Há 100 anos nascia Ismael, do Expresso da Vitória
Sábado, 07/08/2021 - 08:59
Há 100 anos nascia Ismael Caetano, atacante que integrou o Expresso da Vitória. Mineiro de Belo Horizonte, ele chegou ao Vasco em 1947 proveniente do Cruzeiro. Pouco tempo depois, se sagrou campeão carioca invicto.

Ismael atuou em todas as partidas do Vasco do Campeonato Sul-Americano de 1948, no Chile, e marcou dois gols na competição: um na goleada de 4 a 0 sobre o Municipal, do Peru, e outro na difícil vitória por 1 a 0 sobre o Emelec, do Equador. Ele foi titular no empate sem gols contra o River Plate, o jogo do título vascaíno.

Ismael também jogou no Villa Nova-MG, no Bangu e no Atlético-MG.

O ano de 2021 marca o centenário de oito jogadores do Expresso da Vitória. Para saber mais, clique aqui.



Fonte: NETVASCO (texto), O Globo Sportivo (foto)


100 anos de Ismael: A arma secreta do Vasco no Sul-Americano de 1948

Neste sábado (7/8), o Club de Regatas Vasco da Gama celebra o centenário de nascimento do grande jogador de futebol Ismael Caetano. Nascido em Belo Horizonte/MG, o atacante fez parte do histórico Expresso da Vitória. Ex-jogador do Cruzeiro, chegou a São Januário ainda em 1947 para ser campeão carioca invicto pelo Vasco da Gama. O jogo de estreia com a camisa cruzmaltina foi na derrota por 3 a 2 para o Sporting, de Portugal, no qual marcou um dos gols do amistoso internacional. Foi em 1948, no entanto, que Ismael viveu seu auge no Clube. Na histórica conquista do Campeonato Sul-Americano de Campeões, o jogador foi fundamental para a equipe. Com a contusão do craque Ademir Menezes, logo no início da competição, o técnico Flávio Costa passaria a utilizar diferentes formações de ataque no restante do campeonato. Seja no meio de campo ou no ataque, começando como titular ou saindo do banco, Ismael participou de todas as partidas do Vasco. Contra o Emelec, em especial, foi o nome do jogo ao marcar o gol da vitória pelo placar mínimo. O jogador já havia marcado na partida anterior, quando o Vasco triunfou sobre o Municipal/PER por 4 a 0.

Ismael participou de 46 partidas pelo Vasco da Gama, obtendo 32 vitórias, 6 empates e apenas 8 derrotas. O jogador marcou ao todo 20 gols pelo Gigante da Colina, do quais 4 foram marcados na goleada por 14 a 1 sobre o Canto do Rio, maior placar a favor de uma partida do Vasco na era do profissionalismo. O jogador deixou a agremiação vascaína para atuar pelo Bangu na temporada de 1949. Sua última partida pelo Clube de São Januário ocorreu em 05 de dezembro de 1948, na vitória de 2 a 0 sobre o Fluminense, em partida válida pelo Campeonato Carioca daquele ano.

Dados estatísticos

Nome: Ismael Caetano (Ismael)
Número de partidas: 46
Número de vitórias: 32
Número de empates: 6
Número de derrotas: 8
Gols marcados: 20
Primeira Partida: 22/06/1947 – Vasco 2×3 Sporting/POR (Amistoso internacional)
Última Partida: 05/12/1948 – Vasco 2×0 Fluminense/RJ (Campeonato Carioca)



Fonte: Site oficial do Vasco