Vasco realizou Workshop de Sustentabilidade com seus funcionários
Segunda-feira, 05/07/2021 - 14:53
No último sábado (3/7), o Club de Regatas Vasco da Gama realizou o primeiro Workshop de Sustentabilidade que envolveu mais de 20 colaboradores de todos os departamentos. O evento foi liderado por Fernando Monfardini, presidente da Comissão de Compliance OAB/ES e autor do Livro "Compliance no futebol" e com Jussara do Nascimento, consultora ambiental e mestre em Engenharia Urbana e Ambiental, fundadora da Amaka Tecnologia e Educação Ambiental. Eles destacaram os possíveis ganhos financeiros, de imagem e na aproximação com stakeholders na adoção de práticas sustentáveis.

No Workshop foram discutidas as ações para a eventual adesão do Vasco ao Pacto Global da ONU. O Pacto Global surge para criar 17 objetivos de sustentabilidade, cada um contendo diversas metas baseadas em ESG (Enviromental, Social, Governance) que devem ser alcançadas até 2030. Para isso, a iniciativa busca unir governos, organizações não empresariais e empresas.

– O evento foi importante para fomentar a discussão em torno dos benefícios sociais, ambientais e comerciais que uma estratégia de sustentabilidade tem para o Vasco. Durante o evento, o grupo mapeou diversas iniciativas que serão endereçadas no curto, médio e longo prazo, tais como mudanças climáticas, gerenciamento de resíduos, reciclagem e desenvolvimento de comunidades sustentáveis. Também saímos com a sensação que atualmente o Vasco já tem iniciativas alinhadas ao objetivo de desenvolvimento sustentável da ONU que devem ser mapeadas e organizadas para a divulgação das ações e impactos no relatório de sustentabilidade do clube – explica Cláudio Frazão, Consultor.

Rodrigo Issac, que também é Consultor e participou do evento, falou um pouco sobre como o Vasco pretende se estruturar de acordo com tudo au foi apresentado:

– Foi muito gratificante ajudar na concepção e execução de um evento tão interessante como foi o 1º Workshop de Sustentabilidade do Vasco. Nesse momento, com essa ótima proposta colaborativa do Horácio, demos o primeiro passo para criação de um planejamento de sustentabilidade do Club, com o objetivo de estruturar as ODS´s (Objetivos Desenvolvimentos Sustentáveis) que vamos trabalhar para em breve assumirmos oficialmente o compromisso com o Pacto Global. Tivemos grandes trocas de experiências com essa equipe multidisciplinar e agora teremos muito trabalho pela frente para estruturar o que já fazemos no Vasco e nos adequarmos a novas práticas.

Esse será mais um marco no Club, pois com tais ações passaremos a ser reconhecidos por práticas sustentáveis, o que fortalece muito a imagem do Vasco da Gama no Brasil e no exterior. Além de continuarmos abraçados com a nossa origem da inclusão e das vitórias dentro e fora de campo, sendo assim verdadeiramente sustentável.



Fonte: Site oficial do Vasco