Vitor Roma fala sobre camisa LGBTQIA+ e projeta novas ações
Terça-feira, 29/06/2021 - 01:16
Após lançar uma camisa personalizada em homenagem ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, comemorado nesta segunda-feira (28), o Vasco espera liderar um debate nacional sobre o combate à homofobia no futebol.

"Seria hipocrisia lançar uma camisa e lembrar do assunto de novo apenas no ano que vem. O que o Vasco propõe é o lançamento de mais ações. A nossa ideia é liderar uma discussão nacional nesse sentido. Até porque a gente precisa transformar os estádios em lugares mais acessíveis para todos", afirma Vitor Roma, vice-presidente de marketing do clube, em entrevista ao SBT Sports.

"Eu fui um torcedor de arquibancada. Eu cantei durante muitos anos cânticos homofóbicos, e eu melhorei. Se eu melhorei, outras pessoas também podem. É responsabilidade dos clubes fazer com que isso chegue em mais pessoas. Não apenas nos estádios, mas nas próprias dependências, entre os funcionários, os jogadores... O futebol é um meio machista e extremamente preconceituoso. Nós precisamos buscar soluções", conta o dirigente do Vasco.

Vitor Roma faz mistério sobre as novas ações do Vasco, mas afirma que uma delas será lançada no próximo lote de camisas. Ele também revela que os projetos do clube estão em discussão com o grupo "Vasco LGBTQIA+".

"Precisamos ouvir quem sofre esse preconceito. Os donos da dor precisam sentar na mesa como a gente. Tem um grupo chamado 'Vasco LGBTQIA+' e eles foram chamados desde o início para opiniar sobre as ações e ver as camisas. Eles precisam estar na mesa de debate para buscar soluções", conta.

VENDAS DA NOVA CAMISA

O primeiro das novas camisas do Vasco esgotaram em poucas horas, mas o clube promete reabastecer as lojas. "O modelo de vendas de camisa no Brasil tem problemas porque na verdade depende do apetite do lojista de comprar", explica Vitor Roma. "Como a gente guardou a camisa a sete chaves, ninguém viu antes, o lojista comprou menos. Agora a gente vai ter um segundo lote e outras surpresas."

"Não estamos traçando expectativa, mas tenho certeza que vai esgotar de novo. Quando a gente medir os números essa novidade vai estar entre os principais cases de lançamentos de camisas do Brasil de todos os tempos", projeta o vascaíno.

COMEMORAÇÃO DE CANO

Germán Cano fez história ao comemorar o primeiro gol do Vasco na vitória por 2 a 1 sobre o Brusque, pela Série B, levantando a bandeira de escanteio com as cores arco-íris. A atitude do jogador rendeu elogios do clube.

"O Cano não me surpreende em nada. É um ídolo do Vasco que entende a importância da história do clube. A ação dele foi uma ação de reforço. Desde o primeiro momento comprou a ideia e disse que queria ajudar e usar o nome dele para que as pessoas pensem no assunto. Mais do que a alegria de uma foto do Cano correr o mundo em uma ação do Vasco, a gente tem a alegria de ver um cara tão relevante fazer a diferença", afirma Vitor Roma.

FUTURO

Com o apoio de todos os departamentos do clube, Vitor Roma diz que a intenção é muito clara: reaproximar o Vasco do seu DNA, da sua história, da sua capacidade de transformação.

"Existem causas que são as causas da vez, as causas importantes, e o Vasco não pode ficar fora dela. O combate à violência e a qualquer tipo de discriminação é o DNA do Vasco desde a sua fundação. A gente não ia ficar fora disso. Não é a importância de realizar uma ação, é a obrigação do Vasco de realizar uma ação", finaliza.

Fonte: SBT