Arthur Sales completa 1 mês sem atuar no time profissional; jogador se machucou no dia 20
Sexta-feira, 27/08/2021 - 09:45
Numa Série B em que o Vasco decepciona sua torcida a cada rodada, uma das poucas surpresas positivas foi o surgimento de Arthur Sales, que fez bons jogos com Marcelo Cabo em julho. Apesar das atuações positivas, completará neste sábado um mês sem atuar pela equipe profissional. E por que o jovem de 19 anos não recebe oportunidades num momento de grave crise técnica da equipe? O ge reuniu alguns fatos que contribuíram para essa "geladeira" em Arthur.

Início promissor é freado por lance de individualismo no Morumbi

Depois de escassos minutos no estadual, foi efetivado por Marcelo Cabo como reserva da equipe profissional no mês de julho e logo caiu nas graças dos vascaínos com velocidade, dribles e bons passes, entrando em sequência nos jogos contra Confiança, Sampaio Corrêa, Coritiba e Náutico. O ápice de suas boas participações foi um belo passe de calcanhar para Morato marcar o gol de empate com os pernambucanos (veja no vídeo acima). Apesar da mudança de treinador, imaginava-se que seguiria jogando, não à toa participou dos dois primeiros jogos de Lisca. Mas um erro contra o São Paulo parece ter feito o garoto de 19 anos perder lugares na fila (veja no vídeo abaixo).



Após o duelo de ida com o Tricolor Paulista pelas oitavas de final da Copa do Brasil, disputado em 28 de julho, no Morumbi, Lisca comentou o lance da seguinte forma: "Tivemos uma situação clara com Arthur que faltou um pouquinho de experiência para ele servir o Cano na ultrapassagem".

Duas semanas depois, em 13 de agosto, ao ser questionado por que escolheu Figueiredo e não Arthur para tentar virar o jogo contra o Remo, Lisca voltou a citar o momento "fominha" do jovem.

- Figueiredo entrou bem contra o São Paulo, é um jogador de muita força e de ataque ao espaço. Tem boa presença na área também. Arthur está voltando aos poucos, jogou um jogo nos juniores e faltou assertividade a ele contra o São Paulo. Ele e Pec são dois jogadores que vão entrar.

O erro parece ter de fato incomodado Lisca, e o jogador não entrou em nenhuma das sete partidas posteriores à derrota por 2 a 0 no Morumbi.

"Emprestado" ao sub-20, onde é artilheiro

Dez dias após o jogo em São Paulo, Arthur Sales foi cedido para disputar uma partida pelo Campeonato Brasileiro Sub-20, contra o Athletico-PR, em 7 de agosto, mesmo dia em que o profissional encarou o Vitória, no Barradão. Embora não tenha jogado em julho, segue como artilheiro da categoria júnior na temporada até hoje, com 13 gols em 14 jogos.

Foi a primeira partida de Arthur pelo sub-20 desde que fora promovido por Marcelo Cabo. Jogou os 90 minutos, mas o Vasco acabou superado por 1 a 0. Já o time principal levou a melhor contra os baianos em Salvador.

Depois de reforçar o sub-20, ficou no banco com Lisca nos jogos contra Vila Nova, Remo e Londrina, mas não entrou. Diante de tal panorama, foi solicitado mais uma vez pelos juniores e enfrentaria o América-MG no último sábado (o Vasco perdeu por 4 a 1). Não foi possível pois se lesionou durante treino de não-relacionados da equipe profissional.

Atual panorama: em tratamento

Arthur Sales completará um mês sem atuar neste sábado porque ainda não tem condições de jogo. Segue em tratamento da entorse sofrida no tornozelo direito durante o treino do último 20 e, por isso, está fora do jogo com a Ponte Preta, no domingo, às 16h, em São Januário. Mas, a julgar pelas últimas partidas do Vasco, apesar dos apelos da torcida, ele está atrás de Figueiredo e Gabriel Pec dentre as opções aos titulares Morato e Léo Jabá.

Artilheiro e principal nome do sub-20, categoria que também conta com as promessas Cadu, Caio Eduardo e Andrey Santos, o jogador muito provavelmente será preservado num momento delicadíssimo do Vasco na Série B. Com 19 anos completos em março, é o segundo mais novo do elenco profissional - só Riquelme, de 18, é mais jovem.

Arthur Sales soma 10 jogos como profissional, cinco pela Série B, quatro pelo Carioca e um pela Copa do Brasil. Em julho, após o Vasco recusar proposta de R$ 8 milhões do Pafos, do Chipre, o capixaba de 19 anos teve reajuste salarial e renovou contrato até setembro de 2025.



Fonte: ge