Diretor médico do Vasco fala sobre situações de Yuri Lara e Jhon Sánchez
Quinta-feira, 13/01/2022 - 12:12
Seguindo o protocolo elaborado pelo Departamento de Saúde e Performance no início da temporada, os jogadores do elenco profissional do Vasco da Gama foram submetidos nesta semana a uma nova rodada de testes da Covid-19.

Os resultados finais dos mesmos foram conhecidos na tarde desta quinta-feira (13/01) e apenas um atleta teve diagnóstico positivo, o volante Yuri. O jogador foi afastado de forma imediata das atividades no CT Moacyr Barbosa, na Cidade de Deus.

Por estar assintomático, Yuri será reintegrado ao grupo na próxima segunda-feira (17), iniciando o protocolo de volta às atividades, que prevê avaliações cardiológicas e treinamentos indoor nos primeiros dias pós-retorno da Covid-19.

– Para minimizarmos o contágio interno, distribuímos borrifadores com álcool 70%, aumentamos a cobrança do uso de máscaras em ambientes indoor e redistribuímos a cartilha para controle da Covid 19. Além das medidas comportamentais, colocamos em prática testagens periódicas e busca ativa de contactantes sintomáticos. Passamos a utilizar também os protocolos validados pelo CDC (Centre of Disease Control) para afastamento e retorno pós-infecção. Vale lembrar que todo atleta no retorno pós-infecção por COVID-19 faz exames cardiológicos, para rastreio de alterações miocárdicas agudas e sequelas – afirmou o diretor médico Gustavo Caldeira, explicando na sequência como anda a recuperação do equatoriano Jhon Sánchez.

– Pelo fato já ter cumprido os sete dias de isolamento, o Jhon Sánchez já estaria apto a retornar, porém ainda apresenta sintomas gripais. Diante disso, seu retorno aos trabalhos com o grupo está condicionado a ausência de sintomas por 24 horas – finalizou.



Fonte: Site oficial do Vasco