Vasco divulga programação do mês de aniversário com live e lançamento de nova camisa oficial; confira
Terça-feira, 17/08/2021 - 21:07
O Club de Regatas Vasco da Gama completará 123 anos da história mais bonita do futebol no próximo sábado, dia 21 de agosto. Uma jornada digna das maiores celebrações ao clube que primeiro lutou contra o racismo e pelas causas sociais no Brasil. Foi fundado em 1898 por brasileiros e portugueses no bairro da Saúde, na região portuária do Rio de Janeiro, para ser o pioneiro em títulos internacionais no futebol brasileiro, com o Sul-Americano de Clubes Campeões em 1948, campeão da Libertadores, da Mercosul e dos principais torneios europeus; protagonista no cenário nacional com quatro troféus de Campeão Brasileiro e campeão de uma inesquecível Copa do Brasil.

O Gigante da Colina remou também forte em outras modalidades, com conquistas imortais no remo, seu esporte fundador, com o primeiro bicampeonato olímpico do Brasil, de Adhemar Ferreira da Silva, com memoráveis títulos no Basquete e Futsal e tornando-se o maior medalhista olímpico dentre todos os demais clubes de futebol do país. E como não poderia deixar de ser, o Vasco da Gama é também pioneiro no desporto paralímpico, líder na luta pela inclusão das pessoas com deficiência através do esporte. Somos o único clube de futebol do país com a distinção de clube formador paralímpico outorgada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. A partir da semana que vem nossos atletas estarão, mais uma vez, defendendo as cores do Brasil nos Jogos Paralímpicos.

O Vasco é gigante! E gigante também são todos os vascaínos espalhados pelo mundo, que nunca se furtaram de arregaçar as mangas e construir, sempre juntos, a nossa história. E construir também no sentido literal da palavra, desde o dia em que resolvemos erguer São Januário, na nossa Colina Histórica, nossa casa, até o movimento que tornou possível entregarmos, novamente juntos, o Centro de Treinamento ao futebol profissional, na Cidade de Deus.

E, convenhamos, se a gente construiu, a gente aproveita a oportunidade para honrar aqueles que vestiram nossa camisa com amor do início ao fim de suas vidas. Então, corrigindo o texto, nós, vascaínos apaixonados, entregamos ao nosso Clube o Centro de Treinamento Moacyr Barbosa!

E assim como Barbosa foi histórico, o que o Vasco faz todos os dias nas nossas categorias de base também é. Fomentar a nossa Base Forte, potencializando e criando novos ídolos para o mundo, sem esquecer a parte fundamental do desenvolvimento de um atleta a fim de tornar-se um cidadão responsável por onde passa. Além de carregar a tradição da camisa pesada que veste, nossos Meninos da Colina carregam consigo a educação, um valor que ninguém pode tirar. O Colégio Vasco da Gama é mais um motivo de orgulho para todos os cruzmaltinos. O Vasco é gigante em todos os detalhes!

Do primeiro clube a ter um presidente negro na história, ao que permite o uso do nome social na carteirinha do associado. Do clube com os maiores artilheiros da história do futebol nacional, ao maior artilheiro estrangeiro da atualidade. Do único clube do futebol brasileiro que poderia ostentar o título de "Real Club de Regatas Vasco da Gama", mas tem orgulho de ser o legítimo Clube do Povo. O que uniu 180 mil associados na maior campanha de sócios do mundo, que eternizou os Camisas Negras, que revelou a maior jogadora de futebol de todos os tempos, que protagonizou viradas históricas dentro de campo…

São décadas e décadas de incontáveis momentos inesquecíveis! E nenhuma celebração conseguiria compilar em apenas um momento todas as homenagens que o Gigante da Colina merece. Porém, como manda a tradição, o Vasco terá uma série de ações em comemoração aos seus 123 anos. Nesse ano comemoraremos o aniversário do Vasco projetando seu futuro, com a apresentação da expansão do Centro de Treinamento do futebol de base, em Duque de Caxias, mas também honrando nosso passado com o anúncio de parceria para recuperação e manutenção do Centro Cultural Cândido José de Araújo, local de fundação do Vasco da Gama, no bairro da Saúde, no Rio de Janeiro.

Confira abaixo a programação de aniversário do Clube:

18/8
10h – Vasco recebe em São Januário visita de crianças e jovens das comunidades da Barreira do Vasco e Tuití, integrantes do projeto social Onda Solidária.

20/08
19h – Sessão Solene Conselho Deliberativo

21/08
06h – Alvorada e hasteamento das bandeiras nas sedes sociais do clube: São Januário, Lagoa e Calabouço
08h – Missa de Ação de Graças na capela de N.S. das Vitórias, em São Januário
10h – Cerimônia de apresentação da expansão do CT da Base Forte, em Duque de Caxias
15h30 – Live especial de aniversário na VascoTV com diversas atrações
19h – Patch dos 123 anos na camisa da equipe profissional no jogo Operário x Vasco

23/08
– Início da campanha para recuperação do Centro Cultural Cândido José de Araújo (Candinho), local de fundação do clube, em parceria com a Ambev
– 85 anos de instalação do mastro principal do Estádio Vasco da Gama (Mastro do Tymbira), em São Januário.

29/08
– Lançamento da camisa oficial 2 (2021/2022)

31/08
– Lançamento parceria Vasco + e-Museu do Esporte

Fonte: Site oficial do Vasco