Filho de Chacrinha, Leleco Barbosa fala sobre a sua relação com o Vasco
Sábado, 02/10/2021 - 01:21
Um dos maiores propagandistas do Club de Regatas Vasco da Gama. É assim que Leleco Barbosa define o pai, o saudoso Abelardo Barbosa de Medeiros, o Chacrinha.

A paixão do apresentador pelo time nunca foi segredo para ninguém. Além de acompanhar, quando possível, os jogos em São Januário, inúmeras vezes gravou o programa utilizando a camisa do Clube, vestindo também as chacretes com o uniforme e inovando com os bordões em alusão ao Gigante.

Se estivesse vivo, o Velho Guerreiro completaria 104 anos nesta semana. Por ocasião da data, o Clube preparou uma homanagem especial para aquele que é considerado o maior comunicador da televisão brasileira. O local de gravação da VascoTV passou a se chamar "Estúdio Abelardo Chacrinha Barbosa".

O SuperVasco conversou com exclusividade com Leleco, que hoje gerencia todo o legado da carreira do artista. Ele não escondeu a emoção amando soube que o pai seria homenageado pelo Vasco da Gama.

- Foi muito gratificante, fiquei muito emocionado, a família toda. O Vasco já tinha feito uma homenagem na época do Eurico Miranda, em que foi colocada a caricatura dele na manga. E agora, meu amigo Jorge Salgado, fez essa grande homenagem, eternizando o estúdio da VascoTV. Depois de tantos anos do falecimento, realmente fica ainda muita emoção com essa homenagem ao Velho Guerreiro, principalmente para mim, que tomo conta de toda a gestão da vida dele. Desde 1946 a mamãe frequentava o Vasco e isso foi passando para os filhos e netos. Uma homenagem muito bacana e especial.

Questionado sobre como se iniciou todo esse encanto do Velho Guerreiro com o Gigante da Colina, Leleco explicou a influência dos filhos, detalhando como era essa relação.

- A relação do Chacrinha se iniciou por causa dos filhos, de nós todos. Papai não tinha tempo para ver futebol, cuidava 24 horas do programa, fazia muitos shows, rádio, jornal, mas a pressão nossa foi tão grande que ele pegou gosto e encarnou o Vasco da Gama de uma maneira enorme. Na nossa opinião, ele foi um dos maiores propagandistas do Vasco da Gama no Brasil todo. Ele se vestia de Vasco, vestia as chacretes, usava os bordões enaltecendo o time, então ele encarnou realmente. Queria saber sempre quando o Vasco jogava, o placar dos jogos. Virou vascaíno doente.

Após um período afastado do Cruzmaltino, Leleco Barbosa foi eleito conselheiro pela chapa Mais Vasco, do atual presidente Jorge Salgado. Durante a entrevista com a nossa equipe, ele recordou a relação com Eurico Miranda e fez duras críticas às administrações de Roberto Dinamite e Alexandre Campello.

- Eu me afastei desde que o Roberto Dinamite assumiu. Quem me apresentou o Eurico foi o Salgado, há 45 anos. Naquela época o Eurico foi candidato a presidente pela primeira vez e tivemos uma relação muito grande. Mesmo depois de ganhar força dentro do Vasco, sempre foi uma pessoa que reconheceu o papai como grande propagador do Vasco. Tanto que, na sala dele, tinha uma foto dele e do papai com a camisa do Vasco, sempre prestigiando. Voltei como conselheiro agora com o Jorge, mas me afastei com o Dinamite e o Campello, porque foi humilhante demais o que eles fizeram com o Vasco.

O filho do comunicador concluiu fazendo elogios ao atual mandatário do Vasco e enaltecendo a força da torcida. Em sua opinião, o acesso à Série A ainda é possível.

- O Jorge Salgado ganhou a eleição, vamos ver se agora dá um jeito no Vasco. É um empresário bem sucedido, não precisa do Vasco da Gama para nada. Tem uma equipe muito boa, de gente mais nova querendo trabalhar, mas pegou um pepino grande pela frente. Dívida milionária, Segunda Divisão... Agora temos essa posição delicada na tabela, mas o Vasco é o Time da Virada. Vamos torcer pra conseguir reverter essa situação. O time passando para a Série A, Deus vai iluminar e tenho certeza que o Velho Guerreiro vai ficar muito feliz. A força que a torcida do Vasco tem é impressionante. Se ganhar esses dois jogos agora, acredito que fica mais fácil e o time vai pegar um embalo. Vamos embora. O lema do Vasco é o time da virada e do amor. Vamos acreditar nisso até o fim.



Fonte: Supervasco