Confira outros tópicos da entrevista coletiva de Lisca após Vitória 0 x 1 Vasco
Sábado, 07/08/2021 - 23:51
Depois de três derrotas consecutivas, o Vasco voltou a vencer. Neste sábado, contra o Vitória, o time mostrou muita inteligência para bater os baianos por 1 a 0 em um campo enlameado no Barradão, em Salvador. O treinador abriu a coletiva falando em vitória com "com a cara do Vasco", mas voltou a reclamar da arbitragem da partida contra o São Paulo, na última quarta-feira.

- Mérito de todo o clube, de todo o grupo e de todos os jogadores. Da entrega, da raça e da vibração. Vitória com a cara do Vasco, principalmente depois que passamos na quarta-feira. Precisávamos de um jogo desses depois do que passamos. O Brasil viu todo o que aconteceu. Gaciba, perdão por tudo, se você tem algo comigo. Daronco também. Velho, sou pai de duas filhas, tenho minha família, estou buscando meu espaço. Se vocês têm alguma chateação comigo, esqueçam, por favor. O que aconteceu na quarta-feira eu tenho certeza que não vai mais acontecer com o Vasco.

- Acho que eles lembraram que eu reclamei de um pênalti dado na Série B. Peço de joelhos para o Gaciba e para o Daronco: vamos pra frente. Daronco se destaca há muito tempo. Gaciba apitou minha final de juvenil de 97, Inter e Grêmio 3 a 2, mas na quarta-feira foi muito doído. Conheço o Vuaden, como foi hoje. Eu dava um sorriso na quarta-feira, e as pessoas falavam: "O Lisca tá sorrindo, o Lisca tá chorando". Eu não posso ofender ninguém. Se eu quiser sapatear sem ofender... Só me dirigi ao Daronco numa boa, e ele já me deu o amarelo. Gosto de sorrir, sou muito feliz no que faço. Se se ofenderam com o que protestei no ano passado, estou aqui pedindo desculpas encarecidamente. Quero grande trabalho para o Gaciba e para o Daronco. E que ele recupera da lesão. Parece que ele está com uma situação no joelho, espero uma pronta recuperação para que ele possa apitar no alto nível que ele tem.

Outros tópicos:

Variação de estilo de jogo

- Não adianta tocar rock e dançar valsa. Gosto de um jogo mais articulado. Quem viu o América no ano passado viu que não precisa ser um jogo de porrada. Fomos à semi da Copa do Brasil. Precisamos ajustar as distancias, movimentações no ultimo terço, o pivô do Cano, que já foi bem melhor nos dois últimos jogos. Ajustar as saídas de bola. Muita coisa. Mas acredito que a Série B pode ser jogada com técnica e tática. Acredito muito nisso. É isso que quero fazer no Vasco. Mas ainda não tive tempo de treinar. Tenho treinado mais os jogadores que não estão jogando. Tenho certeza que quando tivermos mais semanas abertas vamos ter um futebol mais qualificado. No futebol brasileiro você não consegue treinar. Você tem que recuperar. E tendo que ter resultado, né.

- Confesso que nesse ano estava tranquilo, pensei em ficar em casa com as minhas filhas, o América fez um acordo legal, daria pra ficar tranquilo. Queria terminar linha licença-pró. Mas quando o Pássaro foi lá em casa mudei totalmente meus planos. Já tinha recusado a primeira. Não podia recusar duas vezes o Vasco. Estou arriscando demais porque assumi uma equipe sem conseguir trabalhar com ela. Mas tenho certeza que vamos conseguir evoluir muito coletivamente.

Características da Série B

- Não tem time fraco. No decorrer da competição, você vê que os times que estão lá embaixo se dedicam para sair, e outros que estão mais confortáveis podem perder um pouco. O Confiança ganhou de 4 a 0 do Náutico, a gente viu o Cruzeiro virar um jogo em cima do Brusque. Essa competição é diferente, e esse ano tá bem diferente. Não podemos pensar que temos sequência fraca. Não gosto de fixar metas.

- Se você fizer 10 ou 11 de 18 pontos e mantiver a regularidade, você tem muitas chances de chegar. A Série B é uma competição "tu contigo mesmo". Dependemos de fazer 62, 63 pontos. Claro que dá uma olhadinha. Temos 25 pontos, então faltam uns 37, mas estamos encaminhando. Já fizemos a metade do caminho e com troca. No ano passado, fizemos 73 pontos com o América. Faltando sete rodadas, tínhamos 60, que já subiria. Minha meta é 62 ou 63 pontos no mínimo, mas isso vamos ver mais na reta final. Enquanto não garantia matematicamente com o América, eu falava que tínhamos de fazer mais três.

Exemplos olímpicos do Brasil

- Usei várias imagens da Olimpíada. Cada história é uma história de entrega. É quebra preconceitos, barreiras. Se conseguirmos investir no esporte, vamos ter muito sucesso porque nosso país tem muito talento.

Elogios a todo o grupo

- Virada de chave porque a gente vinha de derrotas. No jogo de quarta, a gente estava muito bem. A gente trouxe a determinação e a sincronia dos jogadores. Fui muito bem recebido pelo grupo. Eles estão com aceitação muito grande, e eu também estou gostando muito da resposta. Sempre é ruim para o treinador num início de trabalho. Nos aproximamos do G-4. Tem muita gente boa brigando. A competição está muito parelha. Todo mundo falou que seria a Série B mais disputada. No segundo turno é onde a onça bebe água. Disse que aqui é o jogo da virada.

- Foi aqui no Barradão minha virada. Parafraseando o Toquinho, passamos uma tarde em Itapuã com o América porque mineiro não tem praia. Hoje eu só tenho a cumprimentar todos os jogadores desde o Vanderlei. Para quem falar que baixinho não joga no barro, o Morato fez uma grande partida. Não conseguimos fazer tudo que queríamos. Sair daqui sem tomar gol é muito legal também, virar para uma situação bem positiva dentro do nosso clube. Mandar um abraço para o nosso presidente. Ele e o Pássaro têm me dado muito respaldo. Dizer para o torcedor do Vasco que precisamos muito dele.

Reclamação do vazamento das escalações

- Vocês sabem mais do que quando o treino é aberto. Está me atrapalhando bastante. Eu não sabia nada do time do Vitória, e vocês mais uma vez bateram todas as trocas. Parabéns, mas tenho que confessar que está me atrapalhando bastante.

Sarrafiore faz gol em troca de posição com Jabá não combinada

- Sarrafiore e Jabá fizeram uma troca por muito mais intuição do que pelo o que foi treinado. É um jogador que vem crescendo muito. Eu e Márcio já o conhecemos desde o Inter. A relação que ele tinha com o D' Alessandro, somos muito próximos do D' Alessandro. Talvez faltasse carinho com ele no Inter e no Coritiba. Apostou uma janta com o Márcio, meu auxiliar, e vai pagar uma janta para o Márcio.

- Marquinhos vinha de sequência enorme, e nós precisamos ter três ou quatro jogadores por posição. Você nunca pode ser o dono da posição.

Mais elogios a Sarrafiore, a Léo Matos e Zeca

- No jogo passado, Léo Matos não jogou por questão tática e vimos como ele voltou. Voltou muito concentrado e assertivo. A gente não esperava um campo com tanto barro. A drenagem hoje aqui não funcionou, e a gente vai ganhando opções. Gosto muito do Sarrafiore, e o jogador muitas vezes precisa de compreensão e carinho.

- Andrey entrou bem, Ernando já volta ao grupo na terça. Miranda já deu uma resposta muito grande, Zeca também foi muito bom. Hoje a avaliação técnica fica mais complicada.

Atenção especial a Juninho

- Fui cumprimentar o Juninho por 50 jogos pelo Vasco. Disse que ele é um privilegiado. "Vamos concentrar para você dar tudo para seus familiares". Juninho ainda não tem filhos. Passei vídeo do Piangers falando sobre pais e filhos, e o olho dele brilhou. Tenho certeza que ele vai encontrar uma parceira e ter estabilidade. Menino de ouro, e nós vamos valorizar muito isso.

Carinho de torcedores, papo com Lucão, Graça e Daniel Alves

- Fui andar na praia e recebi muito carinho dos torcedores, desde crianças. Conversamos com o pessoal da seleção olímpica, com Lucão e Ricardo Graça.

- Queria mandar um beijão para o Daniel Alves, que talvez seja o maior vencedor do futebol brasileiro, isso dá muita força. Vamos nos conversar pessoalmente e quem sabe um dia trabalhar junto.

Substituições

- Achei que estávamos bem na frente. Pensei em trocar, mas a partir dos 25 minutos sustentamos super bem. Jabá voltou para o jogo, Cano não estava cansado. MT entrou para ajudar na bola áerea bola defensiva. Sarrafiore e Juninho sentiram um pouco o ritmo, não estão acostumados a jogar 90 minutos. Temos um jogo na terça. O Juninho eu gosto muito, precisa entrar num ritmo melhor, vai melhorar nisso, ele vem de uma lesão. O Sarrafiore deu uma sentida na recomposição.

Dedé e Anderson Martins

- Não chegou nenhum desses nomes. O Dedé está em um processo de recuperação grande. O Anderson acabou jogando pouco no Bahia. Os dois têm uma identificação grande com o Vasco, mas para mim não chegou nada.

Disputa na zaga

- Ainda temos o Ulisses, gosto muito. E ainda tem o Ricardo voltando, falamos hoje por telefone, ele me colocou para falar com Daniel Alves. Foi muito legal. Os jogadores é que vão resolver o problema. Quem estiver em melhores condições vai jogar. Não tenho rabo preso com ninguém. No Vasco nunca me pediram para escalar alguém. Pretendo colocar os melhores, quem estiver em melhores condições para partida. A verdade é que todos vão jogar, está muito apertado.



Fonte: ge