Comentarista de arbitragem PC Oliveira fala sobre gol anulado de Gabriel Pec em Vasco x Boavista; veja
Quarta-feira, 09/06/2021 - 19:20
Após sair perdendo para o Boavista na tarde desta quarta-feira em São Januário, em confronto da terceira fase da Copa do Brasil, o Vasco chegou a empatar o jogo aos 15 minutos do segundo tempo com Gabriel Pec. Porém, depois de 3min35s, o árbitro José Mendonça da Silva Junior anulou o lance mesmo sem ter VAR na partida (veja no vídeo abaixo). O que gerou muita reclamação dos vascaínos, e a bola só voltou a rolar depois de sete minutos de paralisação.



Na Central do Apito do SporTV, o comentarista de arbitragem Paulo Cesar de Oliveira disse que o gol foi bem anulado, 1min54s depois do lance.

- A regra vai mudar, mas a CBF determinou que nesta fase seria a antiga. portando, o gol foi irregular. O toque na mão do cano foi claro. Mesmo sem intenção, com a regra antiga, o gol é irregular. Tem que saber como foi essa tomada de decisão. Demorou muito.

Com 2min43s depois do gol, a câmera da televisão mostra Leandrão, técnico do Boavista, dizendo várias vezes para o quarto árbitro, Jefferson Cleiton Piva da Silva: "Olha na TV". Ele chegou a mostrar o celular para o quarto árbitro, mas a tela estava bloqueada, sem imagem. Jefferson retrucou afirmando que ele não poderia estar com celular no banco.

O árbitro principal conversou com o bandeirinha, que não correu para o meio, mas também não levantou a bandeira no lance para indicar alguma irregularidade, aos 3min15s depois do gol. E com 3min35s o gol foi anulado. O que levou os vascaínos à loucura.

Marcelo Cabo, técnico do Vasco, reclamou muito com o quarto árbitro, alegando que ele teria dito que o árbitro principal iria confirmar o gol e reiniciar a partida. Segundo o repórter Eudes Junior, o diretor executivo do clube, Alexandre Pássaro, foi até a beira da arquibancada e bradou:

- Sem VAR? Como vocês mudam essa decisão seis, sete minutos depois sem VAR?

Mas o gol acabou não fazendo falta para o Vasco. Onze minutos depois, Cano estufou as redes e decretou o placar de 1 a 1, resultado que garantiu a classificação vascaína para as oitavas de final da Copa do Brasil. Na saída de campo, Léo Jabá comemorou, mas sem deixar de criticar a situação:

- O mais importante foi a vitória, até porque não tem VAR, então no meu critério não tem porque ele dar o gol e depois anular. Temos de continuar trabalhando, a sequência é forte, podia ter prejudicado a gente. Se não fizéssemos o gol, poderia ir para os pênaltis. Somos homens, estamos aqui trabalhando e isso é muito importante para todos nós.

Zagueiro do Boavista, Victor Pereira por sua vez elogiou a anulação e lamentou a bobeira de marcação no gol da eliminação:

- A gente conseguiu sair na frente do placar, o que foi bom para a nossa equipe, mas infelizmente teve esse gol com essa confusão. A bola bateu na mão do Cano realmente, mas o bandeira não marcou e ficou aquela confusão. Mas graças a Deus ele pôde reverter o que tinha dado. Mas infelizmente, numa bola que a gente deu mole no segundo pau, o Cano foi lá e fez o gol que deu a classificação para eles.

Fonte: ge