Apesar da regra que limita trocas, 25 dos 40 clubes das Séries A e B já mudaram de treinador
Sexta-feira, 10/09/2021 - 17:29
Um desavisado pode achar que se trata de início de temporada. O Santos apresentou Fabio Carille. O Vasco anunciou Fernando Diniz. Já Athletico, Brusque e Vila Nova -GO estão à procura de um treinador. O mês de setembro, que marca a virada de turno na Série A do Brasileiro e já tem a Série B avançando em sua segunda metade, mostra que as regras criadas para conter a já tradicional dança das cadeiras falharam. Os mecanismos foram driblados, e 25 dos 40 participantes das duas primeiras divisões nacionais já trocaram o comando da equipe ao menos uma vez.

Os mais novos trabalhos na praça são de Carille, no Santos, e de Diniz, no Vasco. Este último, na verdade, ainda nem arregaçou as mangas. Foi anunciado pelo clube ontem e chega ao Rio neste sábado para comandar o treino no dia seguinte. Seu primeiro jogo à frente do time carioca será na quinta-feira, contra o CRB, em Maceió. O acerto é válido até o fim da Série B, em dezembro.

Os últimos dias de Diniz foram agitados e resumem o fracasso da tentativa de se colocar freios no troca-troca de técnicos — através da cláusula que limita a duas vezes as demissões por parte dos clubes ao longo do Brasileiro, assim como os pedidos de desligamento feitos pelos treinadores. Há cinco dias, Diniz comandava o Santos. Foi demitido após a derrota para o Cuiabá, na Arena Pantanal.

O Santos agiu ainda mais rápido do que Diniz. Na quarta-feira, anunciou Carille como novo comandante. O vínculo vai até dezembro de 2022. Ele é o terceiro treinador da equipe paulista na temporada (o argentino Ariel Holan, que pediu demissão em abril, foi o primeiro).

— Quando escolhe essa profissão, a gente sabe que é assim — comentou Carille durante sua apresentação. — Tem mudado a mentalidade de uma forma geral. Isso é importante. E espero que melhore cada vez mais. A sequência é importante para as ideias de jogo. Sabemos que é assim, me sinto muito em paz com tudo que ouvi aqui, uma conversa muito legal com o presidente (Andres Rueda).

A troca de Diniz por Carille foi a 11ª da Série A. E a 12ª está em curso. Ontem pela manhã, o português Antônio Oliveira entregou o cargo no Athletico. A diretoria ainda não decidiu o que fazer: se busca um substituto no mercado ou se o diretor de futebol Paulo Autuori assume a função, como já ocorreu no passado.

As 12 trocas no turno do Brasileiro (todas por clubes diferentes) quase igualam as 14 da primeira metade da edição passada. A comparação num recorte dos últimos cinco anos mostra que, apesar das novas regras, a média foi mantida. Em 2019, por exemplo, foram menos mudanças em 19 rodadas: dez. Em 2018, foram 19. No ano anterior, 15.

Na Série B, que também adotou a regra limitadora, o cenário é ainda pior. Em 23 rodadas, 18 treinadores já deixaram o cargo. São cinco trocas a menos do que o mesmo período da edição passada e uma a mais do que em 2019.

Este ano, apenas sete clubes não promoveram mudança desde o início da Série B. Alguns outros aparecem mais de uma vez nesta lista. Como o próprio Vasco. Os cruz-maltinos acertaram com Diniz um dia após o pedido de demissão de Lisca — que entrara no lugar do demitido Marcelo Cabo.

Além do revezamento de clubes e de treinadores na iniciativa pela demissão, a saída por comum acordo ganhou força como drible à regra limitadora. Foi como o Vitória agiu com Rodrigo Chagas naquele que é, até agora, o caso mais icônico da capacidade das diretorias de buscar caminhos alternativos (e questionáveis) para não parar com a dança das cadeiras.

Demitido após a segunda rodada, Chagas foi mantido como funcionário do clube após a contratação de Ramon Menezes. Ele precisou ameaçar entrar na Câmara Nacional de Resolução de Disputas da CBF para conseguir deixar o Vitória. No fim, sua saída acabou sendo como de comum acordo.

O próprio Ramon, que já não está mais no comando técnico, viveu situação parecida. Sua rescisão só foi publicada esta semana, um mês após a saída de fato. E o Vitória não foi transparente em informar se, oficialmente, ela ocorreu por vontade de uma das duas partes ou por acordo.



Fonte: O Globo Online