Rodrigo Eduardo, do departamento de registro do Vasco, fala sobre a regularização dos reforços
Segunda-feira, 24/01/2022 - 22:12
O Vasco da Gama finalizou na última semana o processo de inscrição de atletas para a rodada inaugural no Campeonato Carioca. Contra o Volta Redonda, na próxima quarta-feira (26/01), às 19 horas, o técnico Zé Ricardo terá à sua disposição nove dos 12 reforços contratados para a temporada de 2022: o goleiro Thiago Rodrigues, o lateral-direito Weverton, os zagueiros Luis Cangá e Anderson Conceição, o lateral-esquerdo Edimar, os meio-campistas Yuri, Isaque e Bruno Nazário e o atacante Raniel.

Dos reforços, o atacante Getúlio e os meio-campistas Matheus Barbosa e Vitinho não estão liberados para o desafio no Estádio Raulino de Oliveira. O último, porém, está fora em virtude de uma lesão no tendão reto femoral direito. O jovem Matías Galarza, que ainda não havia tido seu novo vínculo registrado após ser comprado junto ao Olímpia (PAR) no ano passado, também não poderá entrar em campo. Isso porque seu novo contrato só pôde ser protocolado na FERJ com a abertura da janela de transferências, após o prazo final para inscrição da rodada inicial do Estadual.

Um dos responsáveis pelo Departamento de Registro do Gigante da Colina, Rodrigo Eduardo detalhou o processo de inscrição de atletas e explicou a situação do paraguaio.

– O saldo foi positivo, tendo em vista que esse ano foi desafiador. Tivemos um desencontro de datas nesse calendário inicial. Isso porque a abertura das janelas internacional e nacional foi dia 19 de janeiro e o prazo final para a inscrição na FERJ foi antes disso. Acontece que a Federação Carioca considera que você protocolando os atletas, eles já estão inscritos, com tanto que saiam no BID antes da data de estreia. Foi isso que aconteceu com todos os atletas contratados, com exceção dos que chegaram por último – afirmou Rodrigo Eduardo.

Luis Cangá e Bruno Nazário

"Todas as vezes que se trata da regularização de um jogador estrangeiro, a inscrição requer um pouco mais de tempo, pois é preciso tirar visto e outras documentações. Além disso, você precisa do aval da FIFA, que só fornece esse aval dentro do período da janela. Por isso esse processo demanda um pouco mais de tempo. O importante é que conseguimos ter sucesso nas transferências internacionais. Além do Cangá, também havia a situação do Bruno Nazário, que tinha vínculo com um clube alemão. Conseguimos protocolar a inscrição deles porque já tínhamos toda a documentação pronta. O Cangá só não entrou no BID na quinta (20) por conta do feriado"

O Vasco adquiriu o Matías Galarza na temporada passada. Por qual motivo só agora o novo contrato dele foi registrado?

"O Galarza era um atleta que estava emprestado e foi adquirido pelo Vasco em definitivo. Para fazer essa transação, você precisa realizar um processo na FIFA e na CBF, via sistema. Esse processo demanda tempo e isso faria com que o atleta ficasse sem condição de jogo. Quando ele foi adquirido no ano passado, vale lembrar, ele era titular e vinha sendo aproveitado nos jogos. A gente preferiu não perder o atleta naquele momento e deixar para o final do ano. No final do ano, porém, a janela fechou mais cedo e não tivemos como fazer esse processo. Finalizamos esses trâmites agora, no início da temporada, com a abertura das janelas brasileira e paraguaia. Como a inscrição para o Carioca se encerrou antes e não poderíamos protocolar o novo contrato sem rescindir o antigo, o que aconteceu apenas no dia 19, o Matías acabou ficando de fora da estreia"

Por qual motivo o Matheus Barbosa e o Getúlio não poderão ser utilizados na estreia?

"O Matheus Barbosa e o Getúlio chegaram no dia do encerramento da inscrição da FERJ. O grande problema foi que eles não tinham a rescisão (do contrato antigo) registrada no BID até o prazo determinado. O Matheus já está regularizado no BID. O Getúlio ainda não, mas estará até o final da semana. Os dois estarão aptos para a segunda partida. Também estamos correndo para registrar a renovação do Vanderlei, que se juntou ao elenco nessa semana"



Fonte: Site oficial do Vasco