Vasco homenageia os 65 anos do bicampeonato olímpico de Adhemar Ferreira da Silva com patch na camisa; veja
Quarta-feira, 04/08/2021 - 15:36
Na partida desta noite diante do São Paulo, o Vasco da Gama entrará em campo com um patch em homenagem aos 65 anos do bicampeonato olímpico de seu atleta Adhemar Ferreira da Silva, do Salto Triplo, na camisa dos jogadores. O bicampeonato – o primeiro da história olímpica do Brasil – foi conquistado por Adhemar nos Jogos Olímpicos de Melbourne 1956. Antes da partida Adhemar também será homenageado com um segmento especial na transmissão da Vasco TV.

Adhemar Ferreira da Silva iniciou sua trajetória no clube de São Januário em 1955 e não demorou muito para se tornar um ídolo vascaíno. Com a camisa cruzmaltina, o saltador conquistou cinco títulos estaduais, dois ouro no Troféu Brasil, a medalha de ouro nas Olimpíadas de Melbourne, em 1956, e a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Chicago, em 1959. Em sua carreira Adhemar Ferreira da Silva quebrou 5 vezes o recorde mundial do salto triplo, foi bicampeão olímpico e tricampeão pan-americano. Adhemar foi imortalizado no Hall da Fama da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), sendo o único atleta brasileiro e sul-americano a ostentar essa honraria até os dias de hoje.

Falecido em 12 de janeiro de 2001, Adhemar permaneceu na Colina até o dia 01 de outubro de 1960, data que conquistou seu último título: o Campeonato Carioca de Salto Triplo.

Maria Vitória Queiroz, jovem promessa do Vasco no salto triplo, que conquistou medalha de ouro no 7º Torneio Atletismo Paulista domingo passado, falou sobre o orgulho de vestir a camiseta que um dia foi de Adhemar Ferreira da Silva:

– Para mim Adhemar é uma inspiração, como atleta e como cidadão. Temos muito orgulho em seguir o legado do maior atleta olímpico do Brasil. Sonho que um dia eu também possa estar representando o Vasco nas Olimpíadas.

Além das homenagens, Adhemar vai ganhar um espaço na Exposição "Club de Regatas Vasco da Gama: o traço de união Brasil-Portugal", que faz parte do roteiro do Tour na Colina.



Fonte: Site oficial do Vasco