Estadual 2021 fez Record ganhar audiência, mas alcance foi menor do que na Globo; Vasco foi o clube com menos telespectadores
Terça-feira, 25/05/2021 - 15:51
O Campeonato Carioca 2021 fechou seu desempenho de audiência com um misto de emoções. O Estadual do Rio, que teve o Flamengo como campeão, cresceu, na média, o Ibope da Record nos horários em que os jogos foram exibidos. Mas sem a Globo, o campeonato em si perdeu até 57% de audiência se comparado com os dois últimos anos.

Segundo levantamento realizado pela coluna, a Record obteve média geral de 11 pontos com o Campeonato Carioca 2021. O clube que mais deu audiência foi o Flamengo, com média de 15 pontos em suas transmissões. Em seguida, veio o Fluminense com 12 pontos e o Botafogo com 9 pontos.

O Vasco foi o clube que menos deu Ibope para a Record, com 8 pontos. De todos os times, o Vasco foi o único que não deu um número na casa dos dois dígitos para o canal de Edir Macedo em nenhuma transmissão. No entanto, foi também o único que não teve um clássico contra o Flamengo transmitido em televisão aberta.

Considerando os jogos exibidos no meio de semana (terça e quarta), a Record obteve 11 pontos. Nas últimas quatro semanas sem futebol nas noites de terça, a emissora marcava 7 pontos com novelas, filmes e o programa "A Noite é Nossa". Ou seja, subiu em 57% os seus dados em relação ao que alcançava antes.

Já nas noites de sábado, faixa criticada fortemente pelo torcedor, a elevação foi ainda maior. Os jogos fecharam com 12 pontos — o dobro do que o horário marcava (6 pontos) com a reprise da semana da novela "Gênesis". Os resultados foram elevados pelo bom desempenho do mata-mata na Record. Na primeira fase, o Carioca manteve 6 pontos, sem alterações.

Com Globo, Carioca marcava mais que o dobro de audiência

Quem perdeu visibilidade foi o Campeonato Carioca fora da Globo. Em 2020, quando não tinha o Flamengo entre os clubes com exibição por causa de uma pendência jurídica, a emissora teve média de 17 pontos com o Estadual do Rio. Ou seja, uma queda de 35% no primeiro ano fora da emissora líder comparando-se com a média da Record (11 pontos).

Se compararmos com 2019, último ano do Campeonato Carioca com o Flamengo na Globo, a queda é ainda maior. Com o primeiro título do atual tricampeonato do Carioca conquistado pelo Rubro-Negro, o Carioca obteve 26 pontos de audiência — uma diferença de 57% em relação aos números de 2021.

O contrato da Record para transmissão do Carioca só termina ao fim da edição 2022. No ano que vem, a emissora vai pagar R$ 15 milhões pelos jogos.

Fonte: Coluna Gabriel Vaquer - UOL