Confira outros tópicos da entrevista coletiva de Lisca após São Paulo 2 x 0 Vasco
Quinta-feira, 29/07/2021 - 00:35
Embora tenha feito atuação correta no Morumbi, o Vasco voltou da capital paulista com uma desvantagem significativa ao perder por 2 a 0 para o São Paulo, nesta quarta-feira, no duelo de ida entre as equipes pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Após o jogo, Lisca elogiou a postura vascaína, mas afirmou que faltou contundência na parte ofensiva.

- Ficam muitas lições, muitas situações da partida. Tivemos situações bem positivas de agressão, circulação de bola e combinações interessantes. Equilibramos o jogo no segundo tempo, tivemos oportunidade de empatar no segundo tempo, mas faltou a contundência ofensiva. Não exigimos muito do Volpi, erramos nas escolhas e no penúltimo passe. Isso foi predominante na partida. São Paulo também esteve bem, fez o gol. Sabíamos dessa bola forte do São Paulo com o Pablo, Miranda e Arboleda.

- Quando fomos arriscar no final da partida com as entradas do Arthur e do Morato, levamos o segundo gol. Temos que ter calma. Saber que o São Paulo talvez esteja bem mais na nossa frente, apesar de a gente ter equilibrado. Faltou a gente ser bem mais eficaz. Talvez tenhamos criado boas situações para definir, mas precisamos ser mais assertivos nos detalhes.

Vasco e São Paulo se reencontram pela Copa do Brasil na próxima quarta-feira, novamente às 21h30 (de Brasília), em São Januário. Os cariocas avançam com vitória por três gols de diferença. Se conseguir margem de dois gols, leva a decisão da vaga para os pênaltis.

Confira outros tópicos:

Vaga em aberto e virada de chave para o jogo com o Botafogo

- O primeiro tempo foi aqui, eles estão com vantagem de 2 a 0. O meio-tempo do jogo é entre um e outro. Precisamos com calma voltar para o jogo, diminuir a diferença para depois tentar a igualdade. Nosso foco passa a ser o jogo com o Botafogo, precisamos de calma. Depois do jogo com o Botafogo pensar no São Paulo para buscar pelo menos a igualdade de buscar a vaga nas quartas de final.

Chances desperdiçadas

- Tivemos boa posse, tivemos chutes com Jabá e Marquinhos. Tivemos um chute com Cano em que ele tentou a bola no canto do goleiro. Talvez se ele tivesse batido cruzado... Tivemos Morato arrastando com o Arthur passando por dentro. Tivemos uma situação clara com Arthur que faltou um pouquinho de experiência para ele servir o Cano na ultrapassagem.

- A escolha é muito importante no futebol. Você faz a escolha acertada quando faz o gol e dá a sequência na jogada. Nisso realmente a gente sentiu. No início do segundo tempo, tivemos o chute do Bruno na entrada da área numa bela jogada do Cano com o Jabá. Zeca fez boa partida também.

- Hoje realmente não conseguimos transformar o nosso ímpeto ofensivo, o nosso volume, em situações mais claras. Tanto que o Volpi não tem nenhuma defesa mais difícil, mas há vários chutes em que não conseguimos acertar na meta. E acho que isso foi fundamental para o nosso placar ter terminado zerado. Mas não deixamos de ter ambição, de ter as nossas possibilidades. Acho que a nossa qualidade na hora da definição deixou a desejar, e isso foi determinante para o resultado de 2 a 0.

Sem poupar jogadores contra o São Paulo

- Não vamos poupar jogador nenhum, vamos analisar com o clube os jogadores que estão em melhor condição. Não vamos deixar a Copa do Brasil de lado, mas o fundamental é retornar à Série A. Seria uma situação fora de contexto preservar jogadores contra o Botafogo. Temos jogadores que não atuaram hoje e vamos definir a melhor estratégia. Não vamos preservar jogadores pensando na quarta-feira. Só não vão jogar os jogadores que não tiverem a força necessária.

Como resolver a bola aérea defensiva?

Estimulando os jogadores, analisando os adversários, mostrando pontos fortes, treinando. Bola parada exige força, intensidade... Quando se joga a cada três dias fica complicado. Mas nós posicionamos, estudamos o São Paulo, o gol deles contra o Flamengo foi com Arboleda pelo alto. Talvez o fato de o Arboleda ter saído possa ter surpreendido. Mas temos que dar ênfase a esse detalhe importante que é a bola aérea defensiva. Levamos dois gols assim nos meus dois jogos. É pontuar e treinar. É isso o que vamos fazer.

MT entra no lugar de Zeca, suspenso, contra o Botafogo?

- MT já teve atuação contra CSA no segundo tempo, tinha um jogo muito mais de força. Riquelme infelizmente torceu o tornozelo, tentou treinar para vir pra cá, mas o departamento médico achou a situação temerária. Vamos ver agora no Rio como o Riquelme vai se portar, e o MT é uma das opções sim.

Ausência de um "camisa 5 pegador" pode fazer o Vasco ir ao mercado

- Não temos um jogador bem característico, talvez o Romulo e o Andrey, que fizeram a posição de segundo volante. Mas Romulo está voltando de lesão. Ainda achei temerário colocar o Romulo e até mesmo o próprio Andrey. Achava temerário e vi que ele não estava em totais condições em termos de força. Se a gente não conseguir solução no grupo, talvez tenhamos que buscar fora do grupo. Um jogador mais posicional. Mas isso vamos precisar de uns 10 a 15 dias.

Elogios a Bruno Gomes

- Bruno Gomes fez um jogo muito bom, ganhou a maioria das ações, mas é um jogador que gosto mais à frente. Ele tem se sacrificado dentro da falta dessa característica dentro do time.

Romulo volta contra o Botafogo?

Temos que ter calma com Romulo. Veio de uma lesão, treinou pouco. Vamos ver como ele vai responder amanhã e sexta. Pode nos ajudar na questão da bola parada.

Falta de profundidade com Zeca e pontas de pé invertido?

- Na questão do lado esquerdo, você pode não chegar ao fundo, mas pode ajudar de outras formas. Gostei da atuação do Zeca hoje construindo por dentro. O Léo também fez algumas jogadas pela beirada, mas não foi feliz na centrada. Hoje tivemos boas situações, mas erramos ao achar os jogadores na área. Léo Matos e Zeca não foram felizes nessas situações. Estamos vendo a maturidade do Riquelme, avaliando o menino, e analisando nesses 10 ou 15 dias se podemos ver outra situação



Fonte: ge