Confira outros tópicos da entrevista coletiva do auxiliar Fábio Cortez após Vasco 0 x 2 Avaí
Quarta-feira, 16/06/2021 - 22:01
Em mais uma atuação muito ruim do Vasco, o time não foi páreo para o Avaí nesta quarta-feira, em São Januário. Perdeu por 2 a 0 e não mostrou qualquer poder de reação após o adversário abrir vantagem ainda no primeiro tempo. Na entrevista coletiva, o auxiliar Fábio Cortez, que substituiu Marcelo Cabo (suspenso) admitiu que a equipe esteve muito aquém do esperado.

- É inegável que não fizemos um bom jogo. Tudo o que foi planejado não conseguimos executar da melhor forma possível. O Marcelo, na preleção, tinha falado os pontos fortes do Avaí, sobre a transição. Avisamos aos atletas que teríamos que ter erro zero, mas as coisas não encaixaram. Só nós podemos reverter isso, o Marcelo vai analisar. Amanhã vamos treinar, seguir em frente para mudar essa situação. Temos totais condições de mudar essa situação. São dois jogos em casa, duas derrotas, e a gente precisa ganhar dentro de casa.

O Vasco volta a campo no próximo sábado, quando enfrenta o CRB, às 16h30 (de Brasília), em São Januário, pela quinta rodada da Série B. Com a derrota na noite desta quarta-feira, a equipe de Marcelo Cabo caiu para a 14ª colocação, com quatro pontos, mas os jogos que completam a rodada ainda podem mexer na classificação.

Questionado se o esquema tático do Vasco foi o vilão na noite em São Januário, Cortez descartou essa hipótese e, a exemplo de Marquinhos Gabriel, apontou a desatenção como o grande problema vascaíno.

- Nós não fomos bem, só que se a gente analisar o primeiro tempo, mais uma vez os dois gols do Avaí fomos nós que demos. Nós não podemos ficar correndo atrás do adversário em nossa casa. São seis pontos jogados e seis pontos perdidos. Na casa dos adversários trouxemos quatro pontos em seis possíveis. Temos que fazer o nosso mando de campo. Acredito que não foi o sistema, mas uma desatenção. Está sendo corriqueiro, mas acredito muito no trabalho do Marcelo e no trabalho do grupo. Sei que temos totais condições de mudar o panorama do que vem acontecendo.

A pergunta sobre o esquema foi repetida em seguida, mas Fábio Cortez destacou que mexeu no sistema após o intervalo. Explicou que, apesar das mudanças de peças, os jogadores não conseguiram executar o planejado e lançou mão de metáfora para definir a atuação do Vasco: "Tem dia que é noite".

- Discordo porque mudamos a forma de jogar no segundo tempo, só que não deu certo, então ficam batendo na tecla de que é o esquema, mas não é o esquema. Problema é postura, foco e concentração. Erramos muito no segundo terço e tomamos as transições. Ficar correndo atrás para fazer o resultado dentro de casa é complicado quando as coisas não se encaixam. Não é porque você troca jogadores da mesma posição que não muda o esquema.

- A gente colocou o Riquelme, que é mais agudo que o Zeca, que joga mais por dentro. A gente trocou lateral por lateral, mas com características diferentes. Se ele não conseguiu executar, é outra situação. A mesma coisa no lado direito, com o Leo, que se desgastou muito no primeiro tempo. Colocamos o Tenório, que é mais agudo, é garoto e tem mais intensidade. Mas também não deu certo. Colocamos o Daniel Amorim mais uma vez, mas foram poucas bolas que chegaram a ele. A gente não conseguiu fazer esse cruzamento da melhor forma possível.

- Tentamos, não deu certo. Tem dia que é noite. E hoje não deu certo. Estou há muito tempo no Vasco, tenho 20 anos de Vasco, sei da impaciência e vivi muito isso. Tenho certeza absoluta que a gente tem condição de reverter. A gente pede confiança porque vamos dar a volta por cima, tenho certeza. A gente tem totais condições para isso.

Confira outros tópicos:

Integração com Cabo no jogo desta quarta

- O trabalho é muito bem integrado. A gente sabe exatamente o que fazer e como se portar como staff. A gente já sabia mais ou menos como iria se desenrolar o jogo e como a gente poderia mudar a situação. Tentamos, mais uma vez, mudar o esquema tático no segundo tempo. A equipe se abateu. A gente tentou levantar esse ânimo no intervalo e ajeitar as transições, que é o jeito que o adversário joga.

Fábio Cortez rechaça problemas fora de campo

- Situação que não é confortável para ninguém, nem para nós que estamos trabalhando. Nosso ambiente de trabalho é bom, os jogadores se doam, não existe nenhum problema extracampo. Precisamos ver onde estamos errando para melhorar. Não é confortável terminar o jogo e vir dar as mesmas explicações. Precisamos é treinar, como estamos treinador, e ter performance. E acredito muito que vamos ter performance.

Por que Sarrafiore não entrou?

- Pela característica do jogo. Marquinhos (Gabriel) é o nosso homem da última bola. A gente precisava fazer trocas em outros setores, mas temos total confiança no Sarrafiore. Quando tiver oportunidade, ele vai entrar para poder cumprir a função dele.



Fonte: ge