Morre Joãozinho, ponta-direita do Vasco nos anos 60
Terça-feira, 18/01/2022 - 10:13
Morreu na madrugada desta terça-feira, dia 18, o ex-ponta-direita João Batista Ramos, o Joãozinho, que teve passagens pelo futebol carioca, defendendo times como Vasco da Gama, Olaria e America. Ele tinha 82 anos e deixa três filhas e três netos.

João Batista Ramos, o Joãozinho, nasceu em Barra Mansa no dia 18 de outubro de 1939. Começou no Barra Mansa FC, time de sua cidade natal, e era conhecido como Joãozinho do Dulphe. Dulphe era seu pai, que também foi jogador de futebol.

Em 1959 foi para o Rio de Janeiro e começou no no profissional no Vasco da Gama, como reserva de Sabará. Teve muitas oportunidades, participou de campeonatos, jogou como titular e conheceu o mundo viajando com clube cruzmaltino.

Depois foi emprestado ao Olaria. Após três meses no time da Rua Bariri, Joãozinho foi contratado pelo America onde fez parte de um grande time com Edu e Antunes, imrãos mais velhos de Zico. Foi no clube de Edson Passos que o ponta direita encerrou a carreira.

Nos tempos de futebol, o jogador era uma exceção. Estudava Direito durante a noite na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Depois de encerrar a carreira, em 1970, Joãozinho começou a exercer a profissão de advogado. Também trabalhou no ramo da construção civil.

Depois que parou de jogar, voltou para Barra Mansa. Ele tinha três filhas (Lilia, Ana e Silvia) e três netos (João Fernando, Matheus e Daniel). Joãozinho morreu em sua cidade natal, nesta madrugada e será sepultado às 14 horas.



Fonte: O Curioso do Futebol (texto), Terceiro Tempo (foto)