Vasco rejeita proposta do Boavista de parcelar dívida por Nathan
Quarta-feira, 15/12/2021 - 08:14
A venda do lateral-direito Nathan do Vasco ao Boavista, de Portugal, ganhou ares de novela e parece que está longe de um desfecho. Após ser punido pela Fifa com um 'transfer ban' e ficar proibido de registrar novos atletas, o clube português fez uma oferta à equipe carioca para pagar 1,1 milhão de euros (cerca de 6,8 milhões de reais na cotação atual) em parcelas, mas a diretoria cruzmaltina rejeitou.

Com a negativa do Vasco para receber o montante parcelado, o Boavista-POR segue punido pela Fifa e continua proibido de fazer contratações. Segundo apurou a reportagem com fontes no clube português, a proposta foi enviada ao Vasco na última segunda-feira, e lusitanos gostariam de dividir o valor em mais de cinco parcelas com quantias iguais.

Além de receber 200 mil euros pelo empréstimo - valor que foi pago à vista - o Vasco tem que embolsar pela venda do lateral-direito 1,1 milhão de euros (cerca de 6,8 milhões de reais na cotação atual), que devem ser pagos em duas parcelas de 550 mil por 75% dos direitos econômicos: a primeira com vencimento em 31 de julho de 2021 e a segunda com vencimento em 31 de dezembro de 2021.

Como o pagamento da primeira parcela da venda não foi realizado no prazo estabelecido em contrato, o Vasco notificou o Boavista três vezes para solicitar o recebimento do montante. O Cruzmaltino esperou 30 dias de inadimplemento para enviar o comunicado, constituindo o time português em mora e concedendo prazo adicional de 10 dias para o pagamento, na forma do artigo 12bis do RSTP da FIFA.

Como não aconteceu a quitação da dívida por vontade própria, o Vasco ingressou com processo na FIFA nos para cobrar a quantia junto ao Boavista. Passado o período que a entidade deu para que houvesse a regularização do problema, o "transfer ban" acabou sendo aplicado aos portugueses.

A reportagem entrou em contato com membros da diretoria do Boavista-POR, mas o retorno dado foi que esse assunto está sendo discutido internamente.

Nathan chegou ao Vasco em 2017, após se destacar pela Portuguesa-RJ. A sua melhor temporada com a camisa vascaína foi em 2019, quando entrou em campo 39 vezes. Em 2020, o jovem lateral disputou oito partidas (entre Sub-19 e Sub-20) e era a quinta opção no elenco principal. Pelo Boavista, o jovem de 20 anos atuou em 38 oportunidades até o momento, deu duas assistências e anotou um gol.

O que é essa medida de transfer ban e por quem ela é aplicada?

O "transfer ban" nada mais é do que uma das sanções que as entidades de prática desportiva podem sofrer em razão do descumprimento ou violação do Regulations on the Status and Transfer of Players – RSTP. Essa punição administrativa aplicada pela FIFA versa sobre a impossibilidade de os clubes realizarem novas contratações em razão de pendências financeiras na transferência de outros atletas. (retirado do site Meu Peixão).



Fonte: Coluna do Venê - O Dia