Camisa de 1955, considerada a mais antiga do Vasco, está em exposição no Maracanã
Sábado, 05/02/2022 - 18:36
Memória Vascaína @HenriqueHuebner
Com os amigos Nelson Caneca Medrado Dias (Benemérito do Vasco), Paulo Pires @museuvascaino e Gustavo Rego @gusgorego, agora na Expo Memorias da Bola FC. Foto emblemática, somente para o fortes! Na foto a camisa mais antiga do Vasco ainda existente (1955) até hoje.



Fonte: Twitter Memória Vascaína


Com camisas marcantes, exposição no Maracanã resgata memórias do futebol brasileiro

Quem nunca guardou aquele ingresso marcante de uma partida ou conservou intacto um álbum de figurinha especial que atire a primeira pedra. Todo torcedor tem consigo um pouquinho de colecionador. E, nesse fim de semana, quem for ao Maracanã poderá ver uma parte da história do futebol brasileiro e mundial contada através de camisas marcantes.

Com um acervo que reúne peças de várias épocas, a exposição traz camisas como a do Santos, autografada por Pelé, a da seleção brasileira da Copa de 78, a utilizada por Andrade na conquista do Mundial de 1981 pelo Flamengo e a clássica tricolor do gol de barriga de Renato Gaúcho em 1995.

Além disso, quem for ao estádio encontrará peças raras, como uma camisa usada pelo Vasco em 1955, em um amistoso contra o Flamengo. Os donos da peça, os colecionadores Paulo Pires e Gustavo Rego, destacam a raridade do uniforme.



- Essa camisa é a mais antiga do colecionismo vascaíno. Ela foi usada pelo Vavá e, apesar de ter as marcas do tempo, ainda está intacta. É uma camisa bastante rara e só temos registros de ela ter sido usada uma vez, nesse amistoso contra o nosso maior rival - conta Gustavo.

Engana-se quem pensa que é necessário ter muita experiência para ser colecionador. Com 30 anos, Eduardo Garcia guarda um acervo impressionante de camisas do Flamengo. Ele, que começou a colecionar camisas aos 23 anos, ressalta que a paixão começou em casa, vendo as camisas antigas do pai.

- Eu sempre fui muito Flamengo, e meu pai sempre teve muita camisa, umas camisas antigas que eu gostava muito, já me despertavam o interesse. Eu fui crescendo, comprando camisa, ganhando camisa. Há sete anos, eu conheci alguns colecionadores, e a brincadeira ficou séria. A partir daí, fui me inserindo no meio, comprando na internet, e assim vai crescendo a coleção.

As camisas têm um valor histórico, mas também afetivo. No seu acervo, o tricolor e colecionador Daniel Cunha destaca uma camisa usada pelo ex-jogador do Fluminense Sornoza na vitória por 2 a 0 sobre o Defensor, do Uruguai, pela Sul-Americana de 2018, quando o meia marcou um gol olímpico. Apesar de aparentemente ser uma peça comum, Daniel revela a importância pessoal da camisa.

- Esse jogo da Sul-Americana foi a última grande partida que eu vi com meu pai. Pouco tempo depois, ele veio a falecer, e essa foi a última grande vibração que tivemos juntos. E eu conhecia um amigo do Sornoza que conseguiu a camisa para mim. Ele sabia da história e me disse "a camisa é sua por isso".

Nem sempre, porém, conseguir uma camisa especial é fácil. O colecionador Luis Quedinho conta que certa vez levava a mãe ao médico quando viu um camelô vestido com uma relíquia.

- Eu estava passando de carro pelo Méier, vi o camelô com uma blusa do Flamengo, e fiquei doido por ela. Mas primeiro tinha que levar minha mãe ao médico. A consulta demorou uma hora, mas parecia mais. Depois eu voltei lá, torcendo para que o cara ainda estivesse lá. Ele estava, eu ofereci na hora o dinheiro, e ele aceitou. Nós colecionadores sempre temos olhos de águia, sempre estamos atentos.

O grupo Memórias da Bola FC, criado em 2020 pelos colecionadores Vitor Eidelman, Marcelo Monteiro, Paulo Pires e André Moura, tem como objetivo contar momentos importantes do futebol através das camisas e outros itens. Para Vitor, um dos papéis dos colecionadores é compartilhar suas coleções.

- Nós resolvemos criar um canal no YouTube, o Memórias da Bola FC, com a principal ideia de apresentar itens históricos de coleção e contar a história do futebol através desses itens. Colecionismo não é só você ter um item e guardar em casa, você tem que poder compartilhar, mostrar, contar a história para outras pessoas, essa é a ideia. Isso aqui é uma parte importante do futebol brasileiro e mundial que você não acha em qualquer lugar.

Já Paulo dá dicas para torcedores interessados em começar suas próprias coleções.

- A dica principal para quem quer começar é ter foco, escolher um tema específico, começar devagar... E procurar se informar, com pessoas que já são do meio para não cair em ciladas e golpes. Foco e informação são as coisas mais importantes nesse início.

A exposição pode ser vista no domingo, das 9h às 17h, e os ingressos podem ser comprados pelo Tour Maracanã.

Fonte: ge