Conheça a trajetória de Russinho, o 'ídolo esquecido' do Vasco
Segunda-feira, 20/09/2021 - 03:20
RUSSINHO: um ídolo esquecido. Análise inédita do ídolo traz… | by Bruno Pagano | Medium

RUSSINHO: um ídolo esquecido

O primeiro jogador do Vasco a marcar 100 gols também foi o único a conseguir realizar tal feito nos 100 primeiros jogos como titular. Excluído pela AMEA e eleito o melhor do Brasil em 1930, tem a maior média de gols dentre os maiores artilheiros do Clube e foi o herói da histórica goleada de 7 gols no Clássico dos Milhões. Quase um século mais tarde, essa investigação inédita que propõe relembrar a carreira do craque encontra novas fontes, entrevistas, imagens e um raro vídeo esquecido na internet que flagra um gol de Russinho no auge do futebol da década de 20.

Fonte: reprodução
Fonte: 1 - Centro de Memória do Club de Regatas Vasco da Gama. 2 - Jornal Diário da Noite.
Fonte: blog Memória do Torcedor Vascaíno.

O Primeiro Grande Artilheiro do CRVG

AQUI, um pequeno índice pra você navegar melhor usando o CTRL+F:

#1- A trajetória de Russinho no Vasco

#2 — Arquivos raros: vídeo esquecido na internet flagra gol de Russinho em 1926

#3 — Russinho, o amadorismo marrom e a propaganda nos anos 20 e 30.

#4 — Conclusão

#1- A trajetória de Russinho no Vasco

#1.1 - O Vasco que Russinho encontrou (1923–24)

#1.2 - A Temporada de 1924

Fonte: página do Facebook A Tijuca de antigamente
A equipe do Vasco, que em 1924 conquistou o título, no estádio do Andarahy. Em pé: Leitão, Mingote, Brilhante, Negrito, Nelson, Cecy, Russinho, Arthur, Paschoal e Torterolli. Agachado: Bolão. Fonte: O Malho, 02.08.1924.

#1.3 - A Temporada de 1925

#1.4 - A Temporada de 1926

#1.5 - A Temporada de 1927

A equipe que inaugurou o Stadium Vasco da Gama. Russinho era o 2º em pé, segurando justamente a parte vascaína da costura que trazia a bandeira da AMEA e de seus 10 clubes filiados. Fonte: Centro de Memória do Club de Regatas Vasco da Gama.
O primeiro Vasco x Flamengo de São Januário. Era um festival amistoso para arrecadar fundos ao novo avião da tripulação do Argos e do major Sarmento de Beires, homenageados dias antes na inauguração do Stadium. Por isso, confundem-se na imagem os supracitados e os jogadores de Vasco e Flamengo. Russinho está ao lado esquerdo da foto, ajoelhado entre dois flamenguistas, com as mãos ao ombro do único sujeito deitado. Marcou 1 gol na vitória vascaína por 3 a 1. Fonte: Centro de Memória do Club de Regatas Vasco da Gama.

#1.6 - A Temporada de 1928

Em 1928, pela semifinal do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, um Distrito Federal (Rio de Janeiro) x Bahia em São Januário teve um fato curioso. Minutos após marcar o único gol do jogo, Russinho recebeu uma entrada violenta de Popó, do combinado baiano, e teve que deixar a partida. A revolta dos torcedores presentes em São Januário contra a violência de Popó gerou tanta confusão que o jogo não teve segundo tempo. O gol solitário botou os cariocas na final, que sem Russinho, ainda contundido, venceram o combinado do Paraná e foram campeões nacionais. Fonte: Revista da Semana, 8.12.1928.

#1.7 - A Temporada de 1929

Fonte: reprodução
Fonte: Centro de Memória do Club de Regatas Vasco da Gama.
Fonte: O Paiz, 26.11.1929

#1.8 - A Temporada de 1930

"VOTAE EM RUSSINHO": O avião que sobrevoou os estádios de futebol fazendo campanha para Russinho e a mobilização da Casa Wilson e seus funcionários para contribuir com 50 mil votos. Fonte: 1 - Blog Memória do Torcedor Vascaíno. 2 - Diário da Noite, 31.5.1930
Parte da Comissão que ajudou na eleição do craque como Leader dos Footballers Brasileiros. Fonte: Diário da Noite, 31.5.1930.
Foram capturadas muitas belas imagens desse episódio no Stadium Vasco da Gama. A imagem que abre o presente trabalho, com Russinho e seu Chrysler, é um trabalho de recuperação, reproduzido por várias páginas na internet, da 3ª imagem desta matéria de 1930. Fonte: O Malho, 21.6.1930.

#1.9 - A Temporada de 1931

Fonte: blog Memória Vascaína.
Na reportagem do Diário de Notícias, com a análise de cada gol, é possível identificar não apenas os 4 gols de Russinho, como também suas 2 assistências. Ele só deixou de participar de 1 gol naquele jogo. Fonte: Diário de Notícias, 26.4.1931
Fonte: O Paiz, 26.11.1929.
Fonte: Diário da Noite, 1.5.1930.
Russinho, capitão do Vasco, e o craque Samitier, capitão do Barcelona. Fonte: Centro de Memória do Club de Regatas Vasco da Gama.
Fonte: Jornal dos Sports, 28.7.1931.
1 — "Russinho é o jogador mais popular do Rio. Sua atuação, no Velho Mundo, tem sido das mais brilhantes". 2 — O regresso do Vasco, onde hoje é a região do Píer Mauá.

#1.10 - O Início do Fim

Fonte: anotandofutbol.blogspot.com

TABELA 1: a evolução dos números de Russinho ao longos das 11 temporadas no Vasco.

TABELA 2: os episódios que marcaram a carreira de Russinho em sua passagem pelo Vasco.

#2 - Arquivos raros: vídeo esquecido na internet flagra gol de Russinho em 1926

Fonte: O Malho, 29.5.1931
Siga nosso trabalho no Youtube: BP Colina

#3 - Russinho, o amadorismo marrom e a propaganda nos anos 20 e 30.

O Diário da Noite exalta o sucesso do concurso e "O valor da propaganda".
"A victoria do Concurso Monroe — Um acontecimento realmente sensacional e sem precedentes na historia da propaganda commercial e do jornalismo brasileiro". Fonte: Diário da Noite, 2 de junho de 1930.

#4 - Conclusão

Sobre o autor:

História/UFRJ — foco na História do Vasco. Hoje trabalha com Educação. Antes, passagem pelo Centro de Memória CRVG. escrevo sobre Vasco pelo codinome BP Colina!

História/UFRJ — foco na História do Vasco. Hoje trabalha com Educação. Antes, passagem pelo Centro de Memória CRVG. escrevo sobre Vasco pelo codinome BP Colina!



Fonte: Medium.com