Faltam 20 dias para o centenário de Ademir Menezes; veja sua certidão de nascimento
Terça-feira, 19/10/2021 - 07:15
Depois de um dia repleto de homenagens a Roberto Dinamite, que vai ganhar uma estátua em São Januário, os olhos dos vascaínos se voltaram para outra lenda cruz-maltina: Ademir Menezes, artilheiro do Expresso da Vitória e da Copa do Mundo de 1950.

Algumas fontes (Wikipédia e CBF, por exemplo) informam que o "Queixada" teria nascido em 1922, mas elas estão equivocadas. Ademir nasceu no dia 8 de novembro de 1921, às 22 horas, em Recife. Portanto, estaria completando 100 anos daqui a 20 dias caso ainda estivesse vivo. Ele faleceu no dia 11 de maio de 1996 no Rio de Janeiro.

O (re)descobridor da verdadeira data de nascimento de "Adhemyr" (grafia original do nome do ídolo vascaíno) foi o pesquisador João Alberto Machado, torcedor do Vasco e estudioso do Expresso da Vitória. Ele localizou, em 2009, a certidão de nascimento de Ademir. Um trecho do documento encontra-se reproduzido abaixo.

As passagens sublinhadas em vermelho dizem, respectivamente, o seguinte:

1ª) "Aos dez dias do mez de Novembro de mil novecentos e vinte e um" [data do registro]
2ª) "Antonio Clemente Rodrigues de Menezes" [nome do pai]
3ª) "no dia oito do mez corrente às vinte e duas horas" [data e hora do nascimento]
4º) "Adhemyr Marques de Menezes" [nome]



A ficha mais antiga de Ademir no Vasco, datada de 1942, traz a data de nascimento correta: 8 de novembro de 1921. Veja abaixo.



Fonte: NETVASCO