Neta de Ely do Amparo realizou o Tour na Colina Histórica nesta 6ª-feira
Sexta-feira, 14/05/2021 - 17:46
A neta do ídolo vascaíno Ely do Amparo, Ana Paula do Amparo visitou São Januário na tarde desta sexta-feira (14/05) para realizar o Tour da Colina. A data marca o centenário do lateral que fez parte do Expresso da Vitória e se destacou com a camisa cruzmaltina entre 1944 e 1955.

Ana Paula é professora de Educação Física e tem o esporte no seu sangue. Além de faixa roxa em jiu-jitsu, também gosta de velejar. Na visita, ela pôde conhecer mais da história do Gigante da Colina e ver os diversos troféus conquistados pelo seu avô.

– Foi uma enorme gratidão poder entrar em São Januário novamente, foi de uma emoção enorme. O legado que eu carrego do meu avô, são os inúmeros ensinamentos que ele deixou para nossa família. Ele me ensinou muito que um atleta precisa ter uma alimentação regrada, meu avô sempre foi uma pessoa super correta e isso me marcou muito na infância. Eu também tenho um histórico esportivo, trabalho com educação física e é uma emoção imensa poder ver esses atletas do clube se dedicando no dia a dia. – disse Ana Paula.

Walmer Peres, historiador do Vasco, foi o guia do Tour e ressaltou a importância de receber parentes de ídolos em São Januário e o processo de valorização da história do clube:

– É uma emoção muito grande receber a visita de uma familiar de um ex-atleta e especialmente quando esse atleta tem um peso e a importância de Ely do Amparo. Ele é um dos maiores ídolos e um dos jogadores mais vitoriosos com a camisa do Vasco. Ficamos muito felizes de poder proporcionar para os parentes, para os amigos destes ex-atletas um momento de lembrança de momentos felizes e da participação daquele ídolo na história do Clube.

Ely do Amparo nasceu em Paracambi e chegou ao Vasco em 1944, vindo emprestado do Canto do Rio, de Niterói. Em 1945, o Gigante da Colina adquiriu de vez o atleta, que ficou no Clube até 1955. Neste período, Ely do Amparo participou do Expresso da Vitória, sendo campeão dos Campeonatos Cariocas de 1945, 47, 49, 50 e 52 e do Sul-Americano de Clubes em 1948. Disputou 367 jogos, conquistando 238 vitórias, 68 empates e 61 derrotas, além de 14 títulos. Ely também vestiu a camisa da seleção brasileira, foi campeão sul-americano de 1949 e disputou a Copa do Mundo de 1950, no Brasil.



Fonte: Site oficial do Vasco