Futebol Paralímpico: Em busca de seu 6º título, Vasco disputará o Brasileiro a partir de 16/08
Sábado, 07/08/2021 - 02:45
A agenda de competições pós pandemia enfim tomou corpo. Com ciclo paralímpico, protocolos contra a COVID e muita paciência para aguardar o calendário de vacinação, esses anos foram desafiadores para a organização do Campeonato Brasileiro de Futebol de PC. A ANDE quis assegurar que todos os preceitos diante da pandemia pudessem ser cobertos à risca para um evento de porte e finalmente tem as condições necessárias para a realização.

Apesar de não estar entre as 22 modalidades que estão no Programa Paralímpico de Tóquio, o Futebol PC é tradicional no movimento paradesportivo e certeza de excelentes resultados em grandes competições, como a hegemonia brasileira em Parapan-Americanos, trazendo a medalha de ouro em todas edições que participou. Nós temos uma modalidade muito forte, são duas divisões com 18 times no total, clubes que investem na modalidade e na carreira dos atletas, com estruturas que se aperfeiçoam a cada ano. Acredito que são os motivos de termos uma seleção brasileira tão vitoriosa. Isso é um trabalho contínuo de gestão, organização e educação que nos esmeramos aqui na ANDE, dando esse respaldo pra modalidade sempre evoluir – diz Artur Cruz, presidente da Associação Nacional de Desportos para Deficientes.

O Campeonato Brasileiro de Futebol de PC contará com 7 times da primeira divisão: CETEFE, CAIRA, CEPE, AMAPED/Praia Clube, APBS/ Santos FC, Clube do Otimismo e Vasco da Gama, vencedor da última edição do Brasileiro, em 2019. Do ponto de vista técnico, a competição vai servir como observação para a seleção brasileira: Paulo Alberto da Veiga Cabral, técnico da seleção brasileira, estará presente no evento para escolher os atletas que vão participar do seleto grupo. Leonardo Baideck, diretor técnico, afirma que a expectativa é alta – esperamos ter um campeonato com o mesmo nível técnico da ultima edição, em 2019, altíssimo, com foco na Copa do Mundo de Futebol PC, que será realizada em Barcelona, em abril de 2022. Do ponto de vista disciplinar, esperamos o mesmo desempenho também, já que não tivemos sequer um cartão vermelho em toda competição.

O evento acontece entre os dias 16 e 22 de agosto no CT do Comitê Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, e terá a final transmitida ao vivo pelo canal SPORTV.

A lista de convocação de árbitros e classificadores também já está disponível (confira aqui).

Acompanhe mais notícias em http://ande.org.br/.



Fonte: Ande