VP de história e responsabilidade social Horacio Junior fala sobre galeria do Vasco no eMuseu do Esporte
Sexta-feira, 10/09/2021 - 03:27
Um dos mais lindos capítulos da história do Club de Regatas Vasco da Gama será contado de forma inovadora, interessante e, certamente, inesquecível. Para o clube que se notabilizou pelas inúmeras conquistas dentro e fora do campo é importante resgatar, valorizar e preservar momentos que o tornaram referência esportiva e social. Por isso, em parceria com o eMuseu do Esporte, o Vasco ganhou nesta quarta-feira (08/09) um espaço virtual exclusivo para contar os feitos dos "Camisas Negras".

Este será o tema principal abordado na galeria com navegação em 3D, que o Clube passará a ter dentro do eMuseu, iniciativa que tem como objetivo celebrar a memória do esporte e seu legado em um formato inovador e colaborativo. O patrocínio do projeto do eMuseu do Esporte é da Enel Distribuição Rio, em conjunto com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio, por meio da Lei de Incentivo do Esporte, do Governo Estadual.

"Nesse projeto decidimos contar a história de um recorte temporal muito importante para o Vasco da Gama. As primeiras esquadras, a história dos Camisas Negras, com um foco especial nos atletas que venceram os campeonatos de 1923 e 1924. Detalhamos todo o processo de exclusão que resultou na Resposta Histórica e como isso está diretamente ligado à construção de São Januário. Decidimos contar essa história na plataforma do eMuseu pensando principalmente no torcedor off-rio. É uma história linda de luta contra o racismo e o preconceito social que deve estar ao alcance de todos", declara Horácio Junior, Vice-Presidente de História e Responsabilidade Social do Vasco.

Com o uso de fotos, documentos originais e vídeos, a galeria do Gigante da Colina no eMuseu vai explorar em detalhes o período entre os anos 1922 e 1927, quando o Clube se consolidou como uma das forças do futebol nacional, não só pelas conquistas dos títulos cariocas em 1923 e 1924, mas principalmente por sua luta contra a discriminação racial no esporte, forte naquela época, e infelizmente ainda presente nos dias atuais. Ao se recusar a aceitar a determinação para não utilizar atletas negros, pobres e/ou analfabetos em sua equipe de futebol, o Vasco da Gama marcou para sempre a história do esporte.

Além de visitarem a galeria 3D do Vasco, os torcedores cruzmaltinos poderão explorar outra funcionalidade exclusiva do eMuseu: a criação de suas próprias coleções de acervos digitais, como explica Bianca Gama Pena gestora do eMuseu do Esporte:

"O portal do eMuseu disponibiliza para todo torcedor a possibilidade de cada um contar a sua história e compartilhar seu acervo com o mundo, dentro ou fora de uma coleção existente. O eMuseu dá voz a todos os fãs do esporte."

O eMuseu do Esporte

Com o apoio de colecionadores, o eMuseu do Esporte já conta com dez galerias virtuais permanentes em uma plataforma 3D: Enel; Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT); Confederação Brasileira de Basketball (CBB); Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa); Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM); Comitê Brasileiro do Esporte Master (CBEM); Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB); Museu Galeria Olímpica, Desporto Militar e Comitê Olímpico do Brasil. Esses espaços contam com tour virtual com a exposição de acervos digitais inéditos, possibilitando experiências imersivas aos participantes. Os amantes do futebol também podem se encantar com duas exposições muito especiais: "Pelé 80 anos" e "Maracanã 70 anos".

O eMuseu do Esporte é uma realização da startup Gama Assessoria, em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), através da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Sociais e Cooperativas Sociais (ITECS).

Acompanhe e compartilhe as nossas postagens nas redes sociais, siga o perfil do Instagram, @emuseudoesporte_oficial e curta a nossa página no Facebook.



Fonte: Site oficial do Vasco