Grupos políticos divulgam notas sobre execução das dívidas trabalhistas
Sexta-feira, 20/08/2021 - 07:34
Cruzada Vascaína @cruzadavasco
Vemos com preocupação tudo que vem acontecendo com nosso amado Club de Regatas Vasco da Gama. Muito se foi prometido na corrida eleitoral, porém 8 meses se passaram e nenhum resultado efetivo.

Um clube sem comando, com gestores omissos e descomprometidos.

Fonte: Twitter Cruzada Vascaína


NOTA OFICIAL DO GRUPO CAMISAS NEGRAS

O grupo Camisas Negras sempre se posiciona a favor do Club De Regatas Vasco da Gama, doa a quem doer. Vimos a necessidade de vir a público nos posicionar sobre os fatos recentes que afligem demasiadamente o nosso clube, seus associados +

e seu torcedores.

Desde que as últimas eleições do clube foram maculadas por ações antiéticas e golpistas partidas de 2 grupos, com o objetivo de tomar o poder a qualquer preço e apoiadas em liminares, no mínimo, estranhas e que não levaram em conta a lei e a verdade, +

uma diretoria sub-judice, incompetente, irresponsável e insensível vem destruindo o nome do Vasco, suas glórias e seu patrimônio financeiro e cultural.

O grupo Camisas Negras acusa os integrantes desta diretoria usurpadora e golpista de estar prejudicando o clube de forma grave+

e que poderá redundar na falência da instituição por administração temerária.

Nem o nosso grupo, nem a maioria dos sócios e da torcida suportam mais a patente falta de competência destes dois grupos que se encastelaram no poder do clube, de maneira oportunista, antidemocrática +

e golpista. Os resultados desta administração nas áreas esportiva e financeira são desastrosos e solapam as tradições do clube.

Conclamamos o Judiciário do Rio de Janeiro a parar de postergar as decisões de mérito sobre as eleições do ano passado, e exigimos o cumprimento +

da Justiça, dentro dos parâmetros legais, que demonstram claramente o desacerto das liminares conseguidas pela atual diretoria e seus cúmplices no CD. Não podemos mais tolerar que o clube seja prejudicado por manobras de bastidores e chicanas judiciais!

+

Veja os motivos na Petição Pública no link change.org/Eleições_Vasco…, e a assine também. Vamos recuperar o nosso Vasco. Já passou da hora de mudarmos o nosso destino.



Fonte: Twitter Camisas Negras



Guardiões da Colina @GuardioesColina
Posicionamento Guardiões da Colina 1/2



2/2 SV.



Fonte: Twitter Guardiões da Colina



RENUNCIEM TODOS - ELEIÇÕES URGENTES

O Vasco termina o 1º turno da Série B em 10º colocado na principal competição para o clube na temporada. Esse rendimento inaceitável se soma à eliminação na Copa do Brasil e o fatídico 5º lugar no Campeonato Carioca. Enquanto isso, o ilegítimo presidente do clube, Jorge Salgado e seu imediato, Carlos Osório, continuam calados.

A evidente limitação do elenco, a insuficiência do executivo de futebol, a troca de treinadores, são apenas fagulhas na labareda da fogueira das vaidades que assola o Vasco.

O futebol é reflexo direto dessa situação. Nem um acordo político para a escolha de um VP de futebol é possível. Isto porque, entre os ilegítimos gestores, paradoxalmente, ninguém quer ser vidraça e virar alvo da torcida. "Eu não faço nada, mas também não deixo você fazer", essa é tônica cínica nos poderes do Vasco.

Não é à toa que ao longo de três anos, em seguidas reuniões do Conselho Deliberativo, denunciamos a temerária e irresponsável administração financeira do Vasco, conduzida por Adriano Mendes e Alexandre Campello. Meses sem pagar o PROFUT, descumprimento do Ato Trabalhista e também desrespeito de acordos em dezenas de processos que estavam fora do Ato.

Em 2021, já sob a gestão de Jorge Salgado, o Vasco demite 186 funcionários, quase todos de baixos salários e com muitas histórias no CRVG, sem pagar as verbas rescisórias. Um absurdo do tipo: "vai buscar seus direitos na Justiça". De tal maneira, os ex-funcionários do clube acionaram o Ministério Público e foram ouvidos pelo Judiciário, que obrigou os "gênios financeiros" do Vasco a fechar acordo com todos, pois uma sentença seria muito mais dura, certamente.

O acordo com esses 186 funcionários prevê o pagamento da multa legalmente prevista quando se atrasa o pagamento das verbas rescisórias (1 salário a mais para cada trabalhador) e mais 1 salário de dano moral, também para cada trabalhador. Ou seja, os tacanhos "gênios das finanças" do clube quiseram economizar de modo inaceitável com a demissão de funcionários humildes e o Vasco vai pagar mais do que o dobro do que pagaria se quitasse as verbas rescisórias como manda a Lei.

O resultado de toda essa irresponsabilidade foi essa decisão judicial trágica do TRT no Ato Trabalhista, mandando executar mais de 90 milhões de reais em dívidas vencidas.

Vexatoriamente as redes vascaínas e não-vascaínas repercutiram o revés, o Clube emitiu uma nota amadora, que reforça a instabilidade e expõe o despreparo da gestão.

A pergunta que fica é: que credibilidade resta ao Vasco depois de repetidos equívocos grosseiros e descumprimentos de acordos judiciais? Essa é a cara do mandato encabeçado por Salgado, servir de continuação da gestão Campello e contar com a aliada "oposição" da sempre Vasco.

Insistimos no que escrevemos em notas anteriores, além de ilegítima e ilegal, essa gestão é uma confederação difusa de interesses, sem coesão mínima e sem capacidade política e técnica para reerguer o Vasco.

A situação do Vasco é dramática, e apenas o resgate da institucionalidade perdida é capaz de restabelecer o curso da caravela vascaína.

Sanar este imbróglio de ilegitimidade e descalabro que vive o Vasco, por uma eleição (in)definida na Justiça, resta apelar ao caminho da institucionalidade e dignidade, com a realização de um novo pleito eleitoral imediato, que permita ao Vasco enfrentar e superar os muitos problemas de gestão e a falta de legitimidade.

Que este aniversário seja o marco da correção de rumos e de renovar da esperança.

Identidade Vasco

O Vasco é a nossa Identidade



Fonte: Facebook Identidade Vasco



Resistência à Bacia das Almas

Os incisos segundo e terceiro do Artigo 87° do Estatuto Social do Club de Regatas Vasco da Gama preveem as seguintes competências para o Conselho de Beneméritos, Poder Moderador do clube:

II – Exercer fiscalização direta sobre a administração do patrimônio social.

III – Sugerir e acompanhar iniciativas da Diretoria Administrativa julgadas de alto interesse para a vida do Clube, reunindo-se para esse fim a pedido de qualquer dos seus membros, feito ao respectivo Presidente, e opinar sobre assuntos de relevância sempre que solicitado pela Diretoria Administrativa. (grifos nossos).

Em decisão proferida pelo Tribunal Regional do Trabalho – 1ª Região, o Vasco, em função de clara opção por gestão temerária, será(ia) executado no valor integral de suas dívidas trabalhistas inscritas no chamado "Ato Trabalhista". A execução prevê, inclusive, a penhora de bens imóveis como, por exemplo, o Estádio Vasco da Gama. Cumprindo sua obrigação de praxe, a diretoria recorreu da decisão.

Por ora, mantém-se a discussão sobre o tema em segundo plano. Há um objetivo obscuro no horizonte, mas é fato que passos futuros só poderão ser dados pelos atuais gestores mediante observância do Artigo 87° do Estatuto Social, dentre outros, sob pena de judicialização da matéria.

No entanto, em particular, reportamo-nos a uma das artimanhas perpetradas pela Diretoria Administrativa justamente na semana em que se comemora o 123° aniversário do Vasco. Foi publicada nota apócrifa no site oficial do clube no dia 18.8.2021 em resposta à tal decisão proferida pelo TRT. O documento, que é oficial apesar da ausência de assinaturas, apresenta trechos marcantes como os que seguem:

A surpreendente decisão do juiz gestor da CAEX, Dr. Fernando Reis de Abreu, inviabiliza completamente o funcionamento do Vasco e o cumprimento de suas obrigações mais básicas (…)

Na prática, a decisão, de forma absolutamente açodada, pretende decretar o encerramento das atividades de um clube que tem a 5ª maior torcida do país.

Em que pese a irresponsabilidade daqueles que redigiram, ajudaram a redigir e autorizaram a publicação desta nota, parece evidente que a dramaticidade que expõe a Instituição a mais um vexame foi absolutamente proposital. Para aqueles que duvidam do caráter estrategicamente apelativo, basta que questionem aos senhores (ir)responsáveis por esta publicação se eles seriam capazes de apresentar à opinião pública o mesmo teor sobre suas empresas, caso estivessem no limiar de recuperação judicial.

Não cabe ingenuidade no tema: há uma intenção nebulosa. Ocorre que a atual gestão deseja evitar dois degraus que não conseguirá: o primeiro, estabelecer uma ampla discussão a respeito de seus mais sombrios desejos. O segundo, enfrentar quem inevitavelmente resistirá a estas intenções. Não será possível o atropelo, queiram ou não.

Há bastante tempo, denunciamos o plano de levar a Instituição à Bacia das Almas. Ali, onde o nevoeiro é mais intenso, lidar com o desespero do torcedor e do quadro social se torna mais simples, imaginam eles. Não sem denúncia. Não sem batalha. Não sem resistir à entrega do Vasco para quaisquer forasteiros piratas.

Se há algo a se comemorar neste 123° aniversário do Vasco, entristecido pelo desastre que se estabeleceu sob as administrações que prometeram "salvar o Vasco" desde 2008 com exceção do triênio 2015-2017, é que a resistência está muito longe de acabar. E em que pese o silêncio sepulcral daqueles com mandato, que deveriam se pronunciar imediatamente, nós não vamos nos calar.

Assim, exercemos aqui a nossa função como sócios Beneméritos do Vasco de acordo com a ordem estatutária e, em companhia de outros sócios, apresentamos a coragem que falta aos atuais dirigentes. O "encerramento de atividades", a "inviabilização" cantada em verso e prosa, o fechamento de nossas portas e a nossa redução à sucata só ocorrerão quando o último de nós faltar. Vocês terão que nos enfrentar.

Gilberto de Almeida Pinto (Sócio Benemérito)

João Carlos Nóbrega de Almeida (Sócio Benemérito)

Rafael Landa Montenegro Nuno (Sócio Benemérito)

Leonardo Rodrigues (Sócio Geral)

Luiz Manoel Cosenza (Sócio Geral)

Filippe Sciammarella Reis (Sócio Proprietário)

Bruno Leonardo Novaes Ferreira (Sócio Proprietário)

Paulo Viana Miller (Sócio Proprietário)

Marcelo Gomes da Silva (Sócio Geral)

Alexandre Jorge Alves Vieira (Sócio Proprietário)

José Henrique Macedo Serra (Sócio Proprietário)

Márcio Magalhães (Sócio Proprietário)

Flávio de Almeida Carvalho (Sócio Proprietário)

David Quaresma de Lemos Amaral (Proprietário)

Fábio Ferreira (Proprietário)

Rodrigo Vieira (Sócio Proprietário)

Manoel Antônio Lima Pereira (Sócio Proprietário)

Fonte: Grupo Fuzarca



chamavascaina
Nota: (Feliz) Aniversário

Prestes a completar 123 anos o Clube de Regatas Vasco da Gama está sofrendo o seu pior "rebaixamento": A crise de Identidade.

O que o Vasco virou? Pior que anos de contratações de refugos oriundos de outros times, atraso de salários, base saqueada por empresários, times com idade média alta, pior que isto tudo é: A crise de identidade.

Hoje temos um Clube que, financeiramente, começa a andar, com salários em dia e uma reorganização administrativa, mas que vira as costas para o Futebol.

Ao final do primeiro turno de uma Serie B estamos em 10°. E parece que tudo normal, jogadores de folga, treinos em meio período. Um time que levou 20 gols de bolas aéreas. Tem que treinar no mínimo o dobro dos adversários.

Está faltando a "vascainidade"! Cadê a entrega dentro de Campo? Tem dias que parece que alguns atletas só entraram para cumprir tabela.

Hoje os jogadores vestem a camisa do Vasco como se estivessem entrando em campo por clube qualquer do Rio de Janeiro, como um Olaria, Bonsucesso.

Não se pode aceitar passivamente esta perda de identidade, está faltando vascaíno no Departamento de Futebol para mostrar o privilégio que é vestir a camisa mais pesada do Brasil. A camisa que carrega a História. Está faltando o português da padaria, o verdureiro, o feirante, o açougueiro, o dono de bar, que há mais de um século plantaram o nosso Vasco da Gama. O Vasco tem em seu D.N.A a luta, e que sempre que foi atacado reagiu com uma força que vem da alma guerreira do povo português, desbravador do Novo Mundo:" Vasco da Gama, a tua fama assim se fez"

Não é um bando de 20 jogadores e um "profissional" do futebol, que não tem a menor ideia do que representa para o vascaíno, uma derrota apática, que vai conseguir apagar a CHAMA VASCAÍNA!



Fonte: Instagram Chama Vascaína


assocviravasco
SALVEMOS O NOSSO VASCO DA GAMA!

O Vira Vasco homenageia o nosso Gigante Vasco da Gama em suas comemorações alusivas aos 123 anos de tantas glórias e pioneirismo. Ao mesmo tempo, conclama a sua imensa e gloriosa torcida para que continuem engajados, neste momento traumático que estamos vivendo, por pura incapacidade de gestão e desprezo às nossas tradições e, principalmente, pelo abandono total de nosso Estatuto. Vamos resgatar, de forma singela, o nosso time da Cruz de Cristo, o Gigante da Colina, o Vascão, o Almirante, o Time da Virada, com nosso mais puro sentimento de vascainismo.
Wevergton Brito Lima, editor do Pega na Geral, já escreveu "...A saída, até que passe este período de tragédia esportiva e institucional, é alimentar nas crianças vascaínas o culto às nossas tradições, quase como uma religião, que têm pressupostos baseados na fé pura e simples e não depende, para sua existência, das circunstâncias materiais. E, de fato, a grandeza do Vasco, forjada em sua história incomparável, permanece, independentemente de qualquer coisa. Vamos, portanto, unir a mais ferrenha crítica à caterva que hoje dirige o Vasco, com a mais decidida e apaixonada defesa da instituição Vasco da Gama, redobrando nossa "pregação", conversando com crianças e jovens sobre o que é ser Vasco, fazendo mais sócios e, quando voltar o público aos estádios, comparecendo aos jogos em massa. Isso não é contraditório com a luta para derrotar os golpistas. É natural e compreensível que muitos de nós, na verdade, todos nós, tenhamos momentos de desânimo, mas não podemos nos entregar a este sentimento. Se cada vascaíno ou vascaína se convencer do fato de que só a torcida pode salvar nosso Club, a retomada acontecerá mais cedo do que tarde."



Fonte: Instagram Vira Vasco