Ernando diz que está bem fisicamente e projeta disputa da Taça Rio e da Série B
Quinta-feira, 20/05/2021 - 14:20
A nove dias da estreia na Série B, contra o Operário, em São Januário, o zagueiro Ernando, contratado no início da temporada, foi convocado para entrevista coletiva. O jogador de 33 anos exaltou a evolução defensiva no primeiro jogo da decisão da Taça Rio, vencido por 1 a 0 pelo Vasco no domingo passado.

- Foi importantíssimo não sofrer gols contra o Botafogo porque o sistema defensivo vinha sendo cobrado de ter uma regularidade melhor. Nossa equipe teve padrão defensivo muito bom e uma consistência necessária para todas as competições. Você tendo sistema defensivo seguro dá respaldo para o sistema ofensivo.

- É importante esse trabalho que vem sendo feito pelo Marcelo. A melhoria foi vista contra o Botafogo. Eu, que estava fazendo trabalho à parte, via a cobrança do Marcelo nas bolas paradas. Acho que cada um fez a auto cobrança, se colocou mais à disposição para evitar gols de bola parada e os gols normais.

Sobre a questão individual, Ernando disse estar bem fisicamente. Vale lembrar que ele não joga desde 18 de abril, quando participou do empate por 2 a 2 com o Boavista.

- Estou me sentindo muito bem, trabalho foi muito bem feito pela comissão. Eu me conheço, joguei bastante no ano passado pelo Bahia. Sempre atuei muito na minha carreira, não gosto de ficar fora dos jogos. Vou trabalhar para ficar fortalecido fisicamente e estar apto aos jogos. E recuperar a sequência de jogos que tanto quero no Vasco da Gama.

Confira outros tópicos:

Período de 15 dias em recuperação física

- Como fiquei um período inativo, realmente não fiz nada durante 15, 20 dias. Quando cheguei, Marcelo falou que precisava de mim em campo. Consegui fazer os primeiros jogos, mas logo depois do Botafogo senti cansaço muscular. Voltei depois, consegui fazer bom jogo com o Flamengo e com o Boavista, só que já estava combinado com a comissão técnica de fazer essa preparação de 10 a 15 dias. Essa preparação foi fundamental para mim. Para eu me fortalecer na academia e fazendo trabalhos que gosto no campo.

- Auxiliares do Marcelo também me ajudaram muito na parte técnica. Com certeza foi muito válido esse período que fiquei fazendo fortalecimento. O que fiz quando estiver fora foi aprimorar na academia e depois fui para o campo para a aprimorar parte física e técnica.

Onde o Vasco precisa melhorar?

- Precisamos evoluir em todos os aspectos, em cada dia de treinamento tem que melhorar ofensiva e defensivamente. O treinador aproveitou para alternar bastante a equipe, a maioria do elenco teve oportunidade de atuar. Independente da equipe que entrava, tinha um padrão. De perder e pressionar. É isso qu/e a gente pretende fazer na final Taça Rio e na Série B.

Decisão da Taça Rio

- Sabemos que conquistamos a taça se não sofrermos gols. É entrar bem, entrar para vencer porque não vamos jogar em cima do resultado. O intuito é fazer um jogo consistente defensiva e ofensivamente. Criar alternativas com bola rolando e bolas paradas. E tentar conquistar esse título. É um adversário difícil e que vamos enfrentar na Série B.

Série B difícil

- Vai ser uma Série B diferente, com vários campeões da Série A. Nossa equipe vai ter que fazer uma boa largada, não oscilar na competição, e estar sempre entre os quatro para depois tentar conseguir conquistar o título. O Vasco entra para ganhar qualquer competição e na Série B não será diferente. Joguei uma Série B pelo Goiás em 2012 e fui campeão.



Fonte: ge


Universo Vasco @universovasco
Primeiro serão feitas perguntas ao zagueiro Ernando e posteriormente, às 15h, ao Alexandre Pássaro.

'Consegui fazer alguns jogos do Carioca aí, mas depois, por orientação da comissão técnica, eu fiquei fora para fazer essa preparação física, que me fez muito bem.'

"Nossa equipe vem evoluindo bastante, a maioria do elenco teve a oportunidade de atuar e manteve o padrão...É isso que a gente pretende pra série B."

"Consegui fazer alguns jogos do Carioca aí, mas depois, por orientação da comissão técnica, eu fiquei fora para fazer essa preparação física, que me fez muito bem."

"Nossa equipe vem evoluindo bastante, a maioria do elenco teve a oportunidade de atuar e manteve o padrão...É isso que a gente pretende pra série B."

"Esse jogo contra o Botafogo foi muito importante, a nossa equipe teve um padrão defensivo muito bom, que é importante em qualquer competição, ter essa segurança defensiva."

"Eu vi nos treinamentos essa dedicação do Marcelo Cabo, nas bolas paradas, nos posicionamentos, e vi um comprometimento de todos..."

Estou a disposição, essa semana fiz um trabalho físico, já estou trabalhando com o grupo. Não consigo cravar se vou precisar ser preservado ou não, mas sempre fui um cara que não gosto de ficar de fora..."

"O Castán é um líder, importante, mas sempre que necessário o Graça também entra e dá conta do recado."

Ernando disse também que valoriza a conquista da Taça Rio, que dará confiança para o início da série B.

"Já joguei essa competição em 2012, sei como é dificil, mas o Vasco em qualquer competição entra pra ganhar né. Que a gente possa fazer um bom início e procurar não oscilar, pra primeiro conseguir subir e depois buscar o título."

"Logo depois do Botafogo eu já senti um cansaço muscular, voltei, fiz bom jogo contra o Flamengo, contra o Boavista... Mas a comissão técnica me ajudou muito nessa preparação física, nesse período de fortalecimento. Depois eu fui pro campo para treinar a parte técnica."

Fonte: Twitter Universo Vasco