Árbitro de Vasco x Vila Nova é desconvidado de 'Semana Fifa' pela Comissão de Arbitragem da CBF
Sexta-feira, 13/08/2021 - 18:34
O árbitro Felipe Fernandes de Lima (MG), que apitou a partida entre Vasco x Vila Nova, válida pela 17ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, foi desconvidado, nesta sexta-feira (13), para a Semana Lista Fifa 2022. Após o episódio no último jogo, em que o juiz foi flagrado dizendo frases inapropriadas aos jogadores, o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba, emitiu o cancelamento do convite.

A Semana Lista Fifa ocorre todo ano, com os 10 árbitros que fazem parte do quadro da Fifa e potenciais candidatos a uma vaga, que eventualmente podem substituir alguém e fazer parte do quadro Fifa. Este ano, a reunião dos árbitros será na próxima semana, do dia 16 ao dia 20, no Rio de Janeiro.

A dinâmica da semana consiste num momento de reciclagem e aprimoramento dos árbitros Fifa e dos candidatos ao quadro. Após treinamentos e testes, a Comissão de Arbitragem manda para a Fifa os nomes aptos para a próxima temporada.

O convite inicial não garantia a entrada de Felipe Fernandes na Fifa, mas significava que ele era um dos candidatos. Após ser desconvidado, o árbitro não estará no quadro no ano que vem.

A polêmica

Na última terça-feira (10), durante o confronto entre Vasco x Vila Nova em São Januário, a conduta do árbitro Felipe Fernandes chamou bastante atenção. Em jogo tenso, ele marcou muitas faltas, distribuiu cartões amarelos e discutiu diversas vezes com jogadores.

A transmissão do Premiere flagrou o momento em que, ao falar com os atletas, Fernandes ironizou: "Eles estão acostumados com árbitro de Série B".

O árbitro também discutiu com Zeca, lateral do Vasco, que pediu esclarecimentos sobre uma marcação, e Felipe respondeu: "Explicação eu dou para minha esposa".

Durante o jogo, as atitudes do árbitro foram criticadas pelo comentarista Sandro Meira Ricci.

- O comportamento do Felipe foi arrogante, conflituoso. Não contribui com a relação com os jogadores nem com o futebol.



Fonte: ge