Vasco de Portugal se inspira no clube carioca, mas se firma no basquete
Terça-feira, 26/10/2021 - 19:54
Vasco da Gama foi um navegador português que entre 1497 e 1499 descobriu o caminho da Europa para a Índia. Seu nome e suas histórias influenciaram no batismo do Club de Regatas Vasco da Gama, em 1898. O que poucos sabem, porém, é que 22 anos depois deste feito, o caminho seria o inverso, com a tradicional agremiação cruzmaltina do Rio de Janeiro inspirando o Sporting Clube Vasco da Gama, da cidade de Porto (POR).

Assim como o famoso brasileiro, o "primo mais novo" de Portugal também foi fundado por operários. Inclusive, seu segundo presidente da história, Joaquim Alves Teixeira, possuía parentes emigrantes, que foram morar no Rio e passaram a torcer pelo "Gigante da Colina".

E as semelhanças com o Club de Regatas Vasco da Gama não estão só no nome. Bandeira e uniforme se assemelham em muitos pontos, principalmente na utilização da cruz de malta. No escudo mais atual dos portugueses, porém, há uma bola de basquete, numa referência clara ao esporte onde se tornou mais tradicional e que hoje é o carro-chefe da agremiação.

Ano passado, o Sporting Clube Vasco da Gama completou 100 anos e Roberto Dinamite, ídolo cruzmaltino, enviou uma mensagem de felicitações em vídeo:

"Amigos torcedores do Sporting Clube Vasco da Gama! Que orgulho! Que prazer! São 100 anos de muita vida, união de todos vocês. Nesse dia tão especial, quem está falando aqui é o Roberto Dinamite, número 10 do Vasco, maior artilheiro da história do Vasco. Então quero desejar muitas felicidades para vocês! Parabéns pelo centenário e muitas felicidades. Estamos juntos. Valeu!".

Manuel Rodrigues lembrou com carinho deste momento:

"O Vasco fez 100 anos em 2020 e tivemos uma mensagem muito emotiva do Roberto Dinamite. Foi transmitida para todos os adeptos do Sporting Clube Vasco da Gama. Foi uma mensagem muito bonita e que ficará gravada em nossos corações".





Vasco já cedeu uniformes para o "primo português"

Um dos momentos mais emblemáticos de "união Brasil-Portugal", como diz o hino vascaíno, foi quando o Vasco brasileiro cedeu uniformes para o "primo português".

"No princípio de nossos anos como equipe de basquete, fomos equipados com uniformes oferecidos pelo Club de Regatas Vasco da Gama. Jogamos algumas temporadas com equipamentos deles. Isso teve um simbolismo muito importante na relação entre os clubes", lembrou Manuel Rodrigues.

Até meados de 2018, o uniforme da equipe de basquete se assemelhava bastante com o do clube brasileiro, com direito a uma faixa transversal, mas a cruz de malta no centro da camisa. No atual, porém, a faixa já não existe mais.



"Vasco vai dar a volta por cima"

Embora a relação atual esteja distante, o Sporting Clube Vasco da Gama está na torcida por dias melhores da equipe de São Januário, que atualmente se encontra na Série B.

"Estamos atentos, mas acho que o Vasco, com sua força guerreira, vai dar a volta por cima, e num instante, vai estar novamente prestigiado no Campeonato Brasileiro", declarou o presidente lusitano.



Outro Vasco de Portugal está desativado

O Sporting Clube Vasco da Gama não é o único de Portugal que se inspirou no Club de Regatas Vasco da Gama. Na pequena cidade de Recarei há o Vasco da Gama Futebol Clube, fundado em 1930, e que durante décadas disputou torneios de várzea no país. Atualmente ele se encontra desativado.

Em 2019 o UOL Esporte acompanhou a visita do bisneto de um dos fundadores a São Januário. Na ocasião, ele revelou seus planos de reativar o clube.



Fonte: UOL