Após Justiça pedir parecer do MP, advogado de torcedor crê em aumento de chance de mudança no rebaixamento do Vasco
Quinta-feira, 13/05/2021 - 07:41
A ação movida por um torcedor do Vasco na Justiça comum pedindo a anulação do jogo contra o Internacional, teve um desdobramento importante na última terça-feira. Em primeira mão, o Esporte News Mundo noticiou que o juiz Marcelo Nobre de Almeida, da 7ª Vara Cível da Regional da Barra da Tijuca, pediu para que o Ministério Público desse um parecer sobre o caso, antes de tomar uma decisão, que pode mudar os rumos do rebaixamento no Campeonato Brasileiro de 2020.

Por conta desse fato novo no processo, o ENM procurou novamente Igor Contino, advogado do torcedor vascaíno que entrou com a ação. Na primeira vez em que conversou com a reportagem, Contino avaliou que "possui 10% de chance de conseguir a anulação da partida e 99% de obter uma indenização da CBF". Agora, com a entrada do Ministério Público no caso, o advogado acredita que a possibilidade do Vasco jogar a Série A aumenta, ainda nesta temporada, aumenta.

— O MP possui legitimidade para defender os direitos coletivos (torcedores). Com relação a responsabilidade civil (indenização) continuo crendo em 99% de chances. Já com relação ao Vasco jogar a Série A, como eu disse antes, talvez possa ter aumentado as chances. Uma coisa é certa, não há saída, os atos irregulares são notórios, bem como os prejuízos causados. Ou a decisão desportiva será revista ou o Vasco deverá ser indenizado.

Para alguns especialistas ouvidos pelo ENM, o fato do juiz pedir para que o Ministério Público se manifeste na ação indica que o magistrado estaria com dúvidas no processo. O advogado Igor Contino opinou de forma diferente sobre isso, mas reiterou que a presença do MP no caso é positiva.

— Achei pertinente o encaminhamento ao MP, na própria petição inicial é feito esse pedido. O processo resguarda interesses coletivos. É um tema que os juízes em geral possuem pouco contato, realmente o tema é polêmico e de grandes proporções, não vejo como dúvida. Penso que a atuação do MP é de grande valia, em diversos pontos do processo.

Alheio ao processo que tramita na Justiça comum, o Vasco se prepara para enfrentar o Botafogo, sábado, no Nilton Santos, pelo primeiro jogo da decisão da Taça Rio. O Cruz-Maltino estreia na Série B no dia 29 deste mês, contra o Operário-PR, em São Januário.



Fonte: Esporte News Mundo