Maior goleador brasileiro na Libertadores, Luizão fala sobre a luta de Fred para superá-lo
Domingo, 09/05/2021 - 05:15
Aos 37 anos, Fred vem se transformando em um verdadeiro caçador de recordes. Com 21 gols na Copa Libertadores, o atacante do Fluminense está a um de se tornar o terceiro maior artilheiro brasileiro na competição, igualando a marca de Célio Taveira. Na quinta-feira, Fred passou em branco no empate por 1 a 1 com o Junior Barranquilla, da Colômbia.

Líder da seleta lista de artilheiros brasileiros na Libertadores com 29 tentos, o ex-atacante Luizão vê Fred com totais chances de ampliar ainda mais seus números no campeonato. E disse, inclusive, torcer por isso. "O Fred pode chegar onde ele quiser pelo grande jogador que é. E pode até me superar. Os recordes são para ser batidos", afirmou Luizão ao Estadão.

Além de superar Célio Taveira, o camisa 9 do Fluminense tem à sua frente o ex-centroavante Palhinha (25 gols), que fez história no Cruzeiro nos anos 70. "Isso faz parte da carreira. Da mesma forma que eu bati a marca do Palhinha, será legal ser superado por um grande jogador como o Fred. Tenho muito orgulho de ser o maior artilheiro brasileiro da Libertadores desde 2005. Mas, essas coisas passam", comentou o jogador que foi campeão do torneio pelo São Paulo.

E, de fato, Fred vem quebrando marcas importantes nos últimos tempos. Recentemente, ele atingiu os 185 gols pelo Fluminense e tornou-se o segundo maior artilheiro da história do clube, superando Orlando Pingo de Ouro. Também no atual Campeonato Carioca, ele anotou o gol de número 400 da sua carreira na vitória sobre o Nova Iguaçu.

Assim confirma cada vez mais a condição de ídolo de um dos maiores clubes do Rio de Janeiro. Tudo isso depois de superar a desconfiança de sua volta às Laranjeiras, no ano passado. "Confesso que eu mesmo não acreditava tanto em mim. Vocês torcedores confiaram e me deram força. Eu vim de um ano muito difícil, seis meses sozinho lá na roça com o Chico (Jefferson Souza, preparador físico). Sinceramente, eu tinha convicção que não iria chegar nenhuma proposta para mim", disse Fred, ao site do Fluminense.

O próximo objetivo do artilheiro pode ser alcançado no Campeonato Brasileiro deste ano. Atualmente com 152 gols no Nacional, ele pode superar Romário (154) e Edmundo (153) e passar a ocupar o segundo lugar na lista, atrás apenas de Roberto Dinamite (190). Marcas que a longínqua carreira de Fred vem tentando ultrapassar.

No seu histórico, Fred também tem uma outra marca importante na competição: foi o goleador da edição do Brasileirão de 2014 com 18 gols. A artilharia acabou vindo como uma resposta aos críticos que o elegeram como um dos vilões da vexatória derrota por 7 a 1 para a Alemanha nas semifinais da Copa do Mundo no Brasil.

Confira os maiores artilheiros brasileiros na Libertadores:

Luizão - 29 gols em 42 jogos

Palhinha - 25 gols em 30 jogos

Célio Taveira - 22 gols em 43 jogos

Jairzinho - 21 gols em 36 jogos

Fred - 21 gols em 35 jogos

Guilherme - 19 em 27 jogos

Ricardo Oliveira - 19 gols em 34 jogos

Tita - 18 gols em 43 jogos

Marcelinho - 18 gols em 49 jogos

Pelé - 17 gols em 15 jogos

Robinho - 17 gols em 45 jogos

Gabriel - 17 gols em 25 jogos

Fonte: O Dia