Conheça alguns feitos de Ademir, que estaria completando 100 anos nesta 2ª-feira
Segunda-feira, 08/11/2021 - 21:16
EstudeVasco @EstudeVasco
Ademir Menezes é um dos ‘GOATs' do futebol mundial.

Nesta thread apresentamos os feitos e reconhecimentos que o confirmam como um dos maiores. 👇



Ademir foi o maior artilheiro (em jogos oficiais) da Seleção Brasileira antes do surgimento de Pelé, com 32 gols.

📸: peguei no @bacalhau_o



Ademir foi o artilheiro (9 gols) e o jogador com mais passes pra gols (6) da Copa do Mundo de 1950. Foi o primeiro jogador que se tem registros a alcançar o feito de 15 participações em gols numa Copa do Mundo, marca nunca superada.



Ademir decidiu o título do Sul-Americano de 1949 para Seleção Brasileira fazendo 3 gols na decisão, o Brasil não era campeão sul-americano há 27 anos. É o único jogador até hoje a ter um hat-trick em final de Copa América ou Eurocopa.



Ele também decidiu o título do Pan-Americano para o Brasil, em 1952, com 2 gols na grande decisão dando ao Brasil o seu primeiro título em território estrangeiro.



Sempre decisivo, Ademir não só garantiu títulos para a Seleção como também a todos os clubes que defendeu.

Pelo Sport, por exemplo, Ademir fez um hat-trick no Clássico dos Clássicos (vs Náutico) que garantiu o título pernambucano de 1941 ao Leão.



Pelo Vasco fez 2 gols no jogo que deu o título carioca de 1945 e depois repetiria o feito em 1950.

Também fez 2 gols na final do Torneio Internacional do Rio de 1953 contra o Flamengo.



Pelo Fluminense fez o gol do título tricolor do Supercampeonato de 1946, um dos títulos mais importantes da história do clube.



Em uma época sem tantos torneios oficiais, Ademir conquistou 25 títulos oficiais. 12 pelo Vasco, 6 pela Seleção, 3 pela Seleção Carioca, 2 pelo Sport e 1 pela Seleção Pernambucana e 1 pelo Fluminense. O jogador mais vitorioso do mundo nos anos 40 e 50.



Entre 1949 e 1950, Ademir protagonizou um dos maiores auges da história do futebol. Em 86 jogos fez 110 gols e 39 assistências. Ganhou 3 títulos e foi artilheiro de 5 torneios oficiais.



Após a Copa do Mundo de 1958, Ademir foi eleito para a Seleção de todos os tempos da Seleção Brasileira por votação popular promovida pela Manchete Esportiva.

Ele terminou como o jogador mais votado e o único a ser escalado em 3 posições diferentes no ataque.



Ademir foi o jogador escolhido para estampar a capa do álbum "Ídolos do futebol brasileiro" de 1956.

📸: mais uma do @bacalhau_o



Ademir foi o futebolista escolhido pela revista Manchete para a série "Reis do Esporte Brasileiro", de 1953. A revista o define como um homem de muitos títulos, mas "o seu maior título é a sua incontestável popularidade, a maior já alcançada por um pebolista do Brasil".



Ademir foi eleito o 7º maior desportista do mundo de 1950 por votação popular do jornal catalão Mundo Deportivo. Foi o 1º entre os futebolistas.



O mesmo Mundo Deportivo em 27/12/1951 se referiu a Ademir como o melhor centroavante do mundo e disse que ele era tão famoso no Brasil quanto Presidente da República.



Em 1955, Ademir fez sua primeira excursão à Europa com o Vasco. Os clubes europeus exigiram em contrato que Ademir jogasse todos os jogos, pois era uma grande atração nos gramados da Europa.



Voltando à Seleção Brasileira... Ademir brilhou no jogo contra a Iugoslávia na Copa do Mundo de 1950. Os iugoslavos ficaram impressionados...



Em 1954, Ademir foi incluído na lista oficial da Copa do Mundo do mesmo ano pelo Conselho da CBD mesmo tendo ficado lesionado durante quase toda a temporada de 1953.



Mas a comissão técnica do Brasil cortou Ademir por suas condição física.

Esta decisão causou muita polêmica. Gentil Cardoso, inclusive, ficou indignado com a saída de Ademir e se propôs a fazer um treinamento especial com o jogador para que ele fosse à Copa.



Ademir foi e ainda deveria ser um ícone nacional. Um dos jogadores mais letais, velozes e decisivos da história do futebol. Merece todo o reconhecimento que pudermos dar!

O maior de seu tempo e um dos maiores de todos os tempos.
#Ademir100



Fonte: Twitter Estude Vasco