Juvenil: Cauan Barros, jogador vascaíno de origem indígena, foi tema de reportagem do 'Esporte Espetacular'; assista
Domingo, 12/09/2021 - 12:37
Jogador contratado para a base do Vasco tem origem indígena



Fonte: ge


Destaque do sub-20, indígena transforma tribo no interior de Pernambuco em verdadeiro reduto do Vasco

Se no Rio de Janeiro Cauan Barros, jogador da equipe sub-20 do Vasco, ainda é desconhecido, no interior de Pernambuco à beira do Rio São Francisco a situação é bem diferente. Indígena da etnia dos Pankararus, o jovem virou atração em sua tribo após assinar o primeiro contrato profissional com o clube carioca e gerou uma verdadeira revolução nos costumes de assistir futebol entre os familiares e amigos.

"O meu pai começou a chorar. Ligou para a minha mãe, que estava no mercado com as irmãs. Quando soube da notícia começou a gritar e chorar. Acho que a ficha ainda não caiu para a minha família. Minha mãe mesmo já falou."

São cerca de 7 mil Pankararus cadastrados no Governo Federal. Muitos ainda vivem no local de origem e em casinhas simples de barro, mas, por influência do jogador, estão em alta na aldeia antenas de televisão.

- Eu assistindo ao jogo com minha família fui às lagrimas. Todo mundo falando que eu podia chorar. Porque era meu filho que estava fazendo gol – lembrou seu Clecio Monteiro, quando viu o gol de Barros em clássico contra o Flamengo pelo sub-17.

Clecio foi o grande incentivador para que o filho chegasse a um grande clube. Ao perceber que já se destacava entre os meninos mais velhos da tribo, ele o levou para fazer testes em alguns times. Cauan chamou atenção do Vasco aos 15 anos, quando já atuava pelo Primavera do interior de São Paulo. Desde então em São Januário, ele, hoje com 17, já é uma promessa e o grande orgulho da família.

- Por ele ter aberto mão da infância, adolescência, por querer vencer, realizar um sonho de querer dar uma vida melhor não só para ele, mas para toda família. Isso é muito emocionante.

O futebol que fez o filho sonhar e partir da aldeia, agora vai uni-lo aos pais novamente. Barros, que mora no alojamento de São Januário, em breve estará ao lado de Clecio, Luciana (mãe) e Cauana (irmão) - que estão de mudança para o Rio de Janeiro.



Fonte: ge