Veja evolução das receitas, despesas e dívida do Vasco de 2005 a 2020
Sexta-feira, 07/05/2021 - 02:46
O Vasco da Gama no final da década de 1990 movido pela Bank of América via o dinheiro jorrar. O clube ficou marcado por grandes contratações que conquistaram o título da Libertadores da América, o Campeonato Brasileiro de 1997 e 2000, além da famosa Copa Mercosul.

No entanto, os últimos anos tem sido de vacas magras. O clube vê a sua dívida aumentar e cada vez mais se distancia dos seus adversários como demonstra o balanço de 2020, que diz que o clube hoje tem uma dívida de mais de 800 milhões de reais.

Atualmente, o Vasco não consegue contratar grandes craques nacionais e nem competir com clubes que não tem o seu mesmo peso histórico. De acordo com a Pluri Consultoria, a receita do Vasco entre 2010 e 2019 foi menor que a receita de clubes com torcidas bem menores, como é o caso do Grêmio, do Cruzeiro, do Atlético Mineiro, do Santos e do Fluminense.

O buraco para o Vasco pode ser ainda mais fundo se for analisar os dados relativos a 2019. Em outro relatório da Pluri Consultoria, o que se vê é que o Vasco hoje envia menos receitas para o futebol do que clubes regionais como o Bahia e Athlético Paranaense.

Em 2021, a situação financeira tende a piorar, já que o clube foi rebaixado para Série B e terá receitas menores de patrocínio. Para completar, o país ainda vive uma pandemia que tira os torcedores do estádio e diminui ainda mais as receitas do clube.

O Papo na Colina tentando compreender esta dívida foi atrás dos balanços do clube e relatórios produzidos no clube nos últimos 15 anos e reuniu para o torcedor vascaíno as receitas, despesas e o avanço da dívida neste período que pulou de 169 milhões em 2005 para os assustadores 832 milhões de reais em 2020.

Vale lembrar que durante o período de 2005 até 2020, o Vasco da Gama passou por algumas auditorias e teve três presidentes diferentes: Eurico Miranda, Roberto Dinamite e Alexandre Campello. Desta forma, é normal encontrar alguns dados divergentes dependendo da auditoria. Esta pesquisa foi produzida com base nos dados dos balanços divulgados pelo Vasco da Gama e os dados da Pluri Consultoria.

Confira os números abaixo:



Fonte: Papo Na Colina