Vasco está em 6º lugar em ranking de aproveitamento dos times que disputarão o Brasileiro da Série B
Sexta-feira, 28/05/2021 - 09:34
Qual a fotografia do seu time na atual temporada? O que ele apresentou até aqui o coloca em posição de disputa por uma das quatros vagas na elite do futebol brasileiro? Ou a temporada do seu time até aqui acende uma luz amarela e que, se não houver investimento e mudanças, a luta vai ser para permanecer na Série B?

Antes de mais nada é preciso entender e respeitar a característica da competição. A Série B é um torneio muito mais competitivo do que técnico. Mas nos últimos anos a competição criou outra característica: são muitos os times que se planejam e montam seus times bem estruturados taticamente.

Um ponto chave que pode mudar muita coisa na disputa deste ano é o limite para a troca de técnicos. Segundo estudo do CIES Football Observatory, de junho de 2020, a Série B é a liga que mais troca técnicos no mundo, com uma média de permanência no cargo de 122 dias.

Com a nova regra de limite para a troca de técnicos divulgada pela CBF, cada clube só pode demitir o treinador uma única vez; e cada treinador só pode pedir demissão uma vez durante a competição.

Outra característica importante da Série B é a modificação constante do elenco dos clubes, com chegadas e saídas durante toda a competição. A Série B é frágil, e proteger seus principais destaques é uma missão duríssima. Apenas clubes bem planejados e com segurança financeira conseguem manter seus destaques.

Abaixo, o último retrato dos times antes do início da Série B. É assim que seu time chega para a primeira rodada de disputa da competição em 2021.

Clique aqui para entender o critério de pontuação do Ranking de Times da Série B.

1. Avaí: são 15 jogos de invencibilidade do atual campeão catarinense, com 12 vitórias, 5 empates e 2 derrotas na temporada. O time segue sob comando de Claudinei Oliveira e sofreu apenas 8 gols em 19 jogos na temporada.

2. Náutico: o atual campeão Pernambucano, após vitória nos pênaltis sobre o rival Sport, só perdeu um jogo na temporada, justamente para o Sport, na primeira fase do Estadual. A equipe comandada por Hélio dos Anjos tem a melhor média de gols marcados entre os times da Série B, com 2,33 gols por partida. A equipe não disputa a Copa do Brasil.

3. Remo: o clube retorna à Série B após 14 temporadas (a última vez foi em 2007) com um ataque muito poderoso e plano de jogo consolidado do técnico Paulo Bonamigo. Apesar de não ter conquistado o título estadual, ainda está invicto na temporada, com 10 vitórias e 5 empates em 15 jogos. Está classificado para a 3ª fase da Copa do Brasil.

4. Operário: fez a melhor campanha no campeonato Paranaense e disputa as semifinais com o Londrina. Mesmo eliminado na 2ª fase da Copa do Brasil, chega neste momento da temporada com 9 vitórias, 2 empates e 4 derrotas em 15 jogos, sob comando de Matheus Costa, técnico mais jovem da Série B, com apenas 34 anos.

5. Cruzeiro: depois de uma Série B muito turbulenta em 2020, o Cruzeiro chega mais estruturado para buscar o retorno ao Brasileirão na edição de 2021. Sob comando de Felipe Conceição tem um elenco mais homogêneo com jogadores que casam com as características de jogo do treinador. A equipe ficou fora da final do Mineiro, mas está classificada para a 3ª fase da Copa do Brasil. Tem 7 vitórias, 3 empates e 5 derrotas na temporada.

6. Vasco da Gama: o time tem no comando Marcelo Cabo, técnico que conhece a competição, campeão em 2016 e que sempre faz campanhas consistentes. Conquistou a Taça Rio e está classificado para a 3ª fase da Copa do Brasil. Tem 7 vitórias, 6 empates e 4 derrotas em 17 jogos na temporada.

7. CRB: perdeu a final do Alagoano para o rival CSA e trocou de técnico, com a chegada de Allan Aal. Apesar da classificação à 3ª fase na Copa do Brasil, foi eliminado nas quartas de final na Copa do Nordeste. Tem 23 jogos na temporada, com 12 vitórias, 7 empates e 4 derrotas.

8. Vila Nova: perdeu o título Goiano, nos pênaltis, para o Grêmio Anápolis, mas está classificado para a 3ª fase da Copa do Brasil. Trocou de técnico em março, com a saída do campeão da Série C Márcio Fernandes e a chegada de Wagner Lopes. Tem 18 jogos, com 9 vitórias, 6 empates e 3 derrotas na temporada.

9. Brusque: pela segunda vez na Série B (a primeira foi em 1989), o Brusque segue sob o comandado de Jerson Testoni, hoje o técnico mais longevo entre todos os times da Série B e do Brasileirão, desde setembro de 2019. Não disputou o título catarinense (eliminado nas semifinais para o Avaí) e fora da Copa do Brasil (eliminado na primeira fase), tem 7 vitórias, 6 empates e 3 derrotas em 16 jogos na temporada.

10. Botafogo: o time carioca apostou em Marcelo Chamusca para o comando da equipe, perdeu nomes importantes e oscilou com bom aproveitamento defensivo e pouca força ofensiva. Prova disso é que tem mais empates que vitórias na temporada. Foi eliminado na 2ª fase da Copa do Brasil e na primeira fase do Carioca. Em 17 jogos até aqui, tem 6 vitórias, 8 empates, 3 derrotas na temporada.

11. Coritiba: liderou grande parte da temporada mas despencou com um mês de maio terrível, com 4 derrotas e 1 empate, e eliminação ainda na primeira fase do Paranaense. Está classificado para a 3ª fase da Copa do Brasil e tem 6 vitórias, 2 empates e 5 derrotas em 13 na temporada sob comando do paraguaio Gustavo Morínigo.

12. Vitória: mesmo classificado à 3ª fase na Copa do Brasil, foi eliminado nas semifinais da Copa do Nordeste e ficou fora das finais do Baiano. Tem 21 jogos na temporada, com 8 vitórias, 9 empates e 4 derrotas, sob comando do técnico Rodrigo Chagas, que faz sua primeira temporada no comando de um clube na Série B.

13. Londrina: após um início de temporada sem vitória, a equipe trocou de técnico com a chegada de Roberto Fonseca e disputa às semifinais do Paranaense. Tem 13 jogos na temproada, com 4 vitórias, 8 empates e 1 derrota.

14. CSA: mesmo com o título Alagoano, nos pênaltis sobre o CRB, vem de uma temporada de grande oscilação, com troca de técnico (saída de Mozart e chegada de Bruno Pivetti), eliminação na 2ª fase da Copa do Brasil e nas quartas de final da Copa do Nordeste. Dos 23 jogos na temporada, 12 terminaram com empate. São 8 vitórias, 12 empates e 3 derrotas até aqui na temporada.

15. Sampaio Corrêa: o campeão Maranhense faz uma temporada abaixo da expectativa, eliminado nas quartas de final da Copa do Nordeste e na primeira fase da Copa do Brasil. Trocou o comando do time duas vezes, com as saídas de Rafael Guanaes e do português Daniel Neri. Felipe Surian é a aposta da vez. Tem 21 jogos na temporada, com 8 vitórias, 8 empates e 5 derrotas.

16. Ponte Preta: a equipe não rendeu o esperado em jogos decisivos, com a eliminação na Copa do Brasil para o Criciúma nos pênaltis e na primeira fase do Paulista. Tem 5 vitórias, 4 empates e 8 derrotas em 17 jogos na temporada, todos sob comando do ex-treinador Fábio Moreno, demitido antes do início da Série B.

17. Guarani: chegou às quartas de final do Paulista com a pior campanha entre os classificados e foi eliminado pelo Mirassol nos pênaltis. Tem 4 vitórias, 3 empates e 6 derrotas em 13 jogos na temporada. Começa a Série B sob comando de Daniel Paulista, após saída de Allan Aal.

18. Confiança: eliminado ainda na primeira fase na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil, também ficou fora da final do Sergipano, demitiu Daniel Paulista e contratou Rodrigo Santana. Fez 21 jogos na temporada com 8 vitórias, 8 empates e 5 derrotas.

19. GE Brasil: mesmo com um baixo rendimento na temporada manteve Claudio Tencati no comando do time. São 5 derrotas, 3 empates e 3 vitórias em 11 jogos na temporada.

20. Goiás: eliminado na 1ª fase da Copa do Brasil e nas quartas de final do Goiano. Tem 3 vitórias, 4 empates e 6 derrotas em 13 jogos. Trocou de técnico para a Série B, apostando em Pintado, que conseguiu acesso com o Juventude na última edição.



Fonte: Blog Tatiquês (e Outros Papos) - ge