Fifa considera gol de Edmundo contra o Manchester United o mais emocionante da história do Mundial de Clubes
Terça-feira, 25/01/2022 - 00:40
A poucos dias no início do 18º Mundial de Clubes da Fifa, a entidade destacou a atuações icônicas do passado. A lista tem os brasileiros Edmundo e Kaká, o egípcio Mohamed Aboutrika, o argentino Lionel Messi, o português Cristiano Ronaldo e o galês Gareth Bale.

O Mundial de Clubes será realizado de 3 a 12 de fevereiro nos Emirados Árabes Unidos. Sete equipes disputam a competição. O Palmeiras estreia em 8 de fevereiro e encara na semifinal o vencedor de Al Ahly x Monterrey. A outra semifinal é entre Chelsea e Al Hilal ou Al Jazira ou AS Pirae.

Edmundo

A entidade destacou a atuação de Edmundo na vitória do Vasco por 3 a 1 sobre o Manchester na fase de grupos do Mundial de 2000. No jogo, deu dois passes para Romário e ainda deixou o dele, que a Fifa destaca como "gol mais emocionante da história do Mundial de Clubes diante de 75 mil pessoas no Maracanã."

Mohamed Aboutrika

O egípcio Mohamed Aboutrika entrou para a lista da Fifa por sua participação no jogo entre Al Ahly 2 x 1 América do México, na disputa pelo terceiro lugar no Mundial 2006. Ele marcou dois gols na partida e ajudou a equipe a vencer por 2 a 1 e conquistar o bronze.

Kaká

Outro brasileiro na lista, Kaká teve atuação icônica, segundo a Fifa, na final do Mundial de 2007 entre Milan e Boca Juniors. Os italianos ganharam por 4 a 2, com duas assistências e um gol do brasileiro. A entidade destacou ainda que, naquele ano, Kaká superou Lionel Messi e Cristiano Ronaldo para ganhar o prêmio de melhor jogador da Fifa.

Lionel Messi

Messi é lembrado pela sua atuação na final do Mundial de 2011, entre Barcelona e Santos. O argentino marcou dois dos quatro gols catalães, enquanto o Santos nem viu a cor da bola.

Cristiano Ronaldo

O Real Madrid venceu o Mundial de 2016 sobre o Kashima Antlers por 4 a 2, com três gols de Cristiano Ronaldo na final. O português continua sendo até hoje o único jogador a marcar um hat trick em uma final do torneio.

Gareth Bale

A atuação de Gareth Bale, que fez três gols nas semifinais do Mundial de 2018, também ganhou destaque. O Real Madrid venceu o Kashima Antlers por 3 a 1 e foi à final.



Fonte: UOL (texto), Fifa (imagens)