muita paciência buscar o resultado e conseguimos. Aí começam as trocas se aproximando do fim do jogo, mas dentro daquilo que a gente via a Portuguesa trocando à nossa frente. Entendi que se entrassem com Júnior Pirambu e jogassem junto com o Bruno, poderia criar uma situação diferente.

Vasco com mais posse pela 1ª vez

- Uma reação de uma equipe que se posta bem, a Portuguesa joga num 4-2-4 com os dois externos na linha dos dois atacantes, diferente da maioria das equipes que jogam com duas linhas de quatro. Esses dois jogadores pressionam muito o lado do campo e conseguem também fechar bem o centro do campo, onde esperam roubar a bola e sair para o ataque. Entendíamos que era preciso muita paciência. A posse pra mim diz pouco, eu prefiro uma equipe vertical, mesmo que a equipe corra riscos. O memento é tentar ser ofensivo, com um futebol mais atrativo e mais coragem. Hoje foi um jogo diferente de acordo com o que o adversário propunha. Eles entenderam o jogo e cumpriram o que eu pedi.

Thiago Rodrigues

- O Thiago, assim como o Halls, Vanderlei e Alexander, trabalha muito. O Daniel e o Zé Alberto, nossos dois treinadores de goleiros, exigem bastante deles. O Thiago veio com um currículo muito bom, está mostrando aquilo que fez ele ser contratado. Acredito que, pegando confiança e não sofrendo gols, ele possa mostrar todo seu potencial. Ainda tem muito para ele nos mostrar.

Clássico com o Botafogo

- Chegamos no clássico com algumas ideias bem fortalecidas, mas vamos construindo a equipe no decorrer dos jogos, são as maiores amostras que podemos ter.

Roberto Dinamite

- Uma história belíssima, dos maiores ídolos do clube, sempre honrou essa camisa. Torço muito para ele voltar o quanto antes aos estádios para ver as partidas. Mando energias positivas e oro pela pronta recuperação dele. Tenho certeza que ele teve um dia feliz com a vitória do Vasco.

Jogo difícil como teste para a temporada?

- Quando a gente montou o planejamento, pelos problemas no início, a gente sabia que lá pela quarta, quinta rodada estaríamos finalizando nossa pré-temporada. Quis o destino que jogássemos contra uma equipe muito treinada, precisamos ter paciência, número de passes certos chegou a 93%, porque era o que tínhamos que fazer, rodar a bola e não ficarmos nervosos. Depois do gol, tínhamos que ser inteligentes para ter mais a posse, sofremos ali no fim. A equipe amadureceu com esse jogo. Outros jogos vão se desenhar dessa forma, todo processo tem correções a serem feitas. De forma geral, acho que terminamos a partida com um degrau a mais. A gente está caminhando pra frente.

- A Portuguesa estudou nossa equipe, hoje é muito difícil enfrentar qualquer adversário, porque existem muitas informações disponíveis, todo clube tem uma equipe de análise. Foi muito importante a vitória, porque teve muito de estratégia nas duas equipes.

Juninho

- Estou feliz por ele mostrar o potencial, pela maneira como ele está encarando a carreira. Nossa conversa foi muito rápida e franca, ele deu um retorno positivo, falou que seria o ano dele. Estamos dando condição para que isso ocorra. Quem trabalha muito consegue o resultado. É manter os pés no chão, vão chegar novos companheiros, aumentar a competitividade do elenco é nosso objetivo.

Projeção para o time

- Vamos enfrentar jogos assim na Série B. Hoje a palavra-chave foi paciência. Felizmente conseguimos suportar a pressão após fazer o gol, o que é um ponto positivo. Temos que celebrar os três pontos de hoje e se apresentar amanhã à tarde já pensando no Botafogo.

Ulisses

- Já está há três anos no profissional, nem considero um menino mais, já é um rapaz que sabe muito bem o que quer e se dedica muito no dia a dia. Lógico que precisa evoluir, ano passado jogou muito pouco, e a continuidade dele vai depender da evolução física e de entendimento de jogo dele. Vem se mostrando um atleta responsável, procura fazer tudo o que a gente pede, a gente cobra para que ele fale mais. Está começando a colher bons frutos, mas o campeonato é longo e a chegada de novos atletas vai fazer bem para ele.

Riquelme

- É um menino que tem muita qualidade, estamos sempre pensando em aproveitá-lo, mas em alguns momentos mexer na equipe poderia trazer uma responsabilidade muito grande para ele. É apenas um menino, vai ter sua oportunidade sem dúvidas, e tem potencial para jogar não só na lateral, mas também à frente ou até de meia em uma segunda linha de quatro. Quero que ele se incomode de não jogar, se doe mais nos treinos, mas tem mostrado já uma resposta boa ao profissional e à necessidade de se doar mais para conquistar a vaga. O Edimar tem 35 anos, cumpre bem a função, mas vamos precisar dar um descanso a ele em qualquer momento.



Fonte: ge